Páginas

domingo, outubro 30, 2011

Evil Dead/Army of Darkness (A morte do Demônio - Uma Noite Alucinante)

Especial dedicado a essa serie de filmes que marcou uma geração.

Leia Mais...

Evil Dead (A Morte do Demonio)



Diretor: Sam Raimi
Ano: 1981
Roteirista: Sam Raimi
Gênero: Horror

Primeiro filme da franquia, na realidade ‘’o segundo’’ porque em setenta e oito Sam Raimi já tinha feito o vídeo quase caseiro ‘’Within the Woods’’ que tem praticamente a mesma idéia e a intenção era de juntar grana pra fazer o Evil Dead e já contava com a presença dos amigos de faculdade Bruce Campbell e Ellen Sandweiss, não é um filme muito relevante, mas fica a informação só por curiosidade.

Eu não pretendo fazer analises dessa franquia simplesmente porque sou ‘’fanboy’’, até acredito que eu seja capaz de fazer uma analise imparcial e tentar mostrar um dos filmes que cresci assistindo para um publico mais novo de forma honesta, mas não quero fazer isso, quero apenas comentar sobre e me divertir escrevendo sem preocupações e talvez eu consiga escrever sem me preocupar e mostrar o filme...

Bem vamos lá, o primeiro filme tem um orçamento baixo e bem evidente, mas conta com bons efeitos especiais pra época que para os padrões atuais, são ruinzinhos, as atuações são boas assim como a trilha sonora e o roteiro é bem simples, um grupo composto por Ashley ‘’Ash’’ J. Williams (Bruce Campbell), sua irmã Cheryl (Ellen Sandweiss), sua namorada (do Ash) Linda (Betsy Baker) e um casal amigo Scott (Richard DeManincor) e Shelly (Theresa Tilly) vão passar um final de semana na floresta, em uma cabana lá encontram um gravador, um punhal e um livro e descobrem que é o ‘’livro dos mortos’’, encontrado por um arqueólogo que estava tentando traduzi-lo, ao ouvir a gravação da tradução, acabam despertando o mal... E merda acontece!

Logo na primeira cena já é algo engraçado, o Bruce Campbell com sua mono-celha e cabelo de cuia, temos também os primeiros erros óbvios, com as janelas do carro que toda vez que muda o ângulo de câmera elas estão em uma posição (fechadas ou abertas), mas no geral não tem tantos erros ou mesmo é um filme trash nem por ser ruim e muito menos por ser ‘’fun’’, pelo contrario o primeiro filme da serie é consideravelmente serio e vale lembrar mais uma vez que ele foi feito em oitenta e um, mesmo a idéia de ‘’grupo que faz cagada e abre um portal para o alem’’ era até que original, ou não tão gasta...

Os pontos mais marcantes são a câmera que seria a entidade maligna e vemos em primeira pessoa com um som estranho de fundo, a cena de estupro que Raimi se arrepende, onde Cheryl é estuprada pela floresta (arvores), fica bem obvio e evidente o que acontece, mas se acalme coleguinha otaku chegado a um tentáculo, que não é uma cena muito gráfica! E o Ash ficando maluco.

Eu acho que sem um ‘’background’’ e assistindo o filme pela primeira vez, ele não deva cativar tanto o publico atual, porque Evil Dead é um fenômeno e tem muita, mas muita coisa que prestou homenagem tentou ser igual ou copiou na cara dura, assim como a formula, é tipo ouvir algum remix pop tipo Black Eye Peas, algum raper ou grupo dance/tecno, ou seja, lá qual o nome do som pop eletrônico de hoje em dia e depois ouvir o original, de tanto ficar com a mesma levada/riff na cabeça quando for ver o original não vai ser a mesma coisa.

Pra se ter uma idéia da influencia, alem de musicas, filmes Os Simpsons já fizeram um segmento no Treehouse of Horror inspirado, a Ash no jogo Mass Effect tem o mesmo nome do Ash e não é uma coincidência já que ela também tem um ‘’boomstick’’...

http://youtu.be/u8Bi9mGv1J8


Evil Dead 2 (A Morte do Demonio: Uma Noite Alucinante 2)



Diretor: Sam Raimi
Ano: 1987
Roteirista: Sam Raimi, Scott Spiegel
Gênero: Horror, Comedia

É uma continuação que não é exatamente uma continuação, mas começa onde o primeiro parou... Entendeu?

*Temos uma introdução que basicamente resume o primeiro filme, mas de uma forma diferente (hã!?) agora é apenas o casal Ash e Linda que vão para a cabana e temos mais informações sobre o arqueólogo, de resto ele começa a onde o primeiro parou. Alem da introdução ser diferente, a atriz que faz a Linda é outra e acaba gerando confusão, mas ai você tem três opções;

A primeira: Vestir uma camisa preta, usar óculos escuros em um ambiente fechado e gravar um vídeo reclamando, cheio de palavrão, sobre não fazer sentido.

A segunda: Aceitar, assistir e ter uma boa diversão, podendo desconsiderar o original já que a proposta agora é de um horror/comedia no mesmo espírito do Drag Me to Hell (Arrasta-me para o inferno)

A Terceira: Criar uma explicação complexa que tem apenas sua imaginação como base e postar na internet para parecer inteligente, veja só a minha: Ash ficou maluco no primeiro filme, por isso o que acontece no primeiro e o que acontece na introdução é diferente, é porque o rapaz está com a mente confusa. =P

Como falei é humor/terror, mas é um horror levado a serio com cenas de humor no meio, muita gente não entende ou não gosta da mistura, mas esse é o melhor exemplar, mesmo que você não goste ou não entenda o humor no Drag Me to Hell ou nos filmes de zumbi do Romero, no Evil Dead 2 você vai entender e tem fortes chances de acabar gostando.

Esse foi o filme que definiu a imagem de Ash o herói, o cara que corta a própria mão e depois usa a mesma moto-serra que usou para se mutilar como prótese e uma espingarda calibre .12 com cano serrado para lutar contra as criaturas do mal, assim como o humor (que continua, em jogos e quadrinhos) e pela primeira vez usam o nome Necronomicon Ex Mortis para o ‘’livro dos mortos’’ e criando um vinculo maior com a obra de Lovecraft.

Ash é obrigado a voltar para a cabana depois de quase virar ‘’um deles’’ e quando enlouquece de uma vez dando uma boa gargalhada junto com as mobilhas da cabana é surpreendido pelo casal de filhos do arqueólogo e um casal de caipiras que estava mostrando o caminho para eles. Esses personagens, não fazem praticamente nada e estão lá pra morrer, apenas a filha que tem alguma utilidade, que alem de estar com algumas paginas que faltavam no livro também é capaz de traduzir o estranho idioma.

As atuações são ‘’ruins’’, mas eu considero boas, principalmente o Bruce Campbell com suas caretas e seu sorriso sínico, da para ver que ele está se divertindo com o papel ao invés de levar a comedia a serio. Os efeitos especiais, assim como o primeiro são bons para época, hoje em dia talvez sejam toleráveis apenas o stop motion em algumas cenas, como a Linda dançando sem cabeça.

É o meu preferido, até porque foi o primeiro que eu tinha visto quando criança tem as cenas memoráveis de Ash VS A própria mão possuída, que alias é a melhor cena de luta no cinema de um herói contra sua própria mão e a primeira frase de impacto ‘’Groovy!’’, alem de ser muito divertido.

*Aparentemente (nunca procurei direito pra saber se é verdade =P) Raimi não conseguiu os direitos autorais do próprio filme para fazer a continuação, por isso à introdução é diferente.




Army of Darkness (Uma Noite Alucinante 3)



Diretor: Sam Raimi
Ano: 1992
Roteirista: Sam Raimi, Ivan Raimi
Gênero: Horror, Comedia, Fantasia

Uma das partes mais legais do segundo filme é que em um momento é falado que no ano de 1300 A.C. um herói caído do céu enfrentou o mal, e o filme termina com Ash sendo sugado para um portal, caindo do céu no ano de 1300 A.C.

Assim como o segundo apesar de ser uma continuação direta, ele é um pouco diferente, a cena final do segundo filme no passado, não acontece e na introdução, quando Ash revela um pouco mais sobre sua vida antes dos acontecimentos a atriz que interpreta Linda é outra (Bridget Fonda).

Um resumão da historia é Ash e um monte de soldado usando espadas e armaduras contra um exercito de esqueletos liderados por Evil Ash. É o mais fraco dos três, também segue o humor do segundo, apenas não diverte tanto. Mas foi o filme que definiu melhor a personalidade de Ash e nos brindou com uma serie de frases de impacto memoráveis, como ‘’ Hail to the king, baby!’’ (Não, não começou com o Duke Nukem), ‘’I may be bad... But I feel good’’, ‘’Gimme some sugar, Baby’’... E a primeira vez que Ash fala sobre seu ‘’pau de fogo’’ (boomstick).

Novamente para época conta com bons efeitos especiais, que hoje são datados, atuações boas, Bruce não faz tanta careta, mas continua com seu sorriso sínico e temos uma evolução no personagem, que começa a ficar rabugento (ele já pirou e agora já ficou de saco cheio dos seres das trevas) personalidade essa que continua, nos jogos e gibis até hoje.

Conta com dois finais, o do S-Mart, que Ash volta para sua época e continua chutando a bunda das criaturas das trevas que é um final bastante divertido e o que ele dorme demais e vai parar em um futuro apocalíptico que é o meu preferido (pela esperança de uma continuação nessa época).

Que alias existem dois boatos, o do Evil Dead IV e de um reinicio para a serie, uma continuação com Sam Raimi e Bruce Campbell seria ótimo, um reinicio com os dois nem tanto, porque Ash é um personagem que não deveria ser feito por outro ator, é como o Snake Plissken que só deveria ser feito pelo Kurt Russell, não da pra aceitar a idéia de outro ator no lugar (Sim ‘’fanboyse’’ pura).

Eu cresci vendo essa serie de filmes, eu re-assisti eles em todas as épocas de minha vida e pretendo continuar revendo, me mostrou que quando o negocio é bem feito, da para se colocar uma cena homenagem dos ‘’os três patetas’’ em um filme de terror e mesmo assim ficar bom, sem ser forçado e é um dos filmes que obrigarei meus filhos a assistir e obviamente vão adorar, afinal serão meus filhos, vai estar no gene.

http://youtu.be/THV1KkPXIxQ

2 comentários:

  1. Série fodastica mesmo....

    ...tem gente que perde tempo se preocupando com os resumos dos filmes anteriores?

    O meu prefiro é o último...na verdade eu vi a série ao contrário, o 3, o 2 e o 1...

    ....então eu considero bem mais os resumos e acho que as alucinações do Ash são os filmes na integra..

    .....cara, eu não vi esse segundo final alternativo do 3....o do futuro apocaliptico... :/

    ResponderExcluir
  2. Há nao é tipo ''meu deuso que final'' ele acorda sai da caverna todo barbudo e com a roupa rasgada olha em volta e ve uma cidade moderna toda destruida dai rola um ''planeta dos macacos'' caindo de joelhos e gritando ''voces me fizeram dormir demais''

    tem uma parada em um dos filmes que fala que ele nao acaba com o mal apenas aprisiona ele por mais seila quantos anos

    ResponderExcluir