Páginas

sábado, dezembro 01, 2012

... And Justice for All. (Justiça Para Todos)


Diretor: Norman Jewison
Ano: 1979
Roteirista: Valerie Curtin, Barry Levinson
Gênero: Drama

 Ae Metallica porra!

Leia Mais...

Não? Ufa...


Al Pacino é Arthur Kirkland um advogado honesto e com grande censo de dever tendo que lidar com jogos políticos e uma justiça burocrática. A forma como a justiça e o meio jurídico é apresentada chega a beirar uma parodia, com seus personagens bem atípicos, um juiz suicida que acaba sendo nonsense, os colegas de Kirkland que acabam se envolvendo mais com a ideia de ‘’ganhar’’ do que o prevalecimento da justiça e os clientes, que vão de bandido burro, inocente injustiçado á rico pilantra.

Tem os problemas de filmes dos anos setenta, que acabam tendo algumas cenas que não tenho ideia se na época passava normal, mas hoje em dia acabam sendo engraçadas e forçadas, como um advogado surtando tacando pratos e o juiz nonsense avançando se protegendo com uma pasta. Mas a mensagem do roteiro é boa e interessante, provavelmente a primeira vez que vi um filme sobre advogados que me importei com os advogados e gostei (até então os únicos advogados maneiros que eu achava era o demolidor e o juiz dread).


As atuações são boas, Pacino faz um ótimo trabalho e pessoalmente achei a melhor atuação dele, o que me surpreende por nunca ter ouvido falar desse filme antes. A direção e roteiro, como falei tem os problemas do exagero, sendo um filme bem datado, mas com uma mensagem forte e pelo fato de Kirkland ser um bom e honesto advogado não é um daqueles filmes que deixa uma imagem totalmente negativa, o filme mostra corrupção, ego, que o sistema tem falhas, mas também mostra que tem gente boa, que tem gente preocupada como individuo e com as leis.


Meus conhecimentos do sistema jurídico estão longe de serem bons e basicamente consiste de discussões com amigos que estudam direito (os amigos estudam eu não por isso discussões =D), portanto não posso argumentar nessa área. Mas realmente o primeiro filme que me fez me importar e achar interessante o sistema jurídico.

Nota: 8

É um bom filme, não entendo porque é desconhecido, pelo menos foi desconhecido para mim até então. Entretém e é interessante.

 Para: é nonsense, mas é serio...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário