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sexta-feira, maio 10, 2013

The Walking Dead: Survival Instinct


Ano de lançamento: 2013
Gênero: Tiro em Primeira Pessoa
Plataformas: Xbox 360, PS3, PC, Wii U *testado no Xbox 360
Estúdio: Terminal Reality
Distribuído: Activision

Antes dos acontecimentos do seriado, conta o começo da aventura de Daryl e Merle Dixon.

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Daryl é o personagem mais adorado do seriado pela maioria dos fãs, inclusive me dando muitos motivos para ‘’trollar’’ os fãs do seriado que exigem que o roteiro seja igual aos quadrinhos (ou criticam por não ser igual) sendo que é um personagem que até quando eu acompanhava a revista não existia. O seriado fez sucesso, Zumbimania ainda vive (ráaaa) e o jogo que não tem nada haver com o seriado, mas foi inspirado nos quadrinhos fez um puta sucesso...

 Então era inevitável, novidades para gerar dinheiro.


Eu passei longe de informações, vídeos e afins, hoje em dia tenho achado muito mais pratico ignorar tudo até que eu consiga jogar por conta própria ou pelo menos que fóruns e sites em que eu confio tenham analises feitas, pois evita falsas promessa, hype, gente que não tem causas e decide lutar a favor de alguma porcaria qualquer e ‘’jornalistas’’ que patrocinados, elogiando ou criticando cegamente.

A primeira impressão com o jogo foi de mistério, deixei o jogo rolando pra ver se tinha alguma cutscene ou aparecia um gameplay, mas só ficou na tela com o logo, ao iniciar um novo jogo a abertura é a mesma do seriado (ou muito parecida) incluindo a musica, o que foi legal, mas quando o jogo começou...

O gráfico não chega a ser muito ruim, mas é genérico demais, e feio para os padrões atuais, modelos se repetem constantemente, o que não seria tanto problema assim se não fosse com tudo, carros, cenário e principalmente zumbis se repetem demais, acho que deve ter menos de dez modelos para os zumbis e tem horas que o jogo chega a dar medo, pois não é um grupo de zumbis te perseguindo é um grupo de zumbis quíntuplos te perseguindo, sem contar à vegetação que essa sim é medonha.

O jogo é em primeira pessoa, você encontra armas de fogo com certa facilidade, munição nem tanto, mas não é para você sair dando tiro por aí, é para se esgueirar e matar zumbis na faca, dar tiros gera barulho e atrai mais inimigos... Para isso você conta com distrações, atirar uma garrafa para fazer barulho, disparar o alarme de um carro, ligar um sinalizador. Parece maneiro, igual o seriado, mas na pratica não funciona bem...

Você só tem a garrafa, não da para pegar nenhum outro objeto para tacar e fazer barulho, sem pedras, tijolos, latas... O cenário até conta com outros ‘’chamarizes’’, mas não fazem sentido, tipo um radio de pilha no meio da calcada, você tem uma faca de caça para matar um zumbi de frente é com três facadas fortes, só da para matar com um golpe só certeiro no cérebro caso pegue o zumbi ‘’distraído’’ por trás (ui) ou estiver sendo segurado, que ai abre um tipo de mini game que basta mirar e apertar o gatilho do controle, isso faz com que o combate básico, seja uma bosta varias vezes preferi ser agarrado e ir esfaqueando e matando com um golpe só um a um do que fugir ou lutar empurrando e batendo como deveria.

Tem uma variedade de armas, armas de fogo e armas brancas que quanto maior e mais pesada mais dano e mais lento são, o problema é que também contam com uma mecânica meia boca, se estiver com um taco de baseball nas mãos e chegar por trás em um zumbi para executar, você da um golpe com a faca... O mesmo vale para quando é agarrado, e apesar da variedade, você encontra uma serie de outros objetos que faria muito mais sentido usar de arma, mas não pode usar porque não foram programados para isso, exemplo, em uma garagem você encontra um pedaço de cano de ferro e pode usar como arma, mas observando o cenário da para ver enormes chaves inglesas que não da nem pra pegar.

 Os zumbis quebram portas, ao ficar batendo, mas não grades apenas madeira e se a barricada for pequena eles não quebram, tipo se tiver uma porta inteira, eles despedaçam ela e entram, se tiver um cercadinho de criança na porta indo até os joelhos eles não passam, o pior é que o jogo mesmo chega a usar isso, tem casas que tem npcs que não são feitos para morrer, esses npcs estão com esses cercadinhos, dá até para atrair os zumbis e matar lá de dentro sem medo...

Os zumbis são lentos, mas não muito lentos, se for andando eles alcançam, você pode correr por um curto período e não tem muito lugar no cenário para escalar, mas quando você acha é ridículo, simplesmente correr e pular uma barreirinha e pronto salvo.


É impossível ‘’limpar’’ um cenário, se for aberto ainda faz algum sentido novos zumbis aparecerem vagando, mas é frustrante matar todo mundo em uma sala com apenas uma saída, você sair por ela fechar a porta, abrir a porta e ter um zumbi lá dentro materializado por mágica, sem contar os zumbis do roteiro, em vários momentos o jogo tenta te dar um sustinho e vai colocar um zumbi safado te agarrando colado a porta em que acabou de passar e não tinha ninguém.

A novidade do jogo seria poder escolher caminhos, salvar pessoas, ter que escolher o que fazer com elas e procurar mantimentos. Mas nada disso realmente funciona bem, as escolhas não inferem em nada, nem mesmo a escolha do caminho, inclusive depois de escolhido dá para perceber se você vai encontrar algum lugar para ‘’procurar provisões’’, acabar gasolina ou o carro quebrar, porque não rola nenhum dialogo, e quando tem significa que vai direto ao caminho escolhido sem paradas.

Os sobreviventes andam junto com você, mas todos no mesmo carro, então é preciso achar carros maiores para poder carregar mais gente ou ter mais espaço para itens, mas não tem muita variedade e todos os carros que você encontra precisa encontrar a chave antes (ou ganhar de alguém), da para armar eles e dar algumas ordens em cidades, do tipo ‘’fulano armado com escopeta vai procurar gasolina’’ e ele tem uma chance de conseguir e pode morrer também, só que é os mesmos itens que você encontra explorando por conta própria, e nenhum npc anda junto com você nas missões, você nem chega a ver eles alem do ‘’menu’’ de ordens. Eles só interagem com você quando te dão missões antes de te seguir ou quando fazem parte do roteiro, mas ai você não pode usar eles pra nada. O Merle é um desses, ele faz o que ele quer fazer e pronto.

Comida só serve pra curar, munição não tem muita serventia já que zumbis são infinitos e ficar dando tiro só atrai mais, gasolina não tem tanta importância, pois quando fica sem, você encontra automaticamente um acampamento ou qualquer coisa do tipo cheio de gasolina dando sopa, usar ou não os sobreviventes não trás grandes diferenças, da perfeitamente pra ir sozinho.

A besta do Daryl você só pega lá pra quarta cidade (missão/parte/seila) é a arma mais divertida, pois da de matar a distancia sem fazer barulho, e dá para pegar as setas depois, mas se errar e não tiver nenhuma parede atrás para a sete fincar, nem vale a pena ficar procurando onde é que foi parar, mesmo com o numero limitado de munição. As dublagens são oks, não tem muito dialogo. O roteiro é uma bosta, não acrescenta nada realmente interessante alem de diálogos sem vontade.


É um jogo bem curto também e apesar de ter uma serie de caminhos e acredito que pequenas variações no final (quais npcs aparecem no helicóptero), não motivam em nada ficar repetindo, porque mesmo com uma só passagem pelo jogo eu já cansei de ver tanta coisa igual.

Nota: 3

 ruim, tem umas ideias legais, mas a execução é péssima, parece um daqueles jogos que estão testando mecânica para o lançamento do jogo serio, mas esse é o jogo serio...

Para: Se tu fores muito fã do Daryl ou de TWD aponto de não conseguir deixar nada passar.

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