Páginas

sábado, junho 18, 2011

Ghost Whisperer




Ano: 2005 a 2010
Criadores: John Gray
Gênero: Drama, Sobrenatural

Melinda Gordon tem um dom, o de poder de se comunicar e ajudar espíritos que estão presos na Terra por algum motivo, e assim eles poderem ir para a luz e encontrar a paz que procuram...

Leia Mais...

Ahá duvido que achava que ia ter esse seriado aqui! Como minha mãe estava interessada e os dvds estão a minha disposição, pensei ‘’e porque não?’’.

Foram cento e sete episódios com uma media de quarenta e cinco a cinqüenta minutos distribuídos em cinco temporadas. Eu não tinha muita idéia do que encontrar só sabia que era um drama e pessoalmente acho uma bosta esses dramas com fantasmas, porque sou do pensamento ‘’há então você me assustou, botou em risco minha vida e das pessoas que eu gosto porque precisa de ajuda para encontrar paz? Foda-se *pega o telefone e liga pros GHOSTBUSTERS!*’’

As atuações são boas, a direção é inconsistente (até porque praticamente cada episodio foi dirigido por uma pessoa diferente), mas no geral tem uma levada leve, bem água com açúcar ou então carrega no drama, mas em nenhum momento me pareceu algo pesado, ficando mais no nível de novela das seis.

A musica tema foi criada pelo Mark Snow (Arquivo-X) e é bacana, assim como a abertura que tem um visual bastante interessante, no entanto uma coisa bem chata é que durante as três (ou duas) primeiras temporadas, em todos os episódios começava com a Melinda Gordon (Jennifer Love Hewitt) se apresentando e falando do seu dom, depois vinha um trecho do episodio em si e ai vinha o vídeo de abertura para então dar seqüência ao episodio, não é algo longo, mas é chato pra cassete tanta coisa antes de começar a historia.

O grosso da historia é que Melinda tem esse dom de se comunicar com os mortos, ‘’que não fizeram a travessia’’ e foi ensinada por sua avó (que também tinha o dom) a ajudar esses fantasmas a seguir em frente, ai depois o negocio vai complicando (falarei mais quando for falar sobre as temporadas). Não querendo falar de uma forma pejorativa, mas da para sentir que o seriado foi todo criado para agradar mulheres, Melinda é casada com Jim Clancy (David Conrad) que trabalha como para-medico, é prestativo, sensível, companheiro e não só aceita como ajuda a esposa, mesmo trabalhando em dois turnos ele ainda prepara o jantar e espera a mulher, chegar de madrugada (que estava com estranhos tentando encontrar a luz) com um cálice de vinho nas mãos, pronto para ouvir como foi o dia da mesma, ela conta com alguns amigos tanto mulheres quanto homens, e todos esses amigos não tem vida, não conseguem se relacionar com outras pessoas ou ter relacionamentos românticos, estando à disposição de Melinda, da melhor amiga e sócia na loja de antiguidades ao professor especializado no paranormal, apenas Delia Banks que entra lá pra terceira temporada, que tem um pouco mais de background, tendo que se preocupar com o filho e alguns encontros românticos casuais... E com o tempo isso incomoda.

Muitas mortes que acontecem (em grande maioria a historia dos fantasmas) são extremamente exageradas, uma mulher foi manobrar o carro e um guindaste cai em cima do carro dela, um avião lotado de passageiros cai em cima de carros matando todo mundo, uma mulher cruza o sinal vermelho bate o carro e sai atordoada só para ser atropelada por outro motorista (roteirista cheio de ódio no coração com os atores), a principio parece que vai fazer algum sentido, porem... Se você assistiu vai entender ao que me refiro, ou se ler os spoilers a seguir.

Primeira temporada:
Foi interessante, cada capitulo um fantasma precisando ser ajudado, mas dava a entender que algo maior estava para acontecer, uma figura misteriosa usando roupas pretas, sempre presente, que foi em vida um líder de culto suicida e agora virou ‘’algo’’ que ganha poder com almas que se recusam a ir para a luz, uma figura que não é um fantasma, mas alguém que está lá para ajudar aqueles que são inocentes (bebes recém nascidos) SPOILERS Depois de ficar intrigado e tentar entender a historia de Romano (a figura de negro), vai poder esquecer que ele exista, porque simplesmente o roteiro faz isso. O cara do berçário também, no entanto o episodio final apesar de bem bizarro, tem uma morte surpreendente FIM DOS SPOILERS.

Segunda temporada:
Descobrimos agora que não só a avó de Melinda, mas a própria mãe também possui o dom, aparentemente sendo algo de família, no entanto a mãe dela prefere ignorar o dom e viver sua própria vida, também descobrimos que a família Gorndon e talvez os próprios fantasmas estão de alguma forma ligados à cidade de Granville SPOILERS, pois é o tal do Romano que parecia ser o vilãozão praticamente não da as caras, mas seus amigos aparecem, e mostram que permanecem na cidade porque ela foi construída em cima de uma outra cidade (oO) que passou por grandes tragédias, matando todo mundo, ai resolveram apagar a historia reconstruindo em cima, depois que conseguir entender isso, você deve esquecer, porque o roteiro se esquece também... FIM DOS SPOILERS

Terceira temporada:
A verdade sobre o pai que avia abandonado Melina quando criança vem à tona, assim como seu meio irmão que também tem o dom de falar com os mortos e uma revelação no final da temporada SPOILERS, pois é o dom de família não está ligado à família Gordon, mas aparentemente o pai dela não tinha, o irmão dela faz um papel importante nessa temporada, porem desaparece completamente nas outras, há e lembra lá que tudo parecia indicar que os espíritos do mal estavam na cidade subterrânea? Pois é no final aparece um povo vestindo de branco dizendo que eles só estão lá porque querem ajudar, são espíritos que escolhem ficar na terra como observadores ué? Mas o tal do Romano aquela coisa toda de espírito do mal nas ruínas? Não significaram nada... FIM DOS SPOILERS

Quarta temporada:
Mais uma morte surpreendente, basicamente sendo uma temporada toda sem ligação com o que vinha acontecendo, só voltando ao assunto próximo ao final, temporada com bastante drama romântico SPOILER Rola uma historia que existem ‘’sombras’’ seres do mal, que se alimentam de espíritos desesperados, um livro que é capaz de prever o futuro e a gravidez de Melina, com um aviso que seu filho vai ter poderes que nem ela entenderia e que ele será uma figura importante contra as ‘’sombras’’. Basicamente costurando algumas coisas e ignorando outras. Esforçando-me, tentei entender como as mortes exageradas sendo algo ligado à cidade e Melinda e que o tal do livro e os guardiões iriam fazer algum sentido. FIM DOS SPOILERS

Quinta temporada:
Tem um salto de cinco anos na historia, eu não sei se foram avisados com antecedência que seria a ultima, no entanto segue a linha de sempre, os espíritos do mal, o porque o garoto é tão especial, porque a cidade é especial e tudo mais é ignorado na maioria dos episódios, para mostrar historias avulsas. SPOILERS Eu estava enganado e não fez sentido algum, o garoto é mais sensível que a mãe, e pode ver tanto as sombras como os iluminados, e o máximo que conseguiram fazer com o ultimo episodio, foi dizer que os seres iluminados são espíritos de crianças e que o garoto consegue liderar eles dando poder para que acabem com as sombras de uma vez por todas, e pronto fim eles viveram a vida deles e acabou, porque eram especiais, qual o sentido disso tudo e outras perguntas, não interessam, tudo isso só acontece no ultimo episodio, até então o seriado segue a mesma formula de só abordar o roteiro a longo prazo nos últimos episódios e o resto ser de historia avulsa FIM DOS SPOILERS

O formato de seguir historias avulsas e só abordar o mistério nos últimos e primeiros episódios de cada temporada é bastante chato, a falta de memória com o próprio roteiro também prejudica bastante já que o próprio seriado constantemente ignora o que já aconteceu, são coisas que vão irritando a longo prazo, o final capenga indica que ou estavam se achando demais acreditando que iriam ser renovados ou que simplesmente não se importavam com os espectadores, depois de ver as cinco temporadas eu voto na segunda hipótese.

No entanto, tem episódios realmente bonitos, tocantes, o amor de Jim com Melinda também é algo belo, mas basicamente é um seriado que não vale a pena acompanhar, caso de sorte de ver um dos episódios bonitos, vai se emocionar e só.

Nota: 4

Teve bons episódios, a idéia é bacaninha o mistério me intrigou, provavelmente porque nem os roteiristas sabiam o que diabos estavam fazendo, mas um seriado que ignora o próprio roteiro é foda, e essas explicações ‘’ela é especial’’, ‘’ele é especial’’, ‘’a cidade é especial’’... Pra mim não colam, não aceito e já estou começando a ficar com raiva disso e não agüento mais.

Para: Suas mães acompanharem uma novela com cara e jeitão de seriado, afinal o que importa não é o roteiro, mas sim o drama proporcionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário