Ano: 2002-2003
Título original: Batman: Hush
Roteiro: Jeph Loeb
Desenhos: Jim Lee
Arte Final: Scott Williams
Colorista: Alex Sinclair
Alguns críticos odiaram outros amaram, mas ninguém pode negar que esse arco trouxe pontos significativos nas historias do morcegão. Uma trama complicada de investigação envolvendo antigos amigos, inimigos e até mesmo um novo vilão chamado ‘’Silencio’’.
Essa saga faz parte da cronologia oficial (como a grande maioria das sagas da DC), mas também pode ser lida solta, mesmo não conhecendo alguns personagens imagino que não seja de grande importância e os fatos mais marcantes são explicados.A trama começa com Batman salvando um garoto que foi seqüestrado pelo Crocodilo e logo nessa primeira parte já temos a presença da Mulher Gato e da Hera Venenosa, alem de uma interessante referencia ao Superman, com Batman ‘’assustando’’ a criança e pensando que Superman com seu jeito de escoteiro iria tentar dizer algo, ou mesmo sorrir para passar segurança ao garoto... Mas ele não é Superman.
A trama vai se complicando, e o seqüestro foi apenas o começo tratando-se de um plano muito maior, não falarei muito sobre isso agora para evitar spoilers, mas se não agüentar a curiosidade no final falarei mais um pouco sobre a trama.
A historia usa muito bem a idéia de Batman sendo um detetive e não apenas um cara com engenhocas legais, assim como as boas historias de detetives temos varias pistas, reviravoltas e diversos suspeitos. Os acontecimentos apesar de parecerem meio sobrecarregados (pela quantidade) fazem sentido e ate ajudam para um melhor entendimento dos personagens e consolidar suas personalidades, seja a pequena introdução de Alfred, sobre como ele vê as atitudes do homem-morcego ou o amor torpe de Arlequina pelo Coringa.
O plot me deixou um pouco triste com o final, apesar de surpreendente me desapontei com a identidade do vilão misterioso, não que seja ruim, mas foi uma daquelas historias em que você acaba esperando mais, mesmo esse ‘’mais’’ sendo impossível de se alcançar ou de pensar em alguma alternativa melhor. Apesar de ser uma historia de mistério e investigação o que mais gostei foi das consolidações das personalidades, de como os personagens se vêem, Batman falando algumas vezes durante a saga sobre a Caçadora que ‘’ela é melhor do que ela mesmo acha’’ e acabando por ver um reflexo dele mesmo quando começou, ou a relação entre os Robins e até o relacionamento tenso, com a Mulher Gato... Oráculo por exemplo quase não aparece na historia porem é citada e deixa bem claro tanto sua personalidade quanto a importância que tem para Batman seja como a antiga Batgirl ou como Oráculo, fora que também seguiram linhas que eu gosto =P Tipo o Batman sendo um detetive, um mártir, um cara que vai chutar sua bunda caso você não fizer o que ele quer e não um pateta com bat-tranqueiras.Até a presença da Lois Lane que infelizmente tem seguido a personalidade da Lois do seriado Smallville (que parece hiperativa) foi bacana.
Os desenhos são bons, seguem alguns padrões como mulheres de seios fartos, homens com rostos quadrados e muitos músculos, mas ainda assim são bem realistas e ajudam na trama, assim como os ângulos e os cenários, ficando bem evidente quando Bruce Wayne vai até Metropolis e o contraste da cidade que brilha mesmo a noite com a gótica Gothan City.
SPOILERS
Não revelarei o final porque ai já seria sacanagem, mas aqui mais alguns detalhes sobre a trama.
Alguém quer destruir Batman (hóooo) e esta usando diversos vilões, manipulando não só eles como também amigos de Batman e até mesmo o próprio Batman se pergunta se não estaria sendo manipulado...
Um traidor esta ajudando esse vilão que agora também sabe a identidade secreta do homem-morcego, assim como fatos importantes de seu passado, como a culpa pela morte de Jason Todd (Robin).
Em paralelo também temos a relação amorosa entre o Homem morcego e a Mulher Gato (finalmente) e o fato de Batman revelar que é Bruce Wayne para Sellina.
FIM DOS SPOILERS
Nota: 9
Não leva mais, por agora terem mais uns três ou quatro personagens sabendo a verdadeira identidade do Batman, ficou bom na historia, mas considero um exagero uma identidade secreta ser tão conhecida assim.
Para: Quem curte o Morcegão, quem não concorda com o Batman sendo um 007 (dos filmes) de mascara dependente de engenhocas e quer ter uma visão mais clara do heroi.
Hmm, a DC não é a minha favorita, mas é difícil não ser fã do Batman...o arco pareceu muito legal na visão da analise...
ResponderExcluir...só um porém nos comentáriso finais, o 007 deixou os apetrechos para trás, fato, e os primeiros tbm não eram sobrecarregados de bugigangas...então,posso dizer que o comentário é antigo(tipo, da época do tio Roegr e o tio Brosnan)?
É que acho que para o publico do blog que imagino ter no maximo 20 tantos anos o Brosnan foi o mais famoso e a imagem é de usar aparelhinhos, tanto que até falei que é o 007 dos cinemas e nao dos livros, até porque o novo 007 so teve 2 filmes e nao rendeu tanta fama assim
ResponderExcluir...concordo em partes, acho que o Bostan queimou geral a imagem do 007, tanto que basta ver as vendas do cinema...penso que o Craig tá, ainda, preso nessa imagem...mas os filmes dele superam e muito o Bostan.
ResponderExcluir