Páginas

sábado, março 24, 2012

Rio



Diretor: Carlos Saldanha
Ano: 2011
Roteirista: Carlos Saldanha, Ear Richey Jones, Todd Jones
Gênero: Comedia, Animação, Aventura

Rio é sobre a ultima arara azul macho, domesticada que vivia em uma cidade norte americana e é levado de voltar ao Brasil para preservar a espécie.

Leia Mais...

O brasileiro Carlos Saldanha é conhecido por ter feito o Era do Gelo e suas continuações e claro que um filme com um brasileiro falando sobre o Brasil feito para estrangeiros deu o que falar...

Principalmente porque o humano de modo geral não é capaz de aceitar criticas, é capaz de rir de estereótipos contanto que não sejam de algo que goste ou de algum grupo que pertença e o brasileiro não é diferente disso, um bom exemplo foi com o desenho Os Simpsons, que todo mundo se diverte rindo dos estereótipos americanos, dos episódios em que eles vão a outros países e continentes, mas quando fizeram um episodio no Brasil, deu um rebuliço que acabou virando piada decorrente... Com Rio é a mesma coisa, apesar do desenho não ter nenhuma critica explicita, temos as coisas mais marcantes do Brasil na visão de um turista (vamos lá gente, vocês preferem ver a parte ‘’normal’’ do Japão com pessoas indo trabalhar, namorando, escutando musica... Ou as maluquices, samurais, gueixas, tecnologia e ninjas?) como favela, crime, carnaval, samba, macacos...

Mas é tudo mostrado de uma forma bonitinha e respeitosa com a maioria das ‘’criticas’’ no intuito de piada, um segurança machão soltando a franga no carnaval, um policial burro, o carnaval com mulheres seminuas rebolando, mas sem apelo sexual, mais como sendo algo corriqueiro (até porque se tu vê mulher de biquíni minúsculo na praia e acha normal porque vai se estressar com mulheres de biquíni minúsculo no carnaval?).

Tem piadas legais e é uma aventura divertida, conta com vários personagens que são até que bem desenvolvidos, não temos nenhum ‘’bichinho fofinho para piadas soltas’’ e o grande vilão Nigel uma cacatua é realmente um grande vilão com uma dialogo que ficaria ótimo em um filme serio:
-Vamos negociar então *joga o macaco do alto em queda livre*
- O que será que posso fazer para você?
- Me salva!
- Huuum, só isso? Não sei, não me parece justo, não quero tirar vantagem...

O roteiro é linear, não tem grandes surpresas e o foco maior é a aventura, não é ruim só não é algo que vá marcar, o lado bom é que não tem nenhum gancho para continuações sendo um filme completo.

A qualidade da animação é ótima, apesar dos humanos serem caricaturizados o nível de detalhes nos movimentos é impressionante.

As musicas, em sua maioria são em inglês, mas pelo menos as que tocam no filme contam com palavras em português e varias com imitações de aves (wha), o filme também não tem muitos diálogos em português e quase todo mundo é bilíngüe, o que é esperado afinal é uma animação pra criança, se adulto já fica de frescura com legenda imagina criança... Porem, as dublagens em inglês contam com brasileiros e realmente eles falam português, a única com sotaque obvio foi a Anne Hathaway, mas é relevante já que ela só fala umas duas frases em português e o Jesse Eisenberg faz um ótimo trabalho no papel de Blu a arara principal.

O que pode desagradar como falei lá em cima é a forma que o Brasil é retratado, nunca fui ao rio de janeiro, mas até onde sei na área próxima ao pão de açúcar que tem os saltos de asa delta, realmente ta cheio de sagüi (macaquinhos), que o futebol para muitos é sagrado a ponto de deixar de lado coisas importantes, que também pra muitos o carnaval é um grande acontecimento e que apesar do Rio ser um lugar repleto de belezas naturais também pode ser perigoso e tem seu lado ‘’sujo’’ como infelizmente em qualquer outro lugar do mundo.

Nota: 8

Divertido, tem algumas mensagens, mas nada é forçado na sua garganta, tanto que infelizmente acabou tendo interpretações diferentes, não é muito comedia, mas a parte de aventura é legal.

Para: Ver brasileiro fazendo besteira pra gringo dar risada, no fórum do imdb seja esculhambando de forma ignorante ou embelezando de forma cega o país de origem.

Ps. Eu sou paulistano, moro no exterior (e em um país de primeiro mundo) faz um bom tempo, sei muito bem dos problemas brasileiros e mesmo assim sou capaz de me entender com cariocas, ver as coisas boas e compreender que infelizmente existe merda em todo mundo, afinal seria ótimo se só o Brasil fosse um país com problemas ou mesmo só o Rio, que ai seria muito mais simples arrumar ou mesmo fugir deles...


Nenhum comentário:

Postar um comentário