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domingo, dezembro 16, 2012

Far Cry3



Ano de lançamento: 2012
Gênero: Tiro em primeira pessoa
Plataformas: XBOX 360, PC, PS3 *testado no 360
Estúdio: Ubisoft Montreal
Distribuído: Ubisoft

Minha primeira experiência com essa serie de jogos que ficou conhecida pelos gráficos incríveis (e por pedir PCs com configurações absurdas).

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Nunca tive vontade de jogar a serie por isso pulei os dois primeiros (e também por nunca ter um PC top de linha quando os jogos saiam).



Far Cry 3 tem um editor de mapa, inclusive nas copias para videogames, legendas em português, um modo multiplayer, um modo co-op com sua própria historia e o modo single player.

O multiplayer e co-op online eu não testei, ele utiliza código/passe disponível gratuitamente apenas nas copias novas.

O modo single player é bem interessante, grosseiramente é um ‘’Skyrim’’ burro. É tiro em primeira pessoa, mas você colhe ervas e plantas para fazer medicamentos, couro de animais para fazer bandoleiras, bolsas e carteiras para carregar seu equipamento e tem uma grande liberdade em um arquipélago composto de duas ilhas grandes. É ‘’burro’’ porque não faz diferença o tipo de planta que é dividido em quatro cores, por exemplo, tem varias plantas ‘’verdes’’ e todas elas tem o mesmo efeito. Já os animais são diferentes porem você pode comprar armas em lojas e acaba sendo estranha a ideia de ‘’se eu posso comprar um lança-chamas na loja porque não tem mochila?’’, alem dos pedidos de couro não fazerem sentido se você levar o jogo a serio ‘’quer dizer que preciso de couro de crocodilo para fazer uma carteira que possa carregar mais dinheiro?’’.

Mas é compreensível, a fauna é também incoerente, mas pela grande variedade compensa porcos, capivaras, javalis, ursos negros, tigres, onças pintadas, cobras, cachorros selvagens, tubarões, crocodilos, pássaros, dragões de cômodo e outros animais vivem na ilha, eles se atacam porem a IA deixa um pouco a desejar, eles tem pontos específicos e só saem de lá se acontecer algo, como alem dos animais também tem inimigos e civis que também tem uma IA parecida o jogo ganha vida, com animais atacando civis, inimigos caçando animais...

Conta com atividades extras, caça com armas especificas e indo até animais raros, corrida, entrega de medicamentos, poker, pequenas missões extras, assassinatos e itens coletáveis perdidos pela floresta.

O jogo tem veículos que variam de quadrículos, jipes, carros a lanchas e jet-skis, tudo em primeira pessoa e com uma direção bem aceitável apesar de alguns problemas aqui e ali, infelizmente não tem helicópteros ou aviões controláveis, mas tem asa delta e na segunda ilha você ganha um daqueles trajes ‘’planadores’’ e paraquedas.

É ‘’burro’’ também por ter esse enorme cenário, vilas e tudo mais, mas você apenas conversa com outras pessoas conforme a historia pede ou as missões extras, sendo o máximo alem disso é pequenos diálogos e flashbacks com seus amigos em uma caverna.

A quantidade de armas é razoável, na pratica você só vai usar todas caso realmente quiser e elas também contam com customização, indo de alguns apetrechos a alguns tipos de pintura.


Conta com um sistema de level-up que você ganha experiência e pode comprar novas tatuagens, essas tatuagens predefinidas funcionam como habilidades, indo de novos golpes a poder prender mais a respiração em baixo d’água, o jogo influencia o modo ‘’stealth’’ dando mais experiência caso não seja detectado ou com execuções silenciosas, mas como abrir fogo igual RAMBO atrai mais inimigos a diferença na quantidade de experiência não é tanta, apenas vai ficar mais difícil.

A floresta e o cenário são ‘’meio’’ destrutíveis, é possível tacar fogo na floresta para empurrar animais para a pista, ou tacar fogo em barracos para queimar os inimigos, da um efeito visual, mas não é permanente e nem chega a realmente destruir nada. Algumas barreiras também dão para atravessar dependendo da arma que esta usando, o problema é que não fica bem claro o que da ou não, mas te permite identificar um inimigo com o binóculos/câmera e depois abater ele com um rifle de precisão por detrás de uma cerca.

A historia do jogo que é um dos chamarizes, não é das melhores, você joga na pele de Jason Brody um babaca que foi com seu grupo de babacas ricos se divertirem e aprontar pelo mundo, acabou indo procurar aventura em uma ilha e se fodeu com piratas/traficantes os sequestrando, Jason consegue fugir e tem a ajuda de nativos da ilha que são oprimidos pelos criminosos e claro que o nosso grandioso herói de merda não esta nem um pouco interessado em salvar os nativos, quer salvar seus amigos e se mandar da ilha.

O roteiro da uma guinada para algo mais místico e interessante, mas decai por não ter tanto espaço assim para os personagens e conta com dois finais, um que é ‘’profundo’’ mas é profundo babaca, tipo lutador de MMA se comparando a animal na selva e o outro eu fiquei puto, pois é praticamente igual a um conto meu que foi inclusive postado aqui no blog em 2010 http://cruorx.blogspot.jp/2010/08/kalluha.html#comment-form .Não porque eu acredite estar sofrendo uma conspiração e plagio, já que acredito que é perfeitamente possível, pessoas terem ideias bem parecidas e duvido que meu nem tão humilde assim blog tenha um impacto tão grande no mundo a ponto de alguém ler algo e querer copiar, mas por que agora vai ser difícil para alguém acreditar que meu conto não foi inspirado no jogo.

No entanto apesar do roteiro ser meia boca e eu ter problemas com o arquétipo adorado pela juventude e Hollywood do ‘’herói babaca’’ que prega discursos, mas só depois que se fode até então não se preocupando com nada alem do umbigo e com o final, Far Cry 3 não da para negar que tem bons personagens, Citra é bem interessante e o vilão Vaas é incrível uma pena ele não ser o vilão principal, mais pena ainda porque o principal é um Scarface do Pacino meia boca.

As dublagens são boas, os modelos são bons também apesar da sincronia labial ficar bem a desejar, o gráfico é bom lembrando que é um jogo de grandes magnitudes, tem problemas de texturas demorando a carregar e coisas do tipo, mas da para dar um desconto pela proporção do cenário.


A trilha sonora é legal, conta alem de uma trilha instrumental (composta pelo mesmo cara que fez a do CoD Modern Warfare) tem também musicas conhecidas, a maioria é dubstep (wooomp), alguns nomes são, Skirilex, M.I.A., Damian Marley, Noisia...

Nota: 8,5 

Se for comparar apenas como um jogo, é um ‘’Skyrim burro’’, com belos cenários e ainda assim um bom jogo. Se for levar em conta que é um FPS é um PUTA jogão, que te da liberdade e uma serie de coisas que a maioria dos jogos de tiro em primeira pessoa deixa tanto a desejar. E por que ‘’só’’ 8,5? Porque o blog é meu e eu estou com raiva desses bastardos que copiaram sem saber o meu conto! =P Cães infiéis!

Para: Ficar puto junto comigo.

 

Comentários à parte:

Se alguém achar alguma garota fazendo cosplay da Citra me manda!
Moicano do Vaas deve ter sido bug, ninguém corta o cabelo daquele jeito.
Você joga com o arqueiro verde, babacão que vai pra ilha e a melhor arma é o arco e flechas com flechas especiais que explodem ou incendeiam áreas.
Sniper com mira e silenciador é apelão demais.
O herói representa o que eu acredito, nasce babaca morre babaca, afinal fica ainda fazendo piadinha ruim querendo ser profundo... 
SPOILERS quer dizer que só os americanos é que prestam na ilha? SPOILERS

Se o jogo fosse mais de sobrevivência ‘’você ta na selva com apenas uma faca’’ e precisa caçar pra comer e fazer proteção, fazer armas ou apenas pegar as dos inimigos e tal acho que seria muito mais interessante e se não foi coincidência Ubisoft pode pegar essa ideia também de graça, mas vê se me contrata depois que de onde saiu uma sai outras!

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