Páginas

sexta-feira, outubro 28, 2011

The Hitcher (A morte pede carona)



Diretor: Robert Harmon
Ano: 1986
Roteirista: Eric Red
Gênero: Suspense

Um jovem que está fazendo uma viagem interestadual resolve dar carona para um estranho em uma noite chuvosa e então descobre que esse estranho é um assassino...

Leia Mais...

Teve um remake em 2007, seguindo a linha de remake atual, que copia boa parte das cenas, mas altera completamente a essência do roteiro, no caso o remake conta com um casal de protagonistas e outras diferenças gritantes...

Voltando ao original o suspense do jovem que é ameaçado pelo misterioso John Ryder (Rutger Hauer) e quando consegue escapar e tudo parecia tranqüilo encontra uma família que está justamente dando carona para esse estranho, o jovem tenta avisar, mas não consegue e quilômetros a frente acaba encontrando a família morta, o estranho então começa a perseguir o jovem em um estranho jogo querendo apenas que o garoto o mate...

O personagem principal é bem construído Jim (C.Thomas Howell) é apenas um garoto fazendo um trabalho de entregar o carro cruzando os EUA, e ver sua evolução (ou seria decadência) é algo bem interessante, ele não sabe nem ao menos abrir o tambor de um revolver para colocar munição e lá pro final do filme se vê obrigado a tomar atitudes extremas, e essa sua jornada prende, o filme tem tempo suficiente para mostrar como é o personagem sem precisar jogar na cara explicações bobas.

O que pode desagradar é o personagem John Ryder, que em momento algum da uma explicação de ‘’porque’’ e quando indagado pelo jovem Jim apenas fala que ele precisa descobrir isso, mas pra mim isso acaba sendo o principal fator de terror, porque Jim? Pra mim foi porque deu azar, de estar naquela estrada, naquela hora, naquela noite chuvosa e ter dado carona justamente para essa pessoa, quer coisa mais aterrorizante que ter sua vida mudada apenas por pequenas escolhas? Já o porquê de John Ryder fazer o que faz fica aberto para interpretações e pode gerar algumas ‘’respostas’’ projetadas de quem assiste nesse caso eu gostei, da para brincar com amigos que assistirem também.

Esse personagem também me causa um misto de emoções, porque ele é forçado, mas é ‘’Chuck Norris’’ forçado, quando começo a me perguntar ‘’caralho, como ele aparece assim do nada e descobre onde o garoto está?’’ *John Ryder então aparece derrubando um helicóptero usando apenas um revolver enquanto guia um pick-up no deserto e sem derrubar o cigarro no canto da boca! É um dos vilões mais ‘’muthafucka’’ que eu me lembro, me fazendo ficar sem saber se acho ele foda ou forçado.

O roteiro conta com policias do interior estereotipados, ignorando procedimentos básicos e sendo ignorantes pulando nas primeiras conclusões, de resto força aqui e ali, mas é consistente e a direção ajuda a prender no suspense/drama.

Boas atuações, a personagem Nash (Jennifer Jason Leigh) parece meio fora da realidade, mas se for lembrar dos filmes da época ela segue o padrão.

A trilha sonora tem apenas uma musica, e a falta de trilha sonora é um ponto positivo, porque não te distrai com os famosos ‘’TCHAAAAM!!!’’ ou aquela musica que resolve tocar do nada te preparando que vai acontecer alguma coisa.

Nota: 7,8

É um bom filme, merece ser visto, mas eu ainda não sei se acho o vilão legal ou apelão =P

Para: Ver um bom suspense e aprender a ouvir os pais**

*A cena é crível, o helicóptero voa baixo e ele usa uma .45 de cano longo, em teoria dá... Uma em um milhão, mas dá!

**Logo quando Jim abre a porta para o misterioso que pede carona ele diz ‘’Minha mãe me falou para nunca fazer isso’’... ;)


2 comentários:

  1. Eu vi o de 2007 apenas,axo q passou na Grobo

    Foi um bom filme,me prendeu até o fim,mas a versão original é melhor ou pior doq esse?

    ResponderExcluir
  2. o de 2007 a melhor coisa é a Sofia Bush =P Assim o que achei mais legal no original é o vilão atormentando o rapaz e o rapaz se transformando, no remake é quase isso mas com a garota o namorado dela ta lá mais de enfeite, aqui é mais concentrado e achei que prende mais

    Se voce assistir vai notar muita semelhança, mas por ser mais concentrado achei que ficou melhor fica mais claro tambem a intençao que nao é so um psicopata é um cara que quer ser morto. A unica parte que desaponta é uma garota que o rapaz encontra que é meio forcado e talvez o vilao muito muthafucker

    ResponderExcluir