Páginas

sábado, setembro 29, 2012

Sei donne per I’assassino


Diretor: Mario Bava
Ano: 1964
Roteirista: Marcello Fondato, Giuseppe Barilla
Gênero: Giallo, Policial, Suspense

Filme policial com assassinatos envolvendo modelos.

Leia Mais...


Uma das piores sinopses que eu já fiz!

Giallo que porra é essa? Talvez você esteja se perguntando, é um gênero italiano de filmes e livros, similar ao gênero ‘’policial’’, com um assassino em serie sendo perseguido por detetives, mas com a diferença que o numero de mortes é maior, são mais violentas e gráficas, se tornou mais popular porque vários diretores depois vieram a fazer ótimos filmes de horror e de certa forma o gênero acabou influenciando nos subgêneros gore e slasher.

Por ter essa ligação com o horror e pelas mortes serem mais ‘’chocantes’’ (pelo menos nos anos sessenta e setenta eram) esse tipo de filme acaba recebendo o titulo de ‘’horror’’ e a expressão e mesmo cinéfilos e apreciadores do genro ‘’giallo’’ também acabam colocando como horror, pessoalmente eu considero mais um filme policial violento do que uma obra de horror, já que não á nenhuma ligação do publico com os personagens mortos, e o único horror realmente presente é a tensão de ver a vitima sendo perseguida e a violência gráfica, ta eu sei, que ta cheio de filme de ‘’horror’’ assim, mas giallo geralmente tem a trama policial revelando o assassino no final e suas motivações.

Como todo filme policial, não vale a pena fazer muitos comentários sobre o roteiro, já que é uma historia ‘’simples’’, uma modelo morre e depois outras modelos ligada a essa garota também são assassinadas, com a policia investigando vários suspeitos, e não da mais pra falar nada sobre sem soltar spoilers.
Os motivos do assassino são plausíveis, tentar descobrir quem é também é possível, mas os fatos principais que identificam o assassino só são apresentados no final. Tem uma quantidade grande de personagens, de modelos ‘’para serem mortas’’ (o titulo em italiano traduzido seria ‘’Seis mulheres para o/um assassino’’) fora outros personagens presentes e mais cinco suspeitos, mesmo com seus oitenta e oito minutos, não tem espaço para todo mundo e se não prestar atenção, provavelmente vai se perder com quem é quem.

A trilha sonora acho que só tem uma musica, mas ela é bem legal e a cena de abertura é bem interessante também, os efeitos especiais são bons e apesar de ter falado que giallo tem bastante violência grafica, nesse filme não tem tanta assim deixando mais a entender do que mostrando explicitamente, mas é violento.

Boas atuações (?), como falei os personagens não tem espaço então fica meio complicado falar das atuações, mas não teve nada que prejudique. A direção faz seu papel, no entanto não me prendeu muito.

Nota: 6

Muita gente fala bem, elogia e tal... Fora que o Mario Bava é um fodão do gênero, só que eu acho que esse filme acaba tendo um hype maior porque foi um dos primeiros a sair nos EUA e resto do mundo com o titulo mais conhecido de Blood and Black Lace, eu gosto do gênero e tudo mais, mas acho que para quem nunca viu e/ou não aprecia o gênero, vai ser apenas um filme bom, sem nada espetacular, até porque não tem tanta violência comparado ao que estamos acostumados e nem um roteiro tão interessante e marcante para uma historia policial/suspense.

Para: É um daqueles filmes que você deve estar animado para ver, senão não vai prestar atenção e conseqüentemente se perder achando ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário