Diretor: Henry Selick
Ano: 2009
Roteirista: Henry Selick (inspirado no livro de Neil Gaiman)
Gênero: Animação, Aventura, Fantasia
Conta a historia da pequena Coraline uma garotinha que acaba de se mudar para uma nova casa e como seus pais são ausentes, ela decide explorar o lugar encontrando uma passagem secreta para um novo mundo.
Ainda não li o livro, mas só de saber que a historia era do Neil Gaiman já me motivou a assistir.Como já era de se esperar pelo autor a historia apesar de ser infantil não é estúpida, tem até mesmo uma lição de moral que felizmente não é cuspida, mastigada. A idéia é bem simples Coraline se mudou para um casarão que foi dividido em apartamentos, tem as vizinhas Miss April e Miss Miriam que são atrizes, um russo chamado Mr. Sergei Alexander Bobinsky que treina ratos saltadores e um garoto Wybie Lovat que mora em outro lugar, mas como sua avó é dona do imóvel ele e seu gato passeiam nas proximidades.
Os pais de Coraline nunca tem tempo para ela, e a falta de atenção e a frustração de nunca poder fazer nada que quer fazem com que a garota se sinta sozinha, até que ela encontra uma portinha que aparentemente leva a lugar algum, em uma noite ela acaba sendo guiada por um rato e encontra uma versão ideal do que seria o mundo, com seus pais super divertidos e com ela ganhando toda atenção que gostaria.
Daí pra frente você assiste... Não tem grandes surpresas, como falei a historia é simples porem feita de uma forma que respeita o publico, sem se tornar babaca, melodramático ou mesmo chato.O estilo de animação é computação gráfica em stopmotion o que da um charme a mais pra obra. Dublagem original é boa, conta com Teri Hatcher, Dakota Fanning, Jennifer Saunders entre outros atores.
Trilha sonora instrumental que cai como uma luva no filme, ajudando a manter o clima, assim como os efeitos de sonoplastia.
Direção da historia é boa, mas como não li o livro não sei se chega a faltar algo importante, imagino que não, já que não se sente falta de nada no filme, mesmo os personagens secundários achei que ganharam espaço suficiente.
Não tenho muito o que falar do filme então fica essa analise curtinha.
Nota: 7,5
Divertiu-me, a qualidade da historia é daquelas que você nem precisa usar desculpa ‘’a vi por causa do meu irmãozinho’’ e o estilo de animação achei muito bonito, vale a pena merece uma conferida, só não leva mais porque convenhamos é um filme infantil, talvez se eu fosse uns (vários) anos mais novo acha-se mais interessante.
Para: levar aquele irmãozinho/filho/sobrinho/primomaisnovo e torcer que ainda reste um pouco de cérebro na criança para que ela descubra que existe coisa bacana propicia a sua idade.
Como ja tinha dito, adorei o filme e ele se encontra na vice-liderança da minha lista dos melhores filmes categoria animação!!!
ResponderExcluirO filme teve tanto crédito na minha avaliação a começar pela trilha sonora. Fabulosa como um sonho (que aliás é a temática trabalhada no filme) e simplesmente perfeita!
Os efeitos são excelentes, a caracterização dos personagens e cenários é muito bem executada!
A história é simples, mas muito bem trabalhada, já que todas as informações são apresentadas progressivamnete e com uma sutileza interessante!!!
A própria Coraline, embora seja uma criança, não é idiota (como geralmente são as crianças de alguns filmes) e todos os personagens tem seu espaço e sua importância (até a bonequinha de pano aparentemente inútil)...
Achei que as entrelinhas estavam muito interessantes. A idéia de um mundo perfeito que na verdade é ilusório; a premissa de que tudo tem seu preço; a necessidade de pensar por si mesmo e não se deixar levar ou ser comprado (principalmente quando se é criança e de certa forma somos mais vulneráveis); aquela coisa de ajudar aos outros; etc...
Esse é realmente um filme que vale muito a pena assistir (embora eu também não conheça o livro)!!! =D
*.* comentarios com argumentos, tao feliz! Mas faltou a nota :P
ResponderExcluirUma coisa importante que esqueci de falar, mas acho que o trailer deixa claro é que Coraline tem um pé no teatro, até mesmo por causa dos personagens. É um dos filmes que quando eu tiver filho (a) vou fazer questao de fazer a crianca assistir
É realmente... tem muito do teatro mesmo e eu nem tinha notado antes de ver o trailer!!!
ResponderExcluirOutro detalhe que eu não tinha comentado foi sobre o gatinho!!! O misticismo de que gato preto dá azar foi claramente contestado aqui... A esperteza de suas ações é notável!!!
Portanto minha nota seria 8,5!!! Mais que isso é superestimar a obra!!! =D
Bom...eu gosto de desenho fazer o que?
ResponderExcluirE gostei muito do coraline...como todos disseram, e principalmente, acho que surpreende por ser uma história infantil mas não bestialmente infantilizada....
...concordo com a nota.