Páginas

sábado, janeiro 15, 2011

Red Dead Redemption


Ano de lançamento: 2010
Gênero: Sanbox no velho oeste (tipo gta)_
Plataformas: PS3 e Xbox 360 *Testado no 360
Estúdio: Rockstar San Diego
Distribuído: Rockstar Games

Na pele de Jonh Marston um ex-criminoso que está sendo coagido por agentes federais para caçar seus antigos companheiros de crime, em troca de sua própria família.

Leia Mais...

Red Dead Revolver, foi um jogo bastante interessante com uma historia linear, porem marcante devido a seus personagens clichês, mas extremamente divertidos e na mesma época outra empresa tinha desenvolvido um jogo com o mesmo tema de ‘’western’’ que foi o GUN, esse sim sendo um ‘’GTA de velho oeste’’ com uma historia chatinha, mas cheio de coisas para se fazer...

E bem Red Dead Redemption só tem o nome em comum com o ‘’Revolver’’ ta mais para um ‘’GUN Redemption’’ até porque o GUN passou despercebido, com varias missões opcionais, possibilidade de fazer varias coisas e infelizmente uma historia (falarei mais pra frente) que deixou a desejar.

Graficamente o jogo é bom, em algumas partes rola uns bugs estranhos, como erros de colisão (que são comuns no gênero) ou coisas do tipo, em uma cutscene um personagem ganhou um ‘’irmão gêmeo’’ com o clone lá parado olhando a cena toda, ou a cena de sexo que foi uma das coisas mais inúteis de todo o jogo, diga-se de passagem, eu não entendi porque não tem palavrões ou cenas mais fortes, mas tem uma cena de sexo inútil...

Em algumas partes com cenário mais carregado é possível ver o cenário ‘’brotando’’ do nada ao longe enquanto você caminha, que também não chega a ser tão prejudicial é até comum pro estilo, já nas partes abertas o jogo é muito bonito, principalmente cavalgar em morros altos tendo uma bela visão de nascer do sol ou uma noite bem estrelada de lua cheia, tem mudanças climáticas, tempestades, garoa, aqui me deu trabalho regular o brilho da tv (monitor LCD, usando cabo de vídeo componente HD AV) já que de noite e varias partes com minas deixam o jogo bem escuro, porem no sol ele é bem claro, faltando o bom e velho regulador de brilho nas opções do jogo.

A quantidade de coisa pra se fazer é absurda, tem blackjack (21), poker, jogo de dados, arremesso de ferradura, queda de braço (braço de ferro, arm-wrestling), um que é ficar com a mão aberta e bater a ponta de uma faca entre os dedos abertos, missões de vigia noturno, caçador de recompensas (com missões de capturar vivo ou morto e algumas que só da pra capturar vivo) domar cavalos e caçar animais que depois que você mata pode ‘’destrinchar’’ para pegar a pele, carne e outras partes podendo vender em lojas. Alem de encontros randômicos, com gente pedindo ajuda, emboscadas e até mesmo uns bandidos fdp que tentam roubar seu cavalo, teve uma que estavam tentando enforcar um rapaz, ai era matar os bandidos e atirar na corda =D

A jogabilidade é parecida com o GTA IV tem um botão para usar proteções que não funciona muito bem, tipo se você correr e parar quando se encosta à proteção funciona se você for a uma pedra, por exemplo, e ‘’andar’’ o cara vai ficar dando volta com as costas na pedra podendo dar uma volta completa (ou seja, ao invés de ficar protegido o cara fica de frente pro inimigo e de costas para a pedra) mira automática, da para saltar e esse botão de salto é possível escalar algumas partes, mas não conseguir em nenhum momento tirando as partes pré-definidas da historia usar essa opção de escalar de forma útil, tipo subir em casas ou escalar morros altos pra ter uma visão melhor.

Tem roupas extras, porem são kits e alguns deles só abrem quando alguns requisitos são completados, e tem um item o lenço no rosto que alem de alterar o visual te impede de ganhar fama sendo positiva ou negativa (utilidade quase nula, mas pra mim foi bem vindo afinal só ver minhas fotos =P). Uma coisa legal é que a roupa com o tempo vai ficando suja.

Alem das armas básicas, revolveres, rifles, rifles com mira telescopia, espingardas calibre .12 temos modelos de armas diferentes, facas, armas de arremesso, como dinamite, facas de arremesso e molotov e o laço, que é utilizado para laçar (hóooo) cavalos e poder domar eles ou até mesmo pessoas, uma das coisas mais divertidas é laçar um bandido e arrastar ele com o cavalo, ou então algo inútil, mas que me fez rir bastante, que foi laçar uma garota amarrar ela e carregar até um trilho de trem, me sentindo o vilão que enrola a ponta do bigode =P As armas e o laço funcionam bem, para caçar pássaros é meio chato que às vezes a mira automática não mira aonde você quer (ou lugares que tem inimigos, mas pássaros voando, ai você mira nos pássaros ao invés do inimigo), eu tentei exterminar a águia careca, mas não deu =P Uma coisa interessante é que os búfalos entram em extinção caso você mate muitos, eles simplesmente não vão dar respawn e isso se deve a uma parte que um índio fala algo do tipo ‘’o homem branco não sabe conviver com a natureza, e se continuarem abusando os búfalos logo estarão extintos’’.

A quantidade de animais é grande tem ursos, veados, cervos, corvos, galinhas, vacas, cobras, lobos e mais um monte de bicho, alguns devem ter feito de sacanagem, tem um bicho que eu não descobri qual é, mas é pequeno e quando estou a cavalo acabo atropelando só me dando conta quando escuto um ‘’mi’’ agudo e alto (um coelhinhos brancos do rag, talvez?), os animais também geram encontros ao acaso, com pessoas sendo atacadas ou mesmo você, e não é muito legal um ataque de dois felinos selvagens de grande porte...

Cavalos são importantes, porem não da pra visualizar qual é mais rápido ou lento, amenos que compre um ai aparece escrito, eu vi três tipos de montaria diferente, que é o cavalo normal, um cavalo muito magro no México e os burros também no México, burros bem dizer são enfeites, porque andar com eles é uma bosta, pois são muito lentos. Alias as viagens são bem chatas, da para usar o trem que passa em horários específicos, usar ‘’táxis’’ que ficam nas cidades, usar um tipo de ‘’teleporte’’ quando você monta um acampamento para dormir e gravar o jogo, mas nesses meios não cobrem o mapa todo, sendo inevitável sair galopando por ai, é divertido por um tempo, os encontros randômicos, ver o céu e tudo mais, mas cansa e tem horas que é um saco, principalmente se você erra o atalho e vai parar no alto de uma montanha.

O cavalo mesmo às vezes da problema na hora de manobrar fazendo com que você escorregue de morros, podendo fazer com que o cavalo morra ou mesmo você. Alias uma outra coisa bem chata é que você não sabe nadar e morre se cair na água.

Uma coisa bem chata é que boa parte das missões você deve dirigir uma carroça ou andar de cavalo junto com alguém, apesar de ter um botão para deixar a velocidade igual e poder acompanhar seu colega ele geralmente anda no meio da rua fazendo com que você fique andando pelas pedras, ou trombando no que tem pela frente, o botão para acompanhar tem que estar pressionado e você tem que guiar com o direcional entendo que a idéia é a de fazer os diálogos e a historia ‘’in-game’’ alem dos vídeos, mas é chato pra carai ficar mais de 3 minutos andando com algum Zé-mané ouvindo ele falar sem poder largar o controle para ir ao banheiro ou avançar (pular) como nos vídeos.

Só isso faz com que Red Dead Redemption seja um jogo incrível? Não... Só isso faz com que seja um bom jogo, mesmo ignorando a historia é possível brincar por horas só passeando tentando descobrir coisas novas ou fazendo bobeiras tipo eu com mocinhas amarradas em trilhos de trem, para se tornar um jogo incrível ele precisaria de uma historia marcante, e bem...

Logo no começo você é ferido e acolhido por uma mulher ‘’no mundo dos homens’’ ela é uma fazendeira durona, que te ajuda e as missões dela são basicamente te ensinando os mecanismos do jogo, é uma personagem interessante, mas sofre do problema do GTA IV é uma personagem semidescartável, depois que você conclui as missões dela, só tem um pequeno encontro perto do final do jogo e é isso, mais da metade do jogo você não tem mais contato e ela é a única que você reencontra o resto só dura enquanto estiver fazendo as missões, como o roteiro que eu esperava ser um Deadwood (seriado) acabou saindo um filme do Duke (John Wayne) com um velho oeste mais ‘’limpo’’ e ‘’polido’’ esses personagens que não tem nada marcante, só acabariam criando alguma empatia pela convivência...

Isso fez com que eu não consegui ligar para nenhum deles tipo ‘’há ta quer que eu salve seu grande amor? Foda-se... Só vou fazer porque senão não passo dessa parte’’ o próprio personagem principal não tem muito carisma, ele fica martelando toda hora que quer voltar pra família e terminar logo com isso, mas sempre acaba ajudando os outros personagens e fazendo o que pedem, virando missões obrigatórias.

À parte do México foi bem estereotipada praticamente dando a entender que as únicas pessoas de caráter no pais são dois estrangeiros, o personagem principal e um pistoleiro que some durante a historia, já os Mexicanos estão em praticamente uma guerra civil, aqueles que estão no poder são fdp e os que tentam tomar o poder só querem se dar bem, a única personagem lá mais interessante fica falando com você como se estivesse dando ordens e tem uma historia pra lá de babaca sendo apaixonada pelo ‘’rebelde’’ que quer dar o golpe de estado e esse nem ligando pra mais uma camponesa sonhadora =S

Ai depois de ter feito o que os agentes federais queriam, você finalmente volta para sua fazenda e reencontra a mulher e o filho, ai começa a brincar de casinha, com missões que vão de caçar e tentar se entender com seu filho ou levar gado para pastos...

Até ai estava fazendo as missões, apenas para terminar logo o jogo e poder fazer a analise, já que a diversão mesmo pra mim está só em ficar brincando com o cenário e isso não traz nada para a analise...

Até que pintou a penúltima missão...

SPOILERS PESADOS
Bom a idéia do jogo é que o Jonh Marston um ex-criminoso está tentando deixar essa vida para trás, tentando dar um bom futuro para seu filho e esposa (que é uma ex-prostituta) tendo que caçar seus antigos companheiros de crime para isso em busca de redenção.

Ai nessa missão os agentes federais invadem a fazenda caçando Jonh que já avia pego seus ex-parceiros e achava que tinha pago suas dividas com a sociedade, então Jonh cercado resolve fazer um ultimo sacrifício, mandando a esposa e o filho saírem da fazenda e enfrentando os agentes do governo... E morrendo com vários tiros em uma cena linda, com direito a cair de joelho respirando ofegante e soltando lentamente a arma.

Ai o filho e a esposa voltam e mostra o tumulo do Jonh e depois a câmera abre mostrando o filho adulto e na frente dele do lado do tumulo do pai agora o tumulo da mãe, e ai você joga com o filho, podendo fazer as side-quest que sobraram...

Quando vi isso achei incrível, imaginei uma continuação direta com o filho se vingando do mundo, pois a época é quase no final do ‘’oeste selvagem’’ e basicamente o governo estava tentando ‘’limpar’’ os rastros dessa época violenta, fiquei eufórico achando foda demais... Ai descobri que tem mais uma missão... Essa sim a ultima

Na pele do filho de Jonh você vai atrás para se vingar do agente federal que matou seu pai, a missão consiste em achar o agente que agora tem status de herói e esta aposentado, a esposa dele fala que ele é um bom homem que o governo não o deixa descansar e ter paz depois de tudo que fez e blabla, basicamente mostrando que ele é um bom homem e fez o que fez por estar em um lado oposto, então você e ele duelam e o jogo acaba com a morte do agente...

Basicamente seguindo a mesma idéia de tantos westerns, que mostram que não tem um vilão ou herói, mas sim lados diferentes e eles fazem o que é preciso para sobreviver, que a saga de Jonh e sua morte para dar um futuro diferente para seu filho resultou com o garoto seguindo o mesmo caminho ao matar o agente federal aposentado (sniiiiiuuuuuffff buuuuaaaaaaa).

Ta foi bonito, poético, mas vamos pensar direito, se fosse um filme seria foda? Eu aplaudiria... Mas como um jogo não seria mais interessante colocar algo com mais adrenalina e épico? Ou mesmo finalizar com o garoto adulto diante dos túmulos e ai trabalhar em uma continuação do jogo tendo essa, pré-seqüência marcante? Quando abriu para consolar o filho fui correndo trocar de roupa (no jogo), pegando o sobre-tudo, botei um lenço na cara e corri para cidade principal abrindo fogo em tudo que passou pela frente ‘’me vingando’’ apenas como uma brincadeira, mas a sensação foi muito mais divertida do que a missão final e toda sua poesia... E garanto que no futuro vou me lembrar mais da parte que brinquei do que a missão real.

FIM DOS SPOILERS


O jogo também conta com DLCs que vão de personagens, missões armas, e foi anunciado um que teria zumbis, não joguei nenhum deles e so o de zumbis me animou, se eu pagar rola um update aqui, mas provavelmente vou deixar passar.

Nota: 8


Se a historia fosse melhor levaria nove ou mesmo dez, apesar de não ter nada do Red Dead Revovler (coisa que eu estava esperando), ser um velho oeste ‘’bonito’’ (eu esperava algo cru e seco) é um jogão, muita coisa pra se fazer, muita coisa que acontece a todo o momento, mesmo que não tenha grandes variações, como nas cidades é comum ter brigas ou alguns clientes tentarem matar as prostitutas, faz com que sempre tenha algo pra se ver ou se fazer (salvar as meninas), tentar fazer algumas besteiras tipo matar o urso só usando a faca, ou dar uma de bandido, roubando banco... Só que assim como o GTA IV a historia é poética é bonita e blábláblá, mas não é a porra de um filme é um jogo e faltou uma historia, mais focada para essa mídia, com menos diálogos gigantescos e chatos e mais adrenalina.

Para: Vale a pena todo mundo que gosta de videogame dar uma conferida nem que for alugando, mas a historia é mais para fãs de western antigos, galerinha que gosta de ver significados profundos e tal...


Nenhum comentário:

Postar um comentário