Páginas

sábado, dezembro 04, 2010

Darkfall



Ano de lançamento: 2009
Gênero: PORPG (PO? Seila é RPG online que você fica meses upando)
Plataformas: PC *Testado rodando Windows XP
Estúdio: RAZORWAX
Distribuído: Aventurine S.A.

MMORPG, ou seja, lá que sigla preferir, Darkfall é um jogo de rpg on-line ambientado em um cenário de fantasia medieval.

Leia Mais...

Se não fosse pelo amigo Ferrark eu nunca teria ouvido falar desse jogo, alias até hoje só vi ele falando =D. A primeira olhada no site não me chamou em nada a atenção, acho que rpg on-line de fantasia medieval é um mercado saturado e eu já não tenho mais saco para testar, para piorar Darkfall é pago com mensalidades e na época não tinha demo ou trial (demonstração ou licença de uso para alguns dias), então joguei os ombros pra cima e exclamei ‘’meh!’’.

Ele então com o passar do tempo ia me contando o que descobria no jogo, e até que parecia legal, lembrando um Ultima Online (o melhor jogo de rpg on-line já feito pelo homem) e que fizeram uma trial de quatorze dias, mas era preciso pagar um valor simbólico de um dólar, foi ai que exclamei ‘’há ta!’’, e mais uma vez não joguei.

Tempos depois ele me informa que agora o trial é gratuito! E como eu não tinha mais desculpa, tive que testar (mentira testei porque estava com vontade mesmo). Então essa analise é sobre o teste.

Antes de criar a conta fiquei meio confuso com as informações do fórum e até a da pagina, basicamente ou você baixa o cliente pelo site e depois faz um download gigantesco do jogo ou baixa um torrent que se encontra no mesmo site sendo um arquivo maior e ai depois de instalado você faz o download dos patches acumulados (que é um tamanho de respeito também), tem um outro ponto que me deixou puto, mas como já reclamei bastante vou omitir aqui da analise, mas tenha em mente se quiser testar pode acabar gastando um dia do seu trial só baixando arquivo, é fácil, mas foi demorado tendo picos de 200kbs na velocidade do download.

A criação de personagem é legal, existem algumas raças de orcs, humanos até mesmo algo que lembra homens lobo, é possível customizar seu personagem e as opções são bacanas, deu para criar um orc, com caninos inferiores grandes, piercings tribais e usando um frondoso moicano, o sistema de nome também é bacana já que obrigatoriamente usa nome e sobrenome, o que dificulta problemas comuns como tentar por um nome e ele já existir, dá para escolher nomes randômicos, mas pelo menos os dos orcs são bem ridículos ‘’slash cutthroat’’, não chega a ser um problema do jogo, mas seria legal que já que deram um conceito mais ‘’tribal’’ para as raças, que saísse dessa coisa ‘’D&D’’ estereotipada.

O gráfico na parte de criação é bom, pude escolher a cidade que começaria, pelo que deu para entender cada povo tem um continente e cada continente tem algumas cidades, ai tu escolhe onde quer ‘’nascer’’ no caso a cidade orc tem um tom mais sombrio, com pedras e correntes. A visão é em terceira pessoa para andar e primeira pessoa para combate, o que me causou náusea e vários incômodos, infelizmente não da para alterar, o combate em primeira pessoa é bacaninha, nada de mais o uso de arcos é um pé no saco por não ter mira e eu não testei magias.

Conversar com npcs e qualquer outro tipo de ação que queria fazer fora combate é em terceira pessoa (o que também não da para mudar, como deixar o jogo todo em primeira pessoa) muitas das ações acontecem em um menu pausado, como ver o inventario, lotear (pegar as tranqueiras do inimigo morto), ver os atributos, o que também causa desconforto, não é algo que prejudique tanto, mas para lotear é chato tendo que arrastar item a item, o problema é que você fica vulnerável a ataques e o jogo é full pvp, qualquer jogador em qualquer momento pode te matar (tem um sistema de vinte e quatro horas ‘’café com leite’’ para personagens novos, em que você não pode ser atacado por outros jogadores).

Os menus de um modo geral são ruins e pouco intuitivos é preciso dar uma lida no tutorial para se entender com tudo, existe também um tutorial dentro do jogo que é basicamente um navegador que acessa o site, ele é extremamente lento e compensa mais você dar alt+tab e usar o seu navegador de Internet para abrir a pagina, o chato é que as quests só podem ser acessadas por esse navegador do jogo (acho, não consegui no meu firefox) e se você joga pegando várias, acaba perdendo tempo para conseguir ler o que é preciso para concluir.

Não tem classe de personagem e as raças pelo que vi é apenas estética e não muda em nada a interação com o mundo, não possuem características de atributos específicos e tal, pelo que vi também não existe level, os teus atributos sobem com uso e pelo que me falaram ninguém sabe ao certo se tem um limite, é um jogo relativamente novo, mas já tem jogadores antigos então para um novato acaba sendo complicado, já que você pode subir todos atributos, mas para tirar melhor proveito é preciso subir apenas alguns concentrando o esforço e tento melhores leveis.


Ele realmente lembra um pouco o UO, da para construir coisas, por exemplo, um arqueiro pode também construir seus próprios arcos e flechas ao invés de ficar comprando, e para construir é preciso ‘’colher’’ itens, no caso cortar arvores para pegar madeira, minerar por ferro... Só que no Darkfall não para por ai, as arvores também dão resina que vira cola/elástico, para fazer arco também é preciso couro.

Lembrando que só tive quatorze dias e minha intenção nunca foi de começar a pagar mensalidade, eu não me dediquei a evoluir, e por sua vez não tenho idéia do que da para fazer com atributos altos, mas fui informado que é possível construir barcos e uma infinidade de coisas incluindo cozinhar alimentos. Eu não sei ao certo se tem como construir coisas com suas próprias ferramentas, mas na cidade tem forja, mesa de marcenaria e fogão a lenha, aonde você usa ferramentas e os itens que pegou, no caso não sei se da, por exemplo, de fazer uma fogueira na floresta e cozinhar um caldo, ou ter uma casa com forja, provavelmente o Ferrark vai postar comentando e fala alguma coisa.

Os gráficos são ruins, as texturas parecem de jogos antigos, falaram que vai ter um patch que vai melhorar o gráfico, mas não sei quando sai.

As musicas e efeitos sonoros são meio genéricos, o clima do jogo é legal, anoitece, chove, tem neblina, a fauna é bem variada, com monstros, animais e eu vi um vídeo com um Kraken (uma lula gigante atacando um barco).

Sei que ta uma bosta essa analise já que não sei de quase nada, e você testando talvez tenha a mesma sensação, já que é um desses jogos de rpg ‘’persistentes’’ que recompensam apenas aqueles que insiste em jogar e subir level, mas em todo caso que isso pelo menos sirva para que você tenha conhecimento da existência de tal jogo.

Eu me diverti, deu vontade de jogar e explorar mais, não fiquei motivado a treinar já que nunca foi a intenção pagar a mensalidade de 14,99 dólares depois de ter pagado a taxa inicial de US$29,95 do primeiro mês, mas eu sou mão de vaca, quando a questão é jogo com mensalidade (me recuso a pagar por princípios =P).


O problema é que é um jogo visivelmente ‘’independente’’, que estão começando nesse ramo e não sabem direito como fazer, e algumas idéias acabam prejudicando ao invés de ser legal, como o esquema de visão, ou o menu ‘’pausado’’ que no caso você fica travado o resto do mundo continua se movendo e você pode morrer por causa disso, ou o exagero na parte de coleta e criação de itens, eu não vi vendedores de jogadores o que também é complicado, afinal a venda de itens de coleta, seria uma mão na roda.

Não irei dar uma nota, pois acho que não apreciei o suficiente. Mas pelo que vi é um jogo que você só vai ter prazer de jogar caso insistir. Pessoalmente não acho uma boa idéia insistir gastando 15 dólares por mês, mas seila tem conteúdo para se fazer, inimigos para enfrentar, áreas para explorar mais que o suficiente. Não tenho idéia se existem eventos também.

*Como falei é full pvp, então tente treinar bem nas vinte e quatro horas ‘’noob’’ porque depois vai ser foda. Não cheguei a encontrar nenhum PK (Player Killer) fdp, que me matava direto ou gangues, mas tive varias mortes, tudo bem que varias eu que provoquei só de sacanagem, pelo prazer de pentelhar jogadores de level mais alto no melhor estilo ‘’mosquito’’ possível... Mas enfim já que não ia upar e não da para explorar áreas muito difíceis eu precisava de algo para me divertir =D


3 comentários:

  1. Ah sim, eu vim comentar.

    Mas não vou desmerecer os comentários do Cruor, tem uns muito pessoais.

    Primeiro qto a textura do jogo, já está beeeeeeem melhor, mas não recomendo ninguem a jogar nela, e a configuração mínima do jogo eu já acho melhor que muitos outros MMORPG, não comparo com jogos offline pq esses acabam tendo mais recursos.

    A visão do personagem agora pode mudar, na verdade ela já fik em terceira pessoa, só vai pra primeira pessoa se o jogador quiser, ou caso se use arco e flecha e magia, que igual no Fable são em primeira pessoa.

    Já no comentário do arco e flecha...cara sempre teve mira, pelo menos desde de quando comecei a jogar eu sempre vi a mira do arco e flecha, mas a flecha respeita uma certa física que busca ser realista, por. exep., para acertar alvos distantes tem que se mirar acima deles...

    O lance do Trial é fato, e o Cruor não é único a reclamar dele.

    Eu sou suspeito para falar do jogo, sou fã dele, é o melhor atualmente, e a aventurine já modificou ele bastante desde a vez que o Cruor jogou então, meio de metido, mas essa análise já está defasada.

    O que ainda chateia algumas pessoas mais exigentes é que não foram implantados os sistemas de construir casa e de vendedor dos jogadores...a casa só se pode ter em certos locais...algo mais próximo ao jogo Fable, e são caras e tem de se pagar taxas...tudo com dinheiro do jogo, nada de sacanagem de pagar por fora...até pq já se paga uma mensalidade de 15 doletas.

    Recomendo pra quem goste de MMORPG, de uma experiência mais selvagem nesse campo.

    P.S: Cada raça constrói itens próprios de raça, e tem valores iniciais e máximos de atributo diferentes das outras...só respondendo uma dúvida do Cruor.

    ResponderExcluir
  2. eee ferrark em ferias, agora o blog volta a ter comentarios reclamando da nota \o/

    O que importa é torcer para que de tempo de arrumar o jogo para que ele fique bom, e que a empresa nao va a falencia antes disso acontecer tipo aquele que eu ja esqueci o nome de malaco vs policia

    ResponderExcluir
  3. Hehehehehhehe...mas tu tais com uma mania de reclamar de texturas hein...

    A Aventurine já ta com o DF a quase dois anos, não vai falir q nem a empresa do APB...já até ampliou a equipe para terminar o maior patch do DF...

    ResponderExcluir