Páginas

sábado, junho 08, 2013

La cité des enfants perdus (Ladrão de Sonhos)


Diretor: Marc Caro, Jean-Pierre Jeunet
Ano: 1995
Roteirista: Gilles Adrien, Jean-Pierre Jeunet, Marc Caro, Gilles Adrien, Guilaume Laurant
Gênero: Aventura, Ficção cientifica, Comedia.

Cientista sequestra crianças para roubar seus sonhos na esperança de reverter seu envelhecimento.

Leia Mais...

O original ‘’A Fantástica Fabrica de Chocolates’’ apesar de ser um filme infantil, sempre achei que tinha um jeitão estranho, algo que incomoda... E uma amiga conseguiu categorizar o filme com maestria ‘’é um horror para crianças’’ não é sangrento, nem nada do tipo, mas não é uma simples aventurinha infantil.


E ‘’La cite dês enfants perdus’’ também não é uma simples aventura ou uma simples ficção cientifica, esse filme Frances (aposto que o nome não entregou) tem cenas com um humor bem besta, misturado com um cenário surrealista meio steampunk e um jeitão infantil.

É difícil de explicar, mas ao assistir você vai entender o que quero dizer, por ser esquisitão também padece do mal ‘’não entendi é cabeça é bom’’ com gente elogiando sem conseguir explicar de forma clara o porquê que é bom.


O roteiro é sobre esse cientista que trabalha com um grupo religioso com implantes tecnológicos para sequestrar crianças, uma dessas crianças é o irmãozinho de One (Ron Perlman... Serio e falando em Frances) que é o ‘’homem forte’’ do circo, ele então sai em busca do garoto e no caminho encontra uma órfã que o ajuda e desenvolvem uma amizade/amor/família...

É cheio de personagens estranhos, as atuações são boas, os efeitos especiais também, chega a surpreender positivamente em algumas partes comparando com alguns filmes que são lançados hoje em dia. 

Eu pessoalmente acho que o cenário na verdade é pós-apocaliptico com a torre do cientista sendo a torre Eiffel em uma Paris inundada, o que me fez ver o culto com implantes como algo alem de uma alegoria a religiões, mas não esta explicado então posso simplesmente ter viajado.


A direção junto com o roteiro faz com que o filme seja bastante confuso e não vou negar me deu bastante sono.

Nota:

É legal, é bem feitinho, só que se você levar a serio vai se sentir um pouco frustrado com as piadas, se levar de forma despojada não vai entender porra nenhuma... É um daqueles filmes que você precisa se esforçar, no meu caso foi lutar contra o sono e apesar de apreciar humor besta, não gostei da presença no filme. La cité des enfants perdus é um filme aventura, ficção cientifica, surrealista infantil. 

*Aparentemente o jogo Bioshock tem bastante referencias a respeito desse filme.

Para: Assistir sozinho, pois vai dar problema tentar discutir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário