Páginas

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Faster (Rápida Vingança)



Diretor: George Tillman Jr.
Ano: 2010
Roteirista: Tony Gayton, Joe Gayton
Gênero: Ação

Ex-presidiário em busca de vingança contra aqueles que mataram seu irmão, um assassino movido pela adrenalina e um policial veterano cheio de defeitos em um duelo mortal...

Leia Mais...

Hãaam heim, pode falar pareceu até profissional!

A idéia do filme seria para ser no espírito dos filmes de ação do final década de sessenta, com um roteiro simples e ação rápida (ráaa).

O roteiro segue a idéia de ser simples com os personagens sendo apresentados apenas por alcunhas e logo em suas primeiras cenas já temos um pequeno resumo do que são Driver (The Rock) é o ex-presidiario que só tem uma coisa em mente ao sair da cadeia ‘’matar os responsáveis’’ e é apresentado como um cara extremamente durão e bruto, mas que não é ‘’mau’’, ele mutilou vários presos em sua estadia na prisão, mas não foi por querer ele apenas tentava seguir seu caminho era atacado e reagia (palavras do diretor da prisão). Ao começar sua caçada vira alvo de um assassino de aluguel Killer (Oliver Jackson-Cohen) que tinha um problema nas pernas quando criança, mas conseguiu superar estando no auge da forma física, ele foi um gênio da informática, atleta, piloto de corrida e tantas outras profissões (que sabe lá como ninguém o reconhece) obtendo sucesso, ele é rico, moderno e tem uma historia paralela com uma garota que o apóia em tudo, mas teme perde-lo. Cop (Billy Bob Thornton) é um policial (nãaaao) veterano com menos de um mês para se aposentar, ele não tem tempo para a família, sua mulher quer se divorciar e seu filho sofrem, ele também consome drogas.

Com isso temos The Rock, Assassino de filme e Policial manjado, personagens extremamente clichês e exagerados cada um com sua historia paralela, Driver em busca de vingança e apenas isso, Killer ‘’encantado’’ com a habilidade bruta de Driver e querendo formar uma família com sua namorada e Cop querendo retomar a família.

Apesar de clichê tanto o roteiro como a condução do filme são boas até a metade, uma das primeiras cenas Driver entra em um escritório de telemarketing sem dizer uma palavra apenas andando determinado procurando o seu alvo, quando o encontra puxa uma arma na frente de todo mundo e atira e boa parte do filme segue essa linha de ação sem frescura.

Os efeitos especiais são em computação gráfica obvia, mas são efeitos rápidos. Pessoalmente acho que se tivessem feito boa parte dos tiros com efeitos normais seria mais interessante, mas não chega a prejudicar.

As atuações são aceitáveis, a pior fica com o personagem Killer, mas acredito que seja pelo personagem e é uma das melhores atuações de Dwayne Johnson (The Rock) que tem apenas um punhado de frases, uma única expressão (na luta livre ele interpretava bem, mas no cinema não vi nada que preste).
A direção e o roteiro fazem um bom papel durante grande parte do filme, clichê, mas bem feito, boas cenas de ação com tiroteios mais realistas e belas perseguições de carro (e por usarem um Chevelle um carro que eu adoro, merece destaque) o problema é que é muito clichê e vemos Driver repensando seus motivos e seu caminho (típica crise de frescura) e uma tentativa de reviravolta chocante, tentando amarrar o final com detalhes que foram mencionados no decorrer do filme que foi péssima estragando todo o clima de ação descompromissada.


SPOILERS SOBRE O FINAL

Mas não da pra levar a serio o cara tomou um tiro na cabeça e sobreviveu por milagre, ganhou uma chapa de aço para segurar o crânio, no final do filme toma outro tiro na cabeça e sobrevive, chegando a mostrar a bala amassada ‘’porque atingiu a chapa de aço’’ em sua cabeça... Se for assim pra que colete de kevlar? Vamos blindar os soldados por dentro!
Fora a revelação bombástica de quem é o ‘’cabeça’’ que o próprio filme já deixa isso bem claro ainda na metade com uma foto em close (mostrando que a mulher do irmão falecido é a atual esposa do policial drogado)

FIM DOS SPOILERS


Nota: 4

Por ter se levado a serio demais, se não tivessem cagado tão feio no final levaria um seis tranqüilo, pela diversão

Para: Quem gostar do Rock e não tiver problemas com roteiro fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário