Páginas

sábado, março 03, 2012

Captain America: The First Avenger (Capitão América: O Primeiro Vingador)



Diretor: Joe Johnston
Ano: 2011
Roteirista: Christopher Markus, Stephen McFeely
Gênero: Ação, Aventura.

Er... Imagino que já deva saber que é sobre o filme do personagem de historias em quadrinhos Capitão America.

Leia Mais...

Antes de assistir ao filme, fiquei com medo de ser uma daquelas baboseiras ‘’deus abençoe a America e nossos bravos marines’’ e imagino que muita gente também tenha receio disso até por não conhecer o personagem dos quadrinhos, que apesar do nome e do uniforme é um dos personagens que menos tem historias nesse sentido, tanto que até no arco ‘’Guerra Civil’’ ele ficou contra o governo e antes tinha sido despatriado.

E felizmente o roteiro não segue essa linha, na verdade ele tenta é seguir o espírito ‘’era de ouro’’ dos quadrinhos, com um roteiro mais ‘’bobo’’ com diálogos mais cômicos e até dando uma amenizada na guerra com o uso de armas laser (tem tiros, o próprio Capitão mata alguns soldados, mas é uma coisa mais bobinha) focando mais em um filme de aventura divertido do que em criticas sociais ou mensagens profundas (graça aos deuses).

Comparando com os quadrinhos ele é razoável, tem uma versão ‘’cosplay’’ do uniforme dos quadrinhos, digo cosplay porque foi feita sem muita vontade só para explicar o uniforme real, que conta com um escudo ‘’pontudo’’ (sei la que forma geométrica é aquela), tem o Bucky que não tem muito destaque e SPOILER ele morre caindo de uma montanha, mas ninguém chega a ver ele morto, o que me leva a acreditar que talvez utilizem ele se inspirando nos quadrinhos FIM DOS SPOILERS e Bucky não usa fantasia, o Capitão tem uma moto, o vilão Caveira Vermelha é uma mistura do Caveira com o Dr. Heinrich Zemo (Barão Zemo I), dão uma versão da origem da Hydra e chega a ter uma ponta do Dum Dum Dugan que foi o personagem com o visual mais idêntico aos quadrinhos que vi nesses filmes da Marvel, mas ele não tem muito destaque apenas fazendo parte de um grupo de sidekick, que é uma homenagem legal ao grupo de soldados da segunda guerra liderados pelo Nick Fury nas HQs, mas ficou bem ‘’inglorious bastards sem graça’’, alias poderiam ter colocado um personagem inspirado no Fury original ali no meio e aquele japonês foi só pra ficar politicamente correto.

Mas voltando ao filme, apesar do roteiro mais bobinho focando a aventura e diversão, ele é bem feito e realmente diverte, tem vários clichês e cenas beirando o ridículo que pode incomodar, mas é como um ‘’Indiana Jones’’ se você entra no clima se diverte e foda-se que na vida real aquilo seria impossível. O que não gostei foi da mistura nas cenas de ação tentando agradar o publico mais novo que achei que contradiz com a proposta, com o capitão explodindo motoqueiros, lança-chamas torrando capangas e coisas do tipo, sei que é uma guerra, mas é estranho o cara que foi escolhido por ter características mais puras, que supostamente essas características foram aumentadas e mesmo assim ele não pensar duas vezes antes de matar um capanga mascarado (poderiam pelo menos terem inventado que são robôs sei lá).

E achei que poderiam ter concentrado mais no que interessa, já que o filme é longo e tem algumas colagens tentando resumir o que está acontecendo para tentar explicar uma historia bem mais longa que o tempo do filme permite, só que um romance (que é certo que no filme dos Vingadores o Capitão vai se encontrar com a neta da amada), tem o grupo de sidekick, tem o cientista Arnim Zola... Enfim tem um monte de coisa que toma espaço e não traz nada para o roteiro do filme sendo apenas referencias para quem curte os quadrinhos e referencias bobinhas tipo ‘’haaa ala, reconheci, legal... ’’

As atuações são boas, Chris Evans que eu torci o nariz principalmente por ele já ser o Tocha Humana, ficou bem no papel e chega a convencer mesmo na forma ‘’magrelinho’’, o Hugo Waving como Caveira também ficou ótimo, alias esse é um ator de verdade porque não fica de frescura com esconder o rosto atrás de maquiagens pesadas ficando irreconhecível.

Os efeitos especiais são mistos, se prestar atenção nota que boa parte do cenário é CG, mas passa despercebido na maioria das vezes, o escudo ficou bom, já os lasers, são lasers não da pra fazer nada melhor e o que odiei foi o uso de cabos nas cenas de luta, não parece que é a força do murro do Capitão jogando o inimigo para longe, mas sim que tem um cabo puxando o maluco pra trás no mesmo nível de filme chinês de porrada.

Nota: 7,5

Eu me diverti, apesar de ter comentando que é longo, não deu para sentir. Mas eu gosto de Indiana Jones, Capitão Sky esses filmes de aventura com diálogos e cenas bobinhas. Me diverti mais do que com o Thor e o Iron-Man 2.

Para: Não esperar algo serio e cair do cavalo achando que vai ser um ‘’gloria America’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário