Páginas

quarta-feira, novembro 03, 2010

Plan 9 from Outer Space (Plano 9 do Espaço Sideral)



Diretor: Edward D. Wood Jr.
Ano: 1959
Roteirista: Edward D. Wood Jr.
Gênero: Ficção Cientifica, Suspense

Alienígenas depois de varias tentativas sem sucesso de contato com os terráqueos executam o terrível ‘’Plano 9’’.

Leia Mais...

Antes de tudo, tenha em mente que eu gosto desse tipo de filme, tenha em mente que foi feito em 1959, efeitos especiais, linguagem, ‘’vícios’’, costumes e tudo mais era diferente, principalmente o ritmo e a forma de contar a historia. Portanto a nota vai estar um pouco alta e caso você for assistir não espere para ver algo com ritmo de vídeo clipe...

A pesar do aviso que dei, ‘’Plan 9’’é ruim, apesar de não terem meios para fazer efeitos especiais, poderiam simplesmente não fazer, mas, arriscaram e temos OVNIs com aparências bizarras chacoalhando pra tudo que é lado em um fundo estático, cabine de piloto de avião feita com cartolina e cortina e por ai vai... Você pode achar ridículo ou genial afinal arriscaram, de qualquer forma é complicado falar de um filme com uma linguagem tão antiga, para um publico atual sem que fique chato (mas vou tentar).

A narrativa e atuações seguem a linha ‘’novela de radio’’ você pode até fechar os olhos e só ouvir que vai conseguir ‘’ver’’ a historia, devido ao narrador constante, como uma mulher que vai ligar de um orelhão depois de ter visto UFOs, e o narrador narra isso com a imagem acontecendo e pausas entre os diálogos deixam o ritmo bastante lento e em alguns momentos cansativos (apesar de que eu gosto da forma dos diálogos). O roteiro tem alguns buracos, do tipo ‘’como ele foi parar lá?’’ ou ‘’para que aquele cara ta fazendo aquilo?’’.

Atuações bem de cinema mudo, com expressões faciais forçadas e cenas mais travadas e alguns vícios de atores tipo o Bela Lugosi que acaba interpretando O Dracula e a Vampira que interpreta a Vampira mesmo =P. Caso você não entendeu, Bela Lugosi fica se escondendo atrás de uma capa, e em suas cenas ele a sacode, esconde o rosto e caminha lentamente (e bom para mais detalhes procure sobre ele no google) e a Vampira era meio que uma ‘’Elvira’’ da época (caso ainda não entendeu, vai pro google também).

A trilha sonora é bem legal, instrumental e como a linguagem é de radio ela tem um papel importante e é bem empregada.

A direção apesar de usar péssimos efeitos, teve uma ótima idéia, quando soldados atiram nas naves espaciais é usada filmagem de guerra real, efeitos especiais nos UFO’s e cortes mostrando um ator que seria o sargento, em um fundo estático ‘’dando ordens’’ daí fica cortando para a cena real dos canhões, os ufos e o ator.

A historia, alienígenas tentaram contato com a Terra, mas não deu certo, então decidiram que é melhor destruir os humanos para proteger o universo, já que os humanos são brutos, ignorantes e prepotentes. A pesar de cansativo o plot é bem construído realmente mostrando os humanos assim.


Nota: 6,7


Mais uma vez, eu gosto de filme assim! Vampira linda com sua cintura de vespa, os diálogos, o uso de luz e maquiagem para dar destaque no filme preto e branco, as musicas instrumentais, Bela Lugosi...

Para: Gente que realmente gosta do gênero, ver algo tão ruim que acaba ficando bom.

*Vai rolar um Remake, pelo que li é sem grana.
Tem uma versão pornô chamada Plan 69 from Outer Space e escrita pelo próprio Edward D. Wood Jr.

*Foi o ultimo filme do Lugosi, e ele nem chegou a terminar, tendo um duble que não mostrava o rosto nas filmagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário