Páginas

quinta-feira, novembro 01, 2012

I tre volti della paura (As Três Máscaras do Terror)


Diretor: Mario Bava, Salvatore Billitteri
Ano: 1963
Roteirista: Mario Bava, Alberto Bevilacqua, Ivan Chekhov, Marcello Fondato, F.G. Snyder, Alksei Tolstoy
Gênero: Horror

Boris Karloff nos apresenta três contos de terror...

Leia Mais...

Boris já bem velho nessa época, ainda mantendo um tom assustador, mais como um velho maluco do que a imagem imponente de seu auge alem de fazer a introdução do filme também atua em um segmento.

O filme segue um padrão que vem sendo copiado até nos dias atuais, três contos sérios de terror e o apresentador com um tom mais leve, chegando a brincar no final e mostrar que o terror (fictício) pode ser divertido.

Conta com boas atuações em todas as três historias, mas tanto as atuações quanto a direção, segue bem os padrões da época, principalmente dos filmes de terror. Então se prepare para belíssimas mulheres, arregalando os olhos e abrindo levemente a boca em close ao levar um susto com a trilha sonora fazendo ‘’tam tam taaaaam’’. E provavelmente você já deve ter percebido que eu gosto bastante de ‘’tam tam taaaam’’ ;)

E quando eu digo que as mulheres são belíssimas eu não me refiro apenas em respeito aos padrões da época, mas mesmo nos dias atuais elas são um espetáculo, Susy Andersen e Michele Mercier nesse filme estão de cair o queixo. A trilha sonora é boa, mas acaba soando muito parecido com as musicas de outros filmes da mesma época (e é bem provável que seja a mesma musica reaproveitada). Tem poucos efeitos especiais e o roteiro é consistente de forma geral.

Os segmentos são:

Il Telefono 

Uma mulher sozinha em sua casa recebe estranhos telefonemas dizendo que quando o dia amanhecer ela irá morrer. Ela guarda um segredo envolvendo o ex-amante que foi preso e uma amiga que ela cortou o contato...

Começa tenso, mas não tem muito tempo para desenvolver, acho que foi o mais curto dos três... Por ser curto acaba entregando a reviravolta e o final acaba sendo previsível. No entanto foi o meu preferido, pelo conjunto.

I Wurdulak

Provavelmente lá pra mil oitocentos e alguma coisa, um conde encontra um morto sem cabeça e com um punhal cravado nas costas, procurando respostas ele encontra uma família em uma fazenda... E descobre as respostas =D

É uma historia romântica interessante, tem como pano de fundo algo parecido com vampiros, mas foge dos padrões convencionais, não sei dizer se é fiel a alguma mitologia em especifica. E o Boris atua como Gorca o patriarca da família. A parte dos ‘’vampiros’’ é legal por ser diferente, já a parte romântica é bem bobinha, mas com o final me tirou um ‘’hóoo’’, por ser bonitinho de uma forma bizarra. Também foi o segmento mais longo.


La Goccia D’Acqua

É o mais chatinho, uma enfermeira particular é chamada para vestir o corpo de uma mulher preparando ela para o velório/enterro, a mulher (algum tipo de vidente) morreu enquanto estava em transe falando com os mortos, a enfermeira vê um belo anel e o rouba, para depois ser atormentada por fatos misteriosos...

Apesar da temática ser completamente diferente, o clima se parece muito com o primeiro e isso fez minha atenção se perder quase que por completo. O final no entanto é bacana da uma sensação de ‘’contos da cripta’’.

Nota: 7,5 

Diferente da maioria dos filmes, que são divididos em pequenas historias I tre volti della paura tem historias com potencial maior e eu acabei sentindo que se fossem três filmes distintos poderiam ser bem mais interessantes, apenas pelo fato de terem tempo de desenvolver mais.

Para: se gosta um pouco de suspense, vale uma conferida.

*Só não entendi o titulo americano ‘’Black Sabbath’’, há e mesmo na versão italiana ele é dublado em italiano, até hoje eu não entendo como funcionava o cinema lá, repleto de atores de outros paises sendo dublados em algum idioma em especifico. Não tenho idéia em que língua que eles falavam muito menos se existe alguma versão com os áudios originais, seja nos filmes que foram feitos para os EUA dublados em inglês ou esses em italiano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário