Páginas

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

The King of Fighters XIII


Ano de lançamento: 2012
Gênero: Luta 2d
Plataformas: XBOX 360, Arcade, iOS, Android, PS3 *testado no 360
Estúdio: SNK Playmore
Distribuído: Atlus, SNK Playmore

O final do arco de Ash Crimson (que começou no KoF 2003) e o jogo que iria se redimir com o meia-boca KoF XII.

Leia Mais...

The King of Fighters é minha serie preferida de jogos de luta 2d, entendo perfeitamente pessoas preferirem Street Fighter, por questão de gosto mesmo ou por terem tido uma primeira experiência negativa ao enfrentar alguém que sabe jogar e tomado um pau fodido. Mas nunca consegui entender o ódio que algumas pessoas têm a essa serie, alem de uma explicação simples de ‘’famboisse aguda’’.


Mas de qualquer forma caso não conheça KoF, é uma serie de jogos de lutas que tem lançamentos quase anuais dês de 1994 e meio que foi o primeiro crossover de jogos de luta, é basicamente um torneio com personagens de diversos jogos da SNK, com times de três lutadores (mas é possível montar seus próprios times e até jogar um modo 1x1 nos consoles), não tem ‘’tag’’ (ficar trocando de personagem durante a luta), é preciso vencer os três oponentes de cada time, tem esquivas (da para esquivar especiais) e foi um dos primeiros jogos a ter especiais, inclusive tem ‘’especiais’’ golpes mais poderosos e vistosos que só podem ser acionados ao encher uma barra e se tornaram padrão nos jogos atuais (e super especiais que são os golpes especiais mais fortes e vistosos ainda).

A mecânica dos golpes é comum ‘’raduqui pra frente com soco’’, ‘’meia lua pra trás com chute’’, ter ataque epilético no controle solta golpe, mas KoF tem uma mecânica mais ‘’técnica’’ seria mais no estilo SF III com seus parry’s, não basta saber os golpes, tem que saber como fazer os combos, como escapar dos golpes, como usar as esquivas... É um jogo fácil de começar e difícil de virar mestre, o problema mesmo é como você vai começar, porque tem gente que joga dês de 94 como eu (que não sou um grande jogador, mas é uma vantagem injusta).

KoF XIII realmente se redime com o lançamento anterior, os gráficos são lindos misturando personagens muito bem desenhados com efeitos em computação gráfica (raios, fogo, luz). As dublagens continuam todas em japonês e continuam sendo icônicas, a trilha sonora faz um bom trabalho.


Os cenários são bacanas repletos de detalhes, personagens ausentes e de outras franquias fazendo figuração, mas tem poucos e são meio repetitivos parecendo Gifs animados, extremamente trabalhados, mas ainda assim gifs em loop constante.

São trinta e três personagens mais três por dlc, apenas Billy Kane, Ash, os chefes e os DLCs são ‘’solos’’.

Infelizmente ou felizmente a ideia desse KoF é voltar às origens, então vários personagens foram repaginados para suas versões mais antigas, o que eu pessoalmente não gostei, porque uma das coisas que mais curto no KoF é que os personagens evoluem e a ligação em outras series, Kyo era um estudante colegial, com uniforme japonês e tal, ai evoluiu na serie saiu do colegial parou de usar o uniforme, Iori perdeu o ‘’fogo’’ sua magia depois da saga do Orochi e agora tem todo um conflito com a historia, ver a Athena de volta usando roupa colegial é como se o jogo tivesse voltado no tempo e pagado tudo que já teve (Athena é só um exemplo), Terry tinha perdido um golpe especial no roteiro do jogo ‘’Garou Mark of The Wolves’’ e ganhou outro para substituir e agora volta com o golpe que tinha perdido e tiraram o novo (e foderam completamente meus combos!) sem explicação alguma e coisas do tipo.

Conta com uma serie de modos, árcade, historia, treino, tutorial, versus, online, desafios... Uma porrada de coisa desbloqueavel que vai de musicas para ouvir a qualquer hora, finais, arte conceitual... A historia é ‘’meio’’ interativa você tem escolhas, mas não é claro o que vai influenciar e pode ter vários finais diferentes com o mesmo time, ai precisa ficar anotando o ‘’caminho’’ que fez com cada time pra mudar da próxima vez e ver algo diferente, o que não é muito legal, os vídeos são semi-animados é desenho, mas boa parte é estático, nada que comprometa até porque os desenhos são bonitos e tem falas também.


Tem customização dos personagens, é customização de cores que da uma liberdade grande pra brincar e alguns personagens tem ‘’roupas secretas’’ não são exatamente roupas, mas brincando com as cores da para deixar a Yuri de shortinho, o Benimaru sem camisa, fora a roupa de uniforme do Kyo e o Raiden sem mascara.

Nota: 9

Como um jogo de luta é um ótimo jogo de luta, se nunca jogou a serie KoF XIII é um bom lugar pra começar, mas seja humilde, porque a mecânica é bem diferente de outros jogos por mais que seja fodão no SF, KoF é outra coisa e vai por mim que jogo contra japoneses em fliperamas, tem gente que sabe como machucar a autoestima. Caso já seja um fã antigo que se perdeu no tempo, vai gostar do ‘’revival’’. E se for um fã presente da serie, o jogo se redime e faz um bom trabalho, as mudanças de mecânica agora podendo dar golpes normais mais fortes e cancelar golpes no meio do movimento são diferentes, mas é mudanças bem vindas, o fim do arco da bichona do Ash também, uma pena terem usado o caminho mais besta possível pra isso e terem bem dizer ignorado muita coisa que aconteceu até então para ficar dando repaginada e volta às origens, nostalgia é legal, mas teve bastante mudança positiva durante esses anos que preferiram ignorar.

Para: Torcer para que o próximo arco seja consistente e interessante como foi no passado, mas que mantenha e continue trazendo coisas novas e não o contrario.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário