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sábado, janeiro 25, 2014

Gone (12 Horas)


Diretor: Heitor Dhalia
Ano: 2012
Roteirista: Allison Burnett
Gênero: Suspense.

Garota chega em casa e não encontra sua irmã...

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Decide então partir para uma investigação acreditando que seu antigo sequestrador voltou. Amanda Seyfried (que não tenho absolutamente nada contra) é Jill uma garota que perdeu os pais, teve tentativas de suicídio e ao sumir, quando foi encontrada contou uma historia que foi sequestrada. A policia não achou provas disso e Jill acabou sendo internada contra a vontade em um asilo até que a irmã resolveu ajudar e morar junto.


O filme parte dessa ideia de ‘’será que é?’’ Será que é verdade? Ou ela é doida?

Eu por incrível que pareça estava de bom humor quando vi o filme e tentei relevar bastante coisa, principalmente o que diz respeito a policia e o comportamento dos policiais que são incompetentes, afinal eles precisam ser pro filme dar seguimento, o problema é que foram incompetentes demais, três investigadores de ‘’homicídio’’ (e o chefe deles) param o que estão fazendo para ouvir a garota que eles próprios não acreditam, pois ela ‘’é maluca’’, mesmo ela sendo ‘’doida’’ e enchendo o saco deles tem vários elementos que se deveria ao menos levar em consideração, alem do fato que outras garotas também desapareceram misteriosamente durante o tempo que Jill diz que foi sequestrada e agora clama que sua irmã sumiu... Ainda assim eu tentei relevar, porem alem de serem incompetentes também são usados para ser uma pedra no caminho da protagonista, com os mesmos três investigadores de homicídios e uma serie de policiais se mobilizando a correr atrás da garota e não do caso ou de qualquer outro caso. Até usam uma explicação que por ela ser ‘’doida’’ e estar com uma arma eles seriam os culpados se ela atirasse em alguém... Mas como é coisa demais fica difícil de engolir chega uma hora que entope e não dá.

A investigação da garota é uma mistura de sorte, coincidência e ingenuidade dos outros, mas como a Amanda Seyfried é bonitinha e a maioria do povo que ela faz pergunta é homem eu também tentei relevar.


SPOILERS pesados sobre o roteiro que pode tirar toda a graça do filme.

Só to colocando esse aviso de spoiler porque seila né, pra mim ficou obvio de cara. A ideia bruta é interessante e eu gostei, mas a execução não é, porque a personagem só parece doida para os outros personagens, para o publico devido a essa incompetência inacreditável da policia fica evidente que tem algo a mais. E a investigação dela caminhando de forma bem linear em uma direção também fica difícil, o roteiro tenta mostrar vários ‘’suspeitos’’, mas descarta rapidamente dando continuidade a busca, se fosse uma ‘’caçada ao ganso selvagem’’ os suspeitos não deveriam ser descartados pela protagonista e pelo próprio filme que deixa de mostrar eles quando não são convenientes.

 FIM DOS SPOILERS

É um roteiro difícil de engolir, por mais que eu queira acreditar que a ideia de como os personagens são mostrados seja para deixar a duvida para o publico da garota estar ou não alucinando, fica claro que é o diretor e o roteiro que querem fazer o publico ficar na duvida quanto a eles, mas não dá essa mesma duvida para a personagem principal. Um exemplo com um pouco de spoilers, mas só irei comentar sobre algo que acontece logo no começo, um dos detetives é novato e não conhece o caso da garota, ele demonstra interesse e depois falando em particular com o outro detetive (que explica porque não está levando a serio) termina revelando que o interesse não é no caso, é na garota. Na pratica a garota não sabe disso, mas o publico viu que o personagem que talvez fosse ajudar ela não tem um interesse real e por isso pode ser um suspeito desse mistério, apenas o publico que passa o filme esperando algo desse detetive novato.

A única coisa boa do roteiro e olha que ainda estou forçando a tentar gostar é o fato de brincar com o publico com isso, chega a ter uma cena que o detetive novato não esta presente e uma colega dele solta ‘’a mãe dele tá doente ele foi levar sopa pra ela’’, apenas para justificar que ele não está com os policiais. Mas meu problema com esse tipo de roteiro de suspense é que é similar aos filmes de terror atuais, pega a casca do gênero e não a alma, nesse caso o suspense é do publico ficar esperando por algo que nenhum dos personagens esta e só isso, por só o publico estar esperando por algo o filme não se preocupa em amarrar as pontas soltas. E no final acaba sendo uma tensão banal porque não importa o que aconteça tem buracos. 

O roteiro acaba sendo engraçado em varias partes, devido à incompetência (sim repetindo varias vezes por que é alarmante) da policia. A direção é típica de suspense ruinzinho desses que passa de madrugada na TV e ninguém se lembra direito se já viu ou não o filme. Chega ao ponto de ter a tradicional cena tensa do gato pulando.


As atuações são ruins incluindo e ai o porquê eu disse que não tenho nada contra a protagonista, que parece forçada, chegou a me parecer mais que ela é que era uma psicopata do que uma vitima/doida/durona (seja lá o que quiseram fazer parecer).

Nota:

É um suspense que você precisa desligar o cérebro por completo e aceitar tudo que tem pela frente, mas que tenta ter uma ideia inteligente, ou você desliga e ‘’perde o ponto’’ ou você fica ligado e não consegue levar a serio.

Para: Esquecer.



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