Páginas

sexta-feira, outubro 25, 2013

The Sentinel (A Sentinela / A Sentinela dos Malditos)


Diretor: Michael Winner
Ano: 1977
Roteirista: Jeffrey Konvitz , Michael Winner
Gênero: Horror, Drama, Suspense.

Uma modelo querendo ter mais espaço no relacionamento aluga um ótimo apartamento em Nova Iorque já mobilhado, grande e com um aluguel bem barato, mas coisas estranhas acontecem...

Leia Mais...

A modelo Alisson Parker (Cristina Raines) tem um passado conturbado, com uma tentativa de suicídio, ela namora o advogado Michael Lerman (Chris Sarandon) e a base toda do filme gira no mistério do que raios está acontecendo no prédio e o porquê.


A direção é boa consegue prender, faz um ótimo uso dos efeitos especiais, mas é possível notar praticamente todos os cortes que foram feitos, esses efeitos especiais são bons com bastante sangue e feridas sendo feitas diante das câmeras.

A trilha sonora me passou despercebido.

As atuações são boas, o filme conta com um grande elenco Ava Gardner, José Ferrer, Arthur Kennedy entre outros, incluindo o Christopher Walken novinho em um papel minúsculo.


Alem do clima de suspense, as cenas de terror até que incomodam. O problema é com a revelação do que esta acontecendo e o porquê de tudo aquilo, a idéia não chega a ser ruim, conta com alguns furos que comentarei adiante, é surpreendente de certa forma, mesmo dando bastantes pistas, acontece que a execução dessa idéia é considevelmente preconceituosa e de mau gosto.

Eu entendo que acaba sendo a visão que infelizmente se propaga até os dias de hoje do grupo envolvido, porem por ser um filme que abrange um publico maior, não deveria ser levado para o lado que foi. Alem disso rola o uso de pessoas com deformidades reais que pessoalmente não condeno afinal não é escondendo alguém com algum problema que vai ajudar a pessoa, mas a forma como foram usados eu não achei muito agradável.


SPOILERS contando o mistério.

A idéia é que o prédio é a porta do inferno e uma linhagem de guardiões cuidam para não deixar os demônios e almas saírem por ai, o furo é que da para entender a garota ser da linhagem, mesmo o pai dela estando no inferno e a mãe alheia à situação, afinal linhagem envolve irmãos e é uma linhagem bem antiga, da para compreender ninguém próximo à garota ou ela mesma, não saber de nada. O problema é que todos os sentinelas tentaram suicídio em algum momento de suas vidas antes de se tornarem sentinelas e a explicação foi que os demônios influenciam para que a pessoa peque (cometendo o suicídio) e indo para o inferno deixam assim o ‘’portão’’ sem guardião, mas afinal de contas se o sentinela ta lá para cuidar que ninguém saia como é que um demônio vai influenciar para que o próximo guardião se mate sendo que a pessoa está do lado de fora?

E fora a mensagem no final que acabou ficando: Lésbicas, pessoas com deformidades e advogados vão para o inferno. Tirando os advogados (=D)  Eu achei de mau gosto... Em uma parte do filme diz que todos os moradores foram assassinos, mas no caso das lésbicas elas são citadas como ‘’lésbicas’’, quando falam do inferno é ‘’estão lá assassinos, lésbicas, suicidas’’, e quando mostram os ‘’seres do inferno’’ são as pessoas com deformidades. Na real só tiveram cuidado com o advogado, sendo ele o mandante de um assassinato e não só por ser advogado (sim, eu tenho vários amigos advogados/cursando direito e o intuito é apenas zoar eles).


Fim dos SPOILERS

Nota: 5

O mistério eu achei que era algo maior ou mais interessante e a execução achei de mau gosto. Mas até chegar na reta final estava bem interessante e com um clima bom, infelizmente não dá para ficar só com metade do filme.

Para: Lésbicas procurarem o cruorismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário