Páginas

sexta-feira, junho 24, 2011

Horsemen (Os Cavaleiros do Apocalipse)



Diretor: Jonas Akerlund
Ano: 2009
Roteirista:Dave Callaham
Gênero: Drama, Suspense, Policial

Policial que se tornou um pai ausente para os dois filhos após perder a esposa, investiga assassinatos que são ligados aos quatro cavaleiros do apocalipse.

Leia Mais...

Com essa sinopse já imaginou vários outros filmes? Todos tentando ser um ‘’Seven’’ da vida? Yep...

Horsemen já nos créditos iniciais é picareta, mostrando bem grande ‘’Michal Bay apresenta: ’’ e ele só foi o produtor, não que se ele tivesse mais envolvido fosse algo bom, afinal eu até comentei aqui em casa, que provavelmente o final seria com o policial explodindo o quarteirão para matar o assassino.

O filme é bem clichê, tem todas as cenas padrões, policial se da conta que esta perdendo a família e dirige um carro pela cidade, cena que o policial entra em uma cena de crime e a câmera foca na câmera do perito forense, câmera essa que o flash faz um barulho enorme enquanto o policial discute o caso com outro, assassino esquisitão que tem o poder de ver atrás do vidro/espelho na sala de interrogatório, pseudociência e por ai vai...

Eu vou contar a historia, porque não da pra comentar sem spoilers e como é uma porcaria... Mas fica para o final.

As atuações são medianas, Dennis Quaid faz o policial, Ziyi Zhang é uma personagem importante, tem o Peter Stormare também... Nenhum deles são personagens marcantes a Ziyi e o Dennis são importantes, mas é difícil sentir empatia, fora que a Ziyi Zhang faz uma adolescente.

Trilha sonora é genérica, e o uso também, musiquinha lenta com piano em cena ‘’triste’’. O roteiro é daqueles ‘’veja só tudo faz sentido porque eu quis!’’ Do tipo botam uma cena de um teatro que tem alguma ligação com a mulher do policial que morreu de câncer, e é justamente nesse teatro que vai acontecer algo mais pra frente, não faz sentido se você tentar pensar como os personagens, apenas que o roteirista achou que ia ser legal. Fora os clichês básicos, tatuagem/piercing é diretamente ligado a drogas e criminosos, que indiretamente também são ligados a cultos do mal, que usam pentagramas e letras vermelhas para mostraram que são coisas do mal.

A direção trabalha com o roteiro para fazer uma historia simples e sem graça, parecer um grande enigma e falha, fica confuso e parece complicado sim, porem as respostas são jogadas na sua cara em cenas bobas, como o policial entende que os crimes estão conectados com os quatros cavaleiros do apocalipse? Ele lê ‘’Come and See’’ escrito em uma cena do crime, ai acha na sua biblioteca particular o livro ‘’enciclopédia de citações’’ e vê que é da bíblia, lê a bíblia e entende quase tudo, o que falta ele conversa com um padre qualquer que por sua vez é um perito em simbologia.

Vamos a melhor parte da analise e a pior do filme os SPOILERS.
Contarei a historia de forma resumida e linear.

O filho mais velho do policial e outros quatro personagens fizeram terapia no mesmo lugar, então resolveram se juntar como ‘’os quatro cavaleiros do apocalipse’’ para matar pessoas, criaram um site que reúne vários outros emos, digo adolescentes que sofrem por terem nascido nesse mundo cruel e os pais não dão a mínima (sniuf). Nesse site eles exibem vídeos dos assassinatos e o objetivo é que todos os participantes do site se rebelem e se vinguem da sociedade.

Acontece que isso tudo só faz sentido, ou melhor, tenta fazer no final do filme, até então é tudo confuso, tendo o policial só descobrindo que o filho faz parte do grupo no final e o próprio filho no melhor estilo ‘’vilão do 007’’ contando o plano todo.

Dentre as cenas e roteiro incrível, temos a Ziyi Zhang (do O Tigre e o Dragão) interpretando uma adolescente que foi adotada por uma família, quando tinha oito anos e depois a família conseguiu ter duas filhas naturais, e o padrasto abusa da jovem chinesa, interessante é que ela geralmente veste um vestido estilo família Adams, preto e com uns babados de renda, inclusive em fotos e o resto da família usando roupa normal...

Ela começa como uma personagem normal e se revela uma das mentes idealizadoras em uma tentativa de Hannibal Lecter de saia, ela se entrega para policia, a cena é bacana do nada ela depois de contar a historia de sua vida passeando no parque com o policial, tira um saco plástico com um feto, falando ‘’eu não sabia que ela tinha isso dentro’’ e revelando que ela tinha matado e torturado a mãe adotiva, porem não faz sentido algum ela se entregar, e o policial acaba indo sempre procurar ela para tentar entender o caso, e bom ela parece mais uma pessoa carente querendo conversar que um psicopata inteligente.

Tem umas sacadas muito toscas, eram quatro cavaleiros, ai mataram um deles porque ele não era tao porra loca igual os outros, daí os quatros escreviam cada um em um lado da cena do crime ‘’Come and See’’ como não tinha o quarto cavaleiro só ficou com três lados escritos e foi assim que o policial entendeu que uma das vitimas fazia parte do grupo.

Através de um XD Card a policia conseguiu identificar o IP e localização de um dos computadores em que ele foi usado...

O policial quando acha o covil do grupo vê na tela de computador um site ‘’We are Nothing’’ conseguem resgatar um dos HDs depois que uma armadilha toca fogo em todo o local, e recuperando as informações consegue achar o site ‘’We are Nothing’’, pesquisar na Internet nada...

Esse policial é um perito forense de odontologia, inclusive escrevendo livros sobre o assunto, porem quando encontra dentes eles ficam a cargo de outro perito e quando esse lhe da os resultados ele pergunta ‘’tem certeza?’’ Como se não tivesse entendido a conclusão do perito.

Na cena final o filho do policial sozinho consegue se suspender em ganchos pendurados no teto em uma altura alta aparentemente sem escada ou algo do tipo para chegar lá em cima, fica meia hora revelando os planos para seu pai e ‘’morre’’ o policial então com um chutinho consegue se soltar, pegar a arma e atirar na estrutura para que seu filho possa cair de uma altura alta e milagrosamente mostrar que está vivo, dando tempo de ignorarem o site os tais milhares de usuários, a asiática adotada, os vídeos dos crimes e poderem dizer que se amam muito e que o policial sente por não estar presente fazendo com que o pobre filho torna-se um assassino.

FIM DOS SPOILERS



Nota: 3

É um filme daqueles que olhando até engana, parecendo bom. Mas prestar atenção no roteiro destrói qualquer ilusão.

Para: Fugir

FUJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário