Páginas

sexta-feira, outubro 01, 2010

X-Men (seriado,desenho)



Ano: 1992 - 1997
Criadores: Stan Lee (creditado)
Gênero: Ação, Desenho, Ficção Cientifica.

Mutantes, resultados de saltos evolucionários, pessoas que tem habilidades únicas, existem nesse cenário, e essas pessoas acabam perdidas, sem saber como explorar seus dons, o medo dos humanos normais faz com que ondas de intolerância eclodam no mundo então um mutante milionário chamado Charles Xavier, cria um instituto para jovens superdotados e treina uma equipe para ajudar aqueles que precisam e defender os direitos dos mutantes, eles são conhecidos como os X-Men!

Leia Mais...

Tamtananantaaaaam Tamtananantaaaaam tam tam *Musiquinha* =P

Er.. Bem por onde começar? X-men é um grupo de super-heróis criados pela MARVEL (gibi) nos anos setenta, e estão ai até hoje, na década de oitenta e anos noventa ganharam muita fama, com jovens que se identificavam com os ‘’excluídos’’. Apesar da MARVEL tentar botar todo mundo no mesmo universo os mutantes sempre foram meio separados, principalmente por terem toda uma origem em comum, eles nasceram assim, não foi uma experiência, um item mágico ou qualquer coisa do tipo e eu pessoalmente faço questão de separar eles do resto também, pois não acho que combinem, nesse tempo todo tiveram varias sagas, sagas complexas, realidades alternativas, mega mudanças no cenário e tal...
O desenho que conta com cinco temporadas totalizando setenta e seis episódios de apenas vinte e dois minutos cada traz um roteiro bem próximo aos quadrinhos, veja bem eu disse bem próximo, se você se lembra dos desenhos, mas não leu nenhuma HQ nem tenta pagar de sabichão por ai!

Pra começar varias sagas foram colocadas no desenho, saga da fênix, dark fênix, asteróide M e varias outras, só que foram simplificadas para caber em poucos episódios (muitas delas duram apenas dois ou três episódios) e varias coisas foram alteradas, basicamente o grosso dos quadrinhos está no desenho, o que serviu para atrair muitos fãs e abrir caminho para novos que logo se tornaram leitores também, para quem conhece os quadrinhos o desenho é repleto de detalhes, logo no primeiro da para ver a Domino em um dos monitores, outros personagens menores também fazem pequenas pontas quase sem falas como o Apache e tem vários mutantes que acabam tendo destaque maior, como a Tropa Alpha (não todos mutantes, mas enfim) o X-Factor, Morloks, Cable, Noturno, Homem de Gelo chegam a ganhar episódios próprios, alem de vilões e até outros heróis da MARVEL fazendo figuração, é possível ver flashes com o Thor, Doutor Estranho, o Justiceiro, Motoqueiro Fantasma... Inclusive o Capitão América tem um episodio inteiro junto com o Wolverine e a Miss Marvel é papel importante em outro episodio estrelando a Vampira.

Mesmo sendo versões simplificadas só pelas referencias já da para notar a preocupação com o roteiro, é um tipo de adaptação que mantêm toda a estrutura e a parte bruta da obra só alterando algumas coisas e polindo, dentre as diferenças temos o Magneto como pai biológico da Wanda e do Pietro, alguns episódios do futuro do Cable e do Bishop, o Anjo não ser um X-Men, que alias acaba sendo um furo já que mostra flashback do professor Xavier com a primeira equipe e o rapaz com asas está lá... Nada disso chega a prejudicar o seriado, alias acaba fazendo alguns personagens crescerem, como o Gambit, Jubileu e a Vampira que roubam a cena, a Vampira é uma das minhas personagens preferidas e sem duvida a minha mutante predileta, e foi muito bom ver ela com seus traumas, mas ainda sendo uma mulher (mulher adulta, mulherão) sensual e com todo seu jeito sulista, uma pena que hoje ela tenha virado uma garotinha chatinha, tanto nos desenhos quanto em outras mídias... Mas voltando ao ponto, o roteiro é consistente e tem cronologia.
As dublagens brasileiras eu sinceramente não lembro, mas as americanas são fodas, principalmente algumas características ‘’americanas’’ que não tem como fazer em outros idiomas, mas fazem parte importante para os personagens, o sotaque sulista da Vampira lembrando o modo de falar da Sokie do seriado True Blood, com expressões bem interessantes, ou o sotaque cajun do Gambit que é uma mistura de francês, mas não igual a Francês ou a parte francesa do Canadá.

O traço é bom à animação nem tanto, é comum erros do tipo ‘’olhos da tempestade brilhando ela levanta a cabeça e os olhos brilhando continuam no mesmo lugar, agora ficando nas bochechas dela’’ e acontecem com uma freqüência grande, nos últimos episódios da para notar que trocaram o estúdio, mostrando um traço que lembra os desenhos da Disney (é serio, presta atenção no ultimo episodio o Xavier na cama fazendo careta e a Vampira chorando e depois sorrindo) e o sincronismo labial foi pras cucuias nesses episódios, com a boca dos personagens se mexendo muito tempo depois da fala ter acabado, movimentos corporais pra lá de estranhos durante os diálogos que acabam dando a impressão que dublaram um roteiro diferente em cima dos desenhos, detalhes que somem e reaparecem (o bigode do Forge, por exemplo), detalhes que mudam de cor ou perdem textura também ficam bem comuns.

Diga-se de passagem, o episodio final foi ‘’final’’ mas o jeito que acabou me fez exclamar ‘’só isso!?’’, em todo caso não da para reclamar muito, se hoje desenhos não tem um tratamento digno, sendo apenas ‘’coisa pra criança’’ o que dizer da época em que X-Men foi exibido, é tratado como um seriado, tem seus arcos, mas enfrentou um pouco de descaso.

A trilha sonora é marcante e a musica tema gruda que é uma beleza.
Minhas reclamações maiores com o seriado são de não derem destaque para personagens principais como a Jean e o Cyclops que acabaram passando uma imagem de Sandy (do Sandy e Junior sem o Junior) e Playboyzinho chato e deram muito destaque pro bostelho do Wolverine (é, pois é não gosto dele, acho podre apelão, produzido para a gurizada falar ‘’fooodaaaaum’’ e olha que no desenho ele nem usa direito o fator de cura e não come ninguém).

Nota: 8

Nem é pelo fato ‘’nostalgia’’ já que vi quando criança, mas o desenho é realmente bom, mesmo que não se interesse muito pelos quadrinhos vale uma conferida na animação. Serve até mesmo para ter sensações parecidas com ler as sagas, seja a confusão com as fênix, a sensação de ‘’massa vei’’ ao ver referencias do Exterminador do Futuro com o Bishop ou a confusão com as trocentas realidades e futuros paralelos. Eu não sei comparar com os desenhos novos, principalmente depois que vi a Vampira adolescente emo/gótica ou sei lá que porra e me fez boicotar, e os filmes são outra mídia, enfim se gosta dos desenhos novos seria interessante ver o que acha desse já que é mais fiel ao gibi. E se não curte nada disso e leu até aqui, obrigado!

Para: Fãs

Fatos interessantes (ou não): Em um ep o Fera está usando uma camisa do Howard the duck, os jogos de luta da CAPCOM (X-men children of atom, X-men vs Street Fighter) foram inspirados no desenho, o traço e até usam alguns dos dubladores. Alguns uniformes alternativos são utilizados, tipo o uniforme (jaqueta) que a Vampira usa em um episodio em que vai ao espaço é o que ela usa na saga dos quadrinhos ‘’A era do Apocalypse’’, assim como um dos futuros alternativos que aparece nos desenhos são em sua maioria versões inspiradas nessa saga, chega a ter um dos episódios com a Tempestade usando um moicano e casada com o Wolverine... É, pois é não como ninguém =(

=P


*Tentei arrumar uma abertura com a musica, mas a maldita da WMG tirou o som de todos os vídeos (e olha que olhei vários)...

4 comentários:

  1. Pois é... Não sei pq, mas nunca gostei mto de X-Men (tudo bem que o meu conhecimento sobre ele é quase nulo, já que eu basicamente conheço mesmo só os filmes! =p) Até cheguei a ler algumas HQs, mas a história realmente não prendeu mto minha atenção!
    Só que é engraçado ver o jeito empolgadinho q vc fala... Da até aquela vontade de ver a animação e tal!!!

    Realmente a Vampira é mto idiota nos desenhos novos, bem diferente do q consta nas HQs(pelo menos nas que eu li).
    Não sei pq eles estragam obras assim, com um monte de distorções quando resolvem fazer um novo desenho ou seja lá o que for. Afinal são os fãs que "saem perdendo" e não deveria ser assim! =/

    ResponderExcluir
  2. X-Men é legal, mas é complicado, quase nunca eles tem pequenas aventuras, e as sagas para ler é foda se entender com as numeracoes da MARVEL ja que geralmente uma saga pega uns 2 ou 3 titulos diferentes, nem da para te recomendar nada solto por isso, fora que uns tempos atras tinha tanto mutante que tiveram que fazer um rebot =P E uma coisa que me deixa puto é que apesar de gostar de alguns mutantes geralmente eles dividem a atencao com outros que nao gosto, os mutantes sao sempre equipes (X-Men, X-Force, eXcalibur, Xtatic, X-bacon... os que nao sao X sao dos vingadores) ou com o wolverine junto (tirando o deadpool)...

    Mas assim o que me amarrou e meio que tentam fazer nessas versoes modernas é o fato deles serem os eXcluidos (ráaaaa)e tinha toda uma coisa politizada disfarcada, sobre preconceito, orgulho do que é, luta por direitos iguais me arrisco dizer que os X-men foram os responsaveis na MARVEL por trazer temas mais adultos, enquanto os outros herois tinham aquela coisa mais fantasiosa no roteiro os mutantes tratavam temas mais serios (huuum da um especial quem sabe)

    Dizem que fazem essas alteracoes com base em pesquisas de mercado para tornar os personagens/historia mais acessivel ao grande publico, ai o grando publico acha uma bosta e os fãs tambem, tanto que os filmes que deram mais certo foram justamente os que mudaram menos, o chato que geralmente é com personagem que eu gosto tipo o Homem-Aranha que pra mim foi um irmao mais velho :P Quando eu era crianca nas HQ ele era um adolescente, quando eu era adolescente ele era um jovem adulto, e agora que sou um adulto ele é um bostinha que voltou pro colegial (ULTIMATE) ou tao matando a tia may pela oitava vez so pra botar um drama que todo mundo ja leu antes =/

    Opa, o lado nerd se apoderou

    ResponderExcluir
  3. yep sou um cara que se empolga muito facil

    ResponderExcluir
  4. ...melhor desenho baseado em HQs...mesmo com a nova onda da DC produzindo longas dos principais arcos...nada bate esse aí...até o do spider dessa época era muito bom....

    ResponderExcluir