Titulo Original: Wild Cards
Roteiros: Varios autores
Desenhos: Varios Desenhistas
Uma bomba explode o monumento ao herói Jetboy, cabe ao detetive particular Jay Ackroyd investigar o caso.
Leia Mais...
Wild Cards vem ganhando certo destaque atualmente devido à popularidade de George R.R. Martin e seu Crônicas do Fogo e Gelo (e principalmente pelo seriado Game of Thrones). É um cenário sobre super-heróis que teve inicio com uma aventura de RPG que o R.R. Martin mestrava no sistema ‘’Superworld’’, esse cenário deu origem a uma serie de historias soltas que viraram livros com uma cronologia, escrito por diversos autores.
O cenário da HQ é os anos oitenta (final), anos depois do evento que causou a exposição do vírus Carta Selvagem, esse vírus ataca de forma randômica, pode matar, pode causar mutações horríveis, dar poderes inúteis ou uteis no caso dos ‘’Ases’’, existe um bairro onde os ‘’Coringas’’ aqueles que sofreram mutações vivem com o descaso da sociedade, heróis poderosos que ajudam o povo, outros que não querem saber de nada alem de ganho próprio, a população é dividida e enfim é um cenário bem rico e você já deve ter visto a influencia em qualquer seriado de televisão de super-heróis (The 4400, Heroes, Alphans) e também já deve ter visto influencia de outros cenários e heróis nesse breve resumo (X-Men, quadrinhos da era de ouro).
Foi originalmente publicada pela Epic Comics (subdivisão da MARVEL) em uma minissérie de quatro edições e também foi publicado no Brasil pela editora Globo (não tenho ideia da data, mas o valor está em cruzeiros então deve ser entre 90 a 93) no mesmo formato. Depois lá fora foi lançado outras edições incluindo uma com todas as edições em um único lançamento.
Conta com um roteiro único, que funciona mais para ‘’dar liga’’ para um resumo do cenário e das varias historias presentes nos livros, é um roteiro policial de investigação com um detetive fodido no estilo Pulp, tem seus diferencias como a ‘’mulher fatal’’ que o detetive tem interesse sendo uma Coringa sem pele chamada Chrysalis e o próprio detetive ter o poder de fazer qualquer coisa/pessoa desaparecer apontando o dedo e mexendo o dedão (como se tivesse disparando uma arma).
É um bom enredo para quem curte quadrinhos, tem a parte Pulp do detetive, o resumo do cenário mostra varias fazes que podem ser vistas como analogias as eras dos quadrinhos, indo de heróis que enfrentam alienígenas a justiceiros mascarados sem poderes.
E o principal atrativo é justamente o resumo do cenário maior dos livros, servido como porta de entrada para esse universo.
Os desenhos são bons, mesmo variando o traço de dez em dez paginas (são realmente vários autores e desenhistas).
Nota: 9
Bastante divertido e interessante, só não gostei do ‘’vilão’’ da historia, apesar de entender que é um clichê/homenagem ainda assim achei fraco como personagem.
para: Ver de onde veio o suplemento de GURPS Supers ‘’Cartas Selvagens’’, conhecer os personagens antes de virar filme/seriado e poder tirar ondinha no facebook =P
Nenhum comentário:
Postar um comentário