
Diretor: Chris Fisher
Ano: 2009
Roteirista: Nathan Atkins
Gênero: Ficção Cientifica, Mistério
Dez anos depois, vemos o que aconteceu com a irmã de Donnie, Samantha Darko...
Donnie Darko é um filme completo, tem começo, meio e fim, virou ‘’cult’’ porque tinha uma historia que pode ser considerada complexa, deixava margem para varias teorias e revendo sempre mostrava alguns detalhes a mais, caso você tenha perdido os anos 90, Donnie Darko seria um ‘’Efeito Borboleta’’ mais antigo (e melhor vai).
No entanto ainda seguindo minha comparação, apesar do filme ser completo, resolveram fazer seqüências, por mais estranho que seja, até consigo ver meios de criar uma historia em cima, no caso do Donnie Darko poderia ser focado na mulher que escreveu o livro sobre a viagem no tempo e como ela foi ficando maluca...
De qualquer forma só o anuncio já atraiu o ódio dos fãs. E como todo bom fã já foi assistir com o nariz torcido para poupar trabalho e já tinha em mente o que reclamar mesmo sem ter visto o filme. Só que se pararmos para pensar é injusto esperar algo tão bom quanto, ou melhor, que um filme que tenha causado tanto impacto e mesmo com o passar dos anos ainda é aclamado, seja por expectativas demais, já ir xingando ou mesmo as lembranças fazerem com que o filme seja melhor do que realmente é.
Eu não vi sentido em uma continuação, mas resolvi assistir sem ter lido nada a respeito e sem expectativas, como uma seqüência à única coisa realmente exemplar é o uso da Daveigh Chase que interpretou a irmã do Donnie no primeiro filme há dez anos (acho) repetiu o papel (e ficou bem gatinha, e sim tem mais de dezoito anos), e bom só... Tentam ligar outros personagens, mas não faz lá muito sentido, e acaba copiando seqüências e temas que estiveram no primeiro.
Seja o começo com o personagem principal ‘’passeando’’ por uma estrada enquanto uma musica toca, com Donnie e sua bicicleta ou Samantha em um carro brincando com um cata-vento, seja o treco saindo da barriga nas ilusões, até mesmo o coelho e a idéia de redenção (?) no final da historia, acontece que no Donnie existiam milhares de possibilidades para se entender o filme, já no S.Darko não, ele é bem linear e alguns pontos nem chegam a fazer sentido, como os ‘’homens de preto’’ que andam por toda cidade, sendo apenas brincadeirinhas do diretor.
Quem viu o Donnie Darko com os comentários do diretor e autor, sabe que boa parte daquilo não tinha sentido mesmo e a explicação do filme é uma bosta, mas se divertiu bastante criando e discutindo teorias, no S.Darko não te da brecha para isso, se no Donnie tinha a mensagem ‘’o mundo vai acabar’’ e você poderia entender como ‘’o mundo de Donnie vai acabar e não o mundo no sentido universo’’ no S.Darko é ‘’tem umas caras com terno preto e óculos escuros pra lá e pra cá, deve ser por causa do meteoro... E o que isso tem haver com o resto? Nada.’’ E não tem mesmo...
As atuações são boas, a direção e o roteiro se inspiram demais no primeiro filme, só que não consegue causar o mesmo mistério, faltando um quarto para o final ainda estava me prendendo e se tivessem amarrado melhor a historia eu até defenderia mais, mas a conclusão foi previsível e não fez muito sentido, na pratica ‘’pra que tudo isso se no final das contas não serviu pra nada?’’ Foi o que me perguntei.
A trilha sonora também tenta seguir a idéia do primeiro, mas não se sai bem, parte das musicas complementam as idéias do roteiro (as letras) outras estão de enfeite.
Se eu não comparar, é um filme mediano, entretêm o final não chega a ser algo que me fez xingar, mas foi bem fraco só que até lá me divertiu e olha que nem foi só pelas protagonistas de shortinho passeando pra lá e pra cá com as pernas de fora.
Nota: 5.5
Ta longe, bem longe de ser a bomba que os fãs consideram, e também ta muito longe de ser uma obra prima, tem ‘’estern eggs’’, tem detalhes por todo o filme, mas não anima a procurar e caso você encontre, acaba não tendo sentido na historia alem de ser algo legalzinho. É um roteiro explica quase tudo e o que não é explicado não motiva a procurar respostas. Divertido enquanto se esta assistindo, mas tanto faz depois.
Para: Ver quando estiver de bobeira.
*Aos fãs de Donnie Darko, antes de reclamar da historia de S.Darko vejam a explicação e comentários do diretor de Donnie Darko no dvd do Donnie Darko.
Nenhum comentário:
Postar um comentário