Páginas

quinta-feira, julho 15, 2010

RPG #5

Nesse capitulo, um pouco sobre os sistemas/cenários de RPG mais populares e minha opinião sobre eles, tenha em mente que é apenas para que você possa ter uma idéia do que se trata, recomendo você mesmo tirar suas próprias conclusões quando tiver oportunidade.

Leia Mais...

Alguns livros de RPG possuem edições diferentes, D&D 3.5 , GURPS 4ed... Em teoria seriam regras revisadas e modificadas para funcionarem melhor, na pratica isso depende do livro, algumas editoras lançaram varias edições que não trazem novidade, outras mudaram bastante o jogo e algumas conseguiram piorar, retirando informações e dividindo em outros livros, muitas reedições eu nem me dei o trabalho de ler, mas irei especificar qual edição que estou me referindo, comprar a edição mais nova nem sempre quer dizer que vai ter o melhor representante do sistema, às vezes compensa mais comprar uma edição mais antiga e usada, gastando metade da grana que gastaria com a novidade. Todos RPGS que irei falar tem edições em português, para que você possa encontrar com um pouco mais de facilidade.


D&D/AD&D


Primeiro veio o Dungeons & Dragons, depois o Advance Dungeons & Dragons, depois mudaram de nome e voltaram para Dungeons & Dragons ai lançaram um monte de edições (3.0, 3.5...) depois e hoje o mais recente é o D&D 4.0 (quarta edição), joguei uma vez quando criança o D&D, depois joguei um pouco de AD&D e D&D 3.5.

O cenário é medieval/fantasia, orcs, elfos, anões, paladinos, dragões fazem parte desse universo, tanto o AD&D quanto o D&D possuem vários livros alem dos principais, livros que focam em novos cenários e em outras regras, os suplementos de A e mesmo os de edições antigas de D&D são semi-incompatíveis, da para arrumar na Internet uma planilha mostrando o que muda nas versões mais novas e você mesmo adaptar o livro antigo, a grande maioria dos livros foram relançados para as edições mais novas do sistema. É o mais tradicional de todos, inspirou o desenho ‘’Caverna do Dragão’’.

O jogo tem um foco maior nos combates, deixando a interpretação mais amena, os personagens ainda assim tem personalidades.

Prós:
Um dos melhores jogos com o tema ‘’fantasia medieval’’.
Diversidade nos cenários do universo, indo de horror com Ravenloft a ‘’ficção cientifica medieval’’ com o Spelljammer (esse não tem em português).
São os livros mais fáceis de serem encontrados.

Contras:
Uso de sete tipos diferentes de dados.
Modulo básico composto de três livros, livro do mestre, livro do jogador e livro dos monstros (da para jogar só com o livro do mestre, mas o resto faz falta).
Todos livros são vendidos à parte, e é um dos sistemas mais caros.

Minha opinião:
É um sistema legal, ainda mais quando aperfeiçoaram o D20 (adiante), eu acho que nunca mestrei e meu contato com as regras foram jogando, como joguei quando criança me traz nostalgia é divertido e pra mim é um jogo mais para se brincar, usar vários clichês de filmes/livros do gênero, fazer piadas com as regras...

Sistema d20.

Foi lançado com o D&D 3.0 usando uma licença que permite o uso comercial e não comercial, ou seja, outras empresas que quiserem usar o sistema e vender não precisam pagar direitos autorais, jogadores que queiram fazer seus cenários usando o d20 e colocaram gratuitamente na Internet também podem fazer o mesmo, sem medo de tomar um processo. No entanto algumas regras como a criação e evolução do personagem não podem ser publicadas dessa forma, o jogador precisa comprar pelo menos os livros básicos do D&D (é eu sei que não expliquei direito).
Com isso o sistema acabou sofrendo modificações, e hoje existem regras para os mais diferentes tipos de cenários, adaptações de jogos que já existiam como Star Wars e Call of Cthulhu (nenhum dos dois em português).

Existem vários jogos que usam versões modificadas do d20, alguns que inclusive podem ser jogados sem precisar de nenhum contato com os livros de D&D, como nunca dei bola pro d20 e suas diferenças, não irei me aprofundar, para evitar falar besteira =D

Primeiro WoD (Word of Darkness ou Mundo das Trevas).

Tem de cenário uma versão mais sombria do mundo atual, com criaturas sobrenaturais vivendo nas sombras, existem vários livros focados em um tema mais especifico que funcionam sozinhos ou podem ser utilizados em conjunto, por exemplo, Vampiro: A mascara é um modulo básico que contem todas as regras para se jogar com humanos e vampiros, o cenário e algumas informações básicas sobre outras criaturas sobrenaturais, o Lobisomem: O Apocalipse funciona da mesma forma dando foco aos lobisomens, ambos livros fazem parte do mesmo cenário.
WoD foca no horror pessoal e tem uma temática punk-gotica, cada grupo de criaturas sobrenaturais tem suas próprias estruturas e hierarquia, a idéia é de jogar com essas criaturas, mas não com a postura ‘’sou um vampiro tenho poderes vou barbarizar, uhuuu!’’ Mas uma coisa mais ‘’nunca mais poderei ver a luz do sol, os pequenos prazeres como uma boa refeição ou mesmo sexo me foram tomados, sniuf...’’ =P

Usa um sistema que da prioridade a interpretação, sendo mais dinâmico no resto, e utiliza apenas um tipo de dado o dado de dez lados. Conta com vários cenários para vários tipos de criaturas sobrenaturais, vampiros, lobisomens, caçadores de criaturas das trevas, múmias até fadas. Se você já viu o seriado True Blood é mais ou menos aquilo lá, vampiro tentando continuar humano, outros virando monstros, a sociedade das trevas com suas próprias leis e tal...

WoD por ter uma temática mais sombria infelizmente acaba atraindo mídia sensacionalista e pessoas que precisam chamar a atenção, que acaba contribuindo com a má reputação do RPG.

Prós:
Só com o modulo básico, da para jogar e pode ser qualquer um deles.
O modulo básico tem informações suficientes sobre as outras criaturas para serem usadas como inimigos.
Usa apenas um tipo de dado, apesar de ser recomendado usar vários d10.
É um sistema mais dinâmico, que você pode usar informalmente para outros cenários.
Tem cenários históricos, vampiros na idade media e lobisomens no velho oeste.

Contras:
Nenhum modulo básico te da informações suficientes para se jogar com qualquer tipo de criatura.
Quantidade enorme de suplementos, apesar de não serem obrigatórios, são interessantes (depois de torrar uma grana preta com eles e ou ter que ficar esperando promessas de tradução, você vai entender porque esta na parte ‘’contras’’).
Nem todo grupo tem a mesma visão de ‘’horror pessoal’’ sendo frustrante querer um jogo cheio de drama e encontrar um grupo que mais parecem saídos do filme Matrix, ou o contrario de querer sair usando seus incríveis poderes de vampiro e ter que enfrentar um dramalhão. Apesar de comum em todos sistemas no WoD a situação é pior, o mesmo vale para o povo que não está interessado em RPG, mas sim em assustar a família dizendo que joga.


Opinião:
É um bom sistema, a estrutura é boa apesar de um pouco complicada de entender, principalmente com as historias de cada clã e seus criadores, o que faz você querer comprar mais livros para tentar entender e ficar frustrado por encontrar informações que se contradizem e a sacada dos autores de colocarem ‘’boatos’’. Eu gosto do horror pessoal, acho que funciona bem, principalmente se você jogar com um humano, que é muito fraco comparado a qualquer criatura das trevas, e a transformação (no caso de vampiro) também pode ser algo perturbador, mas como é difícil arrumar um grupo que gosta da mesma coisa é comum no meio do drama aparecer um outro jogador berrando ‘’olha mamãe posso voar!!’’....

O segundo mundo das trevas, novo WoD.


O primeiro mundo das trevas acabou, todos livros contavam que o fim estaria próximo, e mais cedo ou tarde o cenário teria que acabar mesmo. Como é um jogo que dá bastante lucro, logo foi criado um novo mundo das trevas, apesar de ter semelhanças é um cenário diferente. Não joguei, nem li muito a respeito, já existem os livros traduzidos à venda e ficarei só nisso para não falar do que não sei.

GURPS 2ed.

Diferente dos outros livros GURPS não foca em um cenário ou tema especifico, ele é um sistema genérico, em que é possível de jogar em qualquer tipo de cenário. Por ser um sistema genérico é clara a tentativa de fazer com que seja completo, às vezes beirando o exagero, tanto na parte de interpretação quanto as regras de ações, temos elementos que indicam se o personagem se sente ofendido com palavrões, e regras para cavar buracos. Obviamente seguindo a regra de ouro, não é preciso usar tudo.
O sistema utiliza três dados comuns de seis lados. E também possui vários suplementos focando em temas específicos, que vão de equipamentos futuristas, artes marciais, cenários históricos como o Império Romano e de fantasia como adaptações do Conan.

Prós:
É genérico, funciona bem para qualquer ambientação.
D6 fácil de se encontrar
Os suplementos trazem muitas informações e mesmo que você não goste do sistema de GURPS pode usar eles como base para criar cenários e usar outros sistemas.
Tem versão ‘’Lite’’ que é gratuita, infelizmente concentra só nas regras do sistema (não acho útil para novatos em RPG).

Contras:
Não é mais tão popular, sendo um pouco difícil encontrar jogadores e livros a venda.
Alguns grupos se apegam demais às regras. E como tem regra pra tudo acaba influenciando a inda mais.
Em português não tem tantos suplementos assim.
A graça mesmo está nos suplementos.

Opinião:
Gosto bastante, o sistema hoje em dia, já não ligo mais, mas aproveito algumas regras, no GURPS Horror tem uma de sanidade, em que você vê coisas terríveis e tem que fazer uma jogada, caso falhe perde um pouco da sanidade, podendo ficar maluco, os suplementos são ótimos, mesmo que você queira ignorar o sistema, da para tirar proveito, ainda como exemplo o GURPS Horror, ele possui descrição detalhada para que possa criar campanhas em três épocas diferentes (anos vinte, Inglaterra vitoriana e época atual) lista de criaturas sobrenaturais, incluindo psicopata que não morre e usa armas bizarras, lendas como banshes até mesmo insetos gigantes. Em inglês tem suplemento de tudo que possa imaginar, de cenários históricos, a fictícios passando por temas como ‘’GURPS COPS’’ que foca em personagens policias. Para iniciantes com grana e que consigam achar alem o modulo básico um suplemento que agrade, é uma boa pedida, basta começar com as regras básicas, deixando de lado as avançadas.

GURPS 4ed.


Está para ser lançado em português, faz alguns anos. Dei uma espiada no livro em inglês, mas como não joguei não tenho opinião, mas não gostei do fato dos suplementos antigos não serem compatíveis =(
*Link para o GURPS lite 4ed em portugues

DAEMON


É um sistema nacional, gratuito, simples, genérico e que usa dois dados de dez lados, podendo ser utilizado uma folha imprimível ao invés do dado (não tenho idéia de como explicar). O sistema tem porcentagens de base, e não privilegia nem a interpretação nem os combates.

Prós:
É ‘’de grátis’’
Tem vários cenários gratuitos também.
É fácil de aprender e simples na hora de jogar.
Qualquer um pode criar seu livro usando o sistema

Contras:
Qualquer um pode criar seu livro usando o sistema o que faz que as (muitas) vezes a qualidade fique devendo.
Má interpretação das regras pode levar a personagens a ter mais de cem por cento de chances de acerto em alguma habilidade ou perícia.
Apesar de gratuito não é muito popular.

Opinião:
Recomendo para iniciantes, principalmente por não ter custo, mas só o sistema não ajuda muito, é preciso garimpar no site para achar um bom cenário. Eu acho um ótimo sistema para se jogar com humanos normais de nível baixo, pois um único tiro é capaz de matar fazendo com que a aventura fique mais realista, mas o sistema de evolução eu não gosto e devido à má interpretação de regras, é comum ver personagens absurdos com 210% de acerto, que por mais que eu tente compreender não consigo.

*Link para a pagina da Daemon

Tem os títulos comerciais que usam o sistema DAEMON, mas fica para a próxima semana, junto com outro sistemas.

Um comentário:

  1. Bom, Bom...

    só um pesar, até onde lembro, muitos anos atrás, não era ma interpretação não a porcentagem ir além de 100% no Daemon...só se for hj em dia que é má interpretação...pois até ond elembro tem fichas feitas pelos autores com esse "erro".

    Minha opinião sobre os sistemas

    DD/AD - Muito divertido...ri muito jogando, aparece cada idéia...

    Sistema d20 - tem umas versões que não se ajudam, e tem versões que superam as da empresa original...uma versão q tenho gostado muito é do RPG MUtantes e Malfeitores, sobre super herois, mas tem muitas modificações do d20 original.

    World of Darkness - tem um dos melhores que joguei...já vi cara chorar por perder o personagem nesse sistema...mas não recomendo para iniciantes.

    Gurps - é um sistema bom, versátil, mas nunca consegui jogar nada que me divertisse muito...sempre foram jogos legaizinhos...

    Daemon - fujam, corram, fiquem dentro de casa...não gosto desse sistema, acho muito ruinzinho e não simpatizo com os autores...mais motivos para fujam!!!!

    ResponderExcluir