Páginas

sexta-feira, abril 23, 2010

Fast & Furious (Velozes e Furiosos 4)



Diretor: Justin Lin
Ano: 2009
Roteirista: Chris Morgan, Gary Scott Thompson
Gênero: Ação

‘’Dom’’ Dominic Toretto (Vin Diesel) em busca de vingança se infiltra em um grupo de traficantes de drogas, em paralelo o policial Brian O’Conner (Paul Walker) também esta infiltrado nesse grupo, mas para tentar prender o líder do trafico...

Leia Mais...

Fast and Furious é um filme de ‘’carro’’, apesar de ser considerado ação, acabou criando praticamente um subgênero focando mais nas corridas, resgatando e modernizando o espírito de filmes dos anos 70 sobre perseguições de carro. Muita gente pode ter preconceito por achar que é só um filme de ação qualquer, porem a serie tem seu mérito e o conceito desses filmes sempre foram, divertir, entreter e ter corridas. A serie sempre correspondeu a isso, eu considerava o segundo filme o pior (elenco, roteiro e eu não gosto do Paul Walker acho ele canastrão demais), mas essa quarta versão conseguiu superar...

É talvez o filme que mais teve preocupação com o roteiro, resgatando personagens que estiveram nos outros filmes até mesmo o oriental Han (Sung Kang) do terceiro filme esta lá, o roteiro até fala sobre o relacionamento entre Brian e Mia (Jordana Brewster) do primeiro filme (mas que não esta no segundo). Acontece que por mais preocupação que tenha, ele continua sendo apenas um roteiro de filme de ação genérico (ruim) com ‘’reviravoltas’’ previsíveis, saídas fáceis demais, como Dominic apenas examinando marcas no asfalto consegue identificar o tamanho e peso do carro que deixou as marcas (CSI deveria contratar ele) ou o Brian que se tornou o supercop, estourando janelas com a cabeça e pulando de grandes alturas em cima de carros sem se machucar.

E esse ‘’roteiro’’ comeu justamente o que eu esperava ver no filme, cenas de corrida com carros! Dando espaço para tiroteios, uma tentativa de luta ‘’estilo mma’’ com triangle choke revertido em powerbomb, explosões, rola ate um ‘’morte malfeita de vilão seguida de frase de impacto’’.

Sim tem corridas, tem carros porem tem um uso abusivo de CG, coisa que não fazia tanta parte nos outros filmes, aqui alem do abuso o CG é mal feito, tirando toda a graça de um ‘’filme de carro’’ afinal se é pra ver uma batida de carro em computação gráfica é preferível um jogo de videogame.

O terceiro filme (Tokyo Drift) foi criticado por não ter uma ligação com os outros filmes, e essa tranqueira que é o quarto, é como se fosse entre o segundo filme e o terceiro, pessoalmente não vi nada que complementaria o roteiro do terceiro filme, alias nem sei porque criticam tanto já que o terceiro tem justamente a coisa legal dos ‘’filmes de carro’’, carros =P carros reais, pilotos habilidosos e manobras arriscadas.

Enfim se você quer ver um ‘’filme de ação do começo ao fim, grande elenco e efeitos especiais de tirar o fôlego’’ provavelmente vai gostar dessa tranqueira, agora se gosta de carros (não da de gostar já que muitos são em CG) vai achar uma porcaria.

Háaa sim tem uns mané que fica falando espanhol e só aparecem no começo e no fim do filme não acrescentando absolutamente nada, é que um dos caras é o Tego Calderon (raper chicano) e o Don Omar (outro raper)...

Nota: 4,5

O 0,5 é pela Michelle Rodriguez que eu pago um pau, mas como eu so assisto essa serie pelos carros e pela corrida e acho que pude deixar claro na analise que fiquei puto com a falta disso, Fast & Furious é apenas um filme de ação genérico sem brilho. Pra não falar que eu só critiquei a Gal Gadot é lindona e realmente uma coisa boa, muito boa no filme.

Para: Pra ninguém, ta cheio de filme de ação com tiroteio por ai...





FUJA!
Ou melhor RUN!!!!

Um comentário:

  1. Concordo, mas não pela falta dos carros e sim pela falta de uma história melhorzinha...aliás nem posso reclamar...a cena do começo que envolve um caminhão, um acidente, sabem? Ainda não passei dela...tá dificil digerir esse.

    ResponderExcluir