Diretor: Scott Mann
Ano: 2009
Roteirista: Gary Young, Jonathan Frank
Gênero: Ação
A cada sete anos um evento patrocinado por milionários espalhados pelo mundo acontece em alguma cidade nesse, evento assassinos de todas as partes competem por um premio em dinheiro e o titulo de ‘’O melhor do mundo’’...
Só a sinopse já desperta o ‘’sentido aranha’’ avisando do perigo, o filme então começa na cidade de ‘’Shirao’’ (é o nome é esse eu até copiei) que no filme diz que fica no Brasil... Mais um indicio que vem algo ruim, essa parte mostra o torneio que teve há sete anos atrás e vemos como Joshua Harlow (Ving Rhames) se torna o campeão, em uma cena de tiroteio em um abatedouro, o que chama a atenção é como pedaços de carne e proteções simples são capazes de servir como barreira contra metralhadoras de grosso calibre... Na época atual o tal do evento começa (falarei um pouco mais sobre o torneio mais à frente) e um dos competidores tira o dispositivo de rastreamento e coloca em um café, nisso um desatento padre pinguço toma o café e engole o dispositivo se tornando um alvo e depois um competidor nesse torneio! E com uns quinze ou vinte minutos de filme já fica claro que é uma bomba...Então, o torneio é aquela coisa clássica que parece que Hollywood nos últimos anos descobriu que da pra fazer bastante historia em cima, um torneio de gente muito rica que usa assassinos como gladiadores para se matar e com isso os ricos fazem apostas e se divertem com violência, nesse pelo menos da uma explicação (babaca) sobre o porque ninguém sabe, os ricos são poderosos e por isso usam a mídia para encobrir, seja atentando terrorista ou acidentes e até desastres naturais (como que fazem, isso não tenho idéia, mas é o que falam no filme). Os participantes também nunca resolvem matar os ricos e parece até que curtem a idéia de serem galos de briga e se matarem em troca de alguns milhões e todos participantes são ‘’cools’’ (parece um grupo de rpg) tem a asiática que é praticamente uma ninja, o russo bruto, o americano psicopata que usa um sobre-tudo branco até mesmo um francês que faz free running (le parkour, joga no google se ainda não entendeu) e fica igual um macaco doido pulando pra tudo que é lado.
Esses assassinos tem um dispositivo de rastreamento no corpo e eles não sabem, mas nesse ano se não tiver um vencedor em vinte e quatro horas, todos dispositivos explodem e matam todos competidores, há e o grupo dos ricos usa câmeras que tem nas ruas ou estabelecimentos para mostrar a ação e o mais legal é que alem das câmeras terem sempre uma imagem nítida de ultima geração rola até mesmo câmeras dentro de uma igreja! Da para ver o quanto, os roteiristas trabalham duro para fazer um filme sem furos (irônico)
Falando em furo, aqui spoilers inclusive do final.
O campeão lá de sete anos atrás tem a mulher morta e volta ao torneio por vingança, pois falaram pra ele que o assassino esta participando, e bom não é difícil de deduzir que obviamente nesse magnífico roteiro quem mandou matar a mulher pra fazer ele participar foi o tal do grupo de ricos, ai que vem a parte engraçada, eles são capazes de fazer isso só por ele ter sido o campeão e precisa voltar para trazer mais entretenimento, mas se ninguém vencer em vinte e quatro horas matam todos competidores! E nem serve para os competidores se ‘’motivarem’’ já que eles não sabem desse detalhe!
O padre lá do começo, com deus olhando acaba escapando na cagada e sendo ajudado por uma assassina que é boazinha não mata inocente (supimpa né?) e infelizmente ele não ganha o torneio o que seria ao menos engraçado o padre normal sendo o único sobrevivente sem ter matado ninguém, mas não. Para provar que sabem fazer um roteiro ruim do começo ao fim, o final é obvio o campeão do passado descobre a verdade e se vinga...
Fim dos spoilers.
Apesar do roteiro ridículo a direção é ‘’boa’’, digo boa entre aspas pois é boa para um filme de ação ruim, apesar de prender e ser dinâmica sem perder tempo com besteiras usa clichês de filme de ação (ou seriam erros comuns?) de proteções finas parando balas de grosso calibre, munição infinita, cenas de luta com pontapés que quem leva ‘’voa’’ igual uma bola de futebol entre outras presepadas ou clichês como queiram do estilo, porem mesmo fazendo tudo isso consegue dar aquela dose de adrenalina, tem bastante tiroteios, explosões ate mesmo peitinhos (femininos) de fora.Trilha sonora não prestei atenção, atuações até que boas, tem o Robert Carlyle, Liam Cunningham e o Ving Rhames são bons atores, fizeram o esperado, Ving o negão bombado que fala pouco, Liam o cara que fala bastante e tem um ar arrogante e o Robert o padre escocês bebum.
Nota: 5
Veja bem, se você gosta dos filmes do Van Damme, Steven Segal, filmes de ação que o cara da locadora recomenda e nas fotos do fundo é o cara principal com uma arma, uma gostosa, alguém correndo com explosão de fundo e a sinopse tem a frase ‘’muita adrenalina’’ vai fundo que provavelmente você vai gostar, pois realmente tem ação no filme. Pra mim o roteiro vagabundo é intragável e o gênero não me agrada muito, questão de gosto pessoal mesmo.
Para: Garotões, tiozões
...ou seja vai passar em tela quente, ou supercine...quem sabe?
ResponderExcluireSSE LEANDR É UM DECREPITO, NÃO SABE DE NADA, ESSE FILME É OTIMO, A REDE GLOBO É AMELHOR EMISSORA DO bRASIL, A MELHOR DA AMERICA LATINA, A 4 MELHOR DO MUNDO, E VOÇE VEM RECLAMAR DOS PROGRAMAS DELA, SE VEJA, POR QUE VOÇE NÃO CRIA UMA E COLOCA ELA PARA RODAR SOMENTE FILMES LANÇAMENTOS!!!
ResponderExcluirrSRSRSRSRSRRSSR
Huhauahauhaauahauahaua...
ResponderExcluir...e eu nem reclamei do filme...