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sexta-feira, janeiro 18, 2013

Sniper Elite V2

Ano de lançamento: 2012
Gênero: Stealth, Ação em terceira pessoa, ‘’Sniper’’
Plataformas: XBOX 360, PS3, PC *testado no 360
Estúdio: Rebellion
Distribuído: 505 Games

Karl Fairburne é um oficial da OSS, lutando em Berlin nos dias finais da Segunda Guerra Mundial.

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O primeiro Sniper Elite foi provavelmente o primeiro jogo a ter uma preocupação com física e balística dos rifles de precisão, tanto que foi o chamariz na época, levando em conta as leis de gravidade e força do vento. Coisa que nunca foi muito popular e infelizmente não é uma mecânica presente nos jogos atuais (salvo algumas exceções).


Sniper Elite V2 apesar do nome, não é completamente focado no aspecto ‘’sniper’’, contando com muito mais elementos ‘’stealth’’ do que seu antecessor, você usa pistola com silenciador integral, execuções de perto, armadilhas com direito a ‘’granada com arame’’, deve se esgueirar bastante para não ser visto e até mesmo usar o som do ambiente para disfarçar seus tiros. A parte sniper é predominante, com mapas grandes e boas áreas para que possa avistar os inimigos a distancia, a gravidade e o vento continuam presentes, mas a parte balística deveria ser melhor.

Antes de cada missão você pode escolher seu equipamento, infelizmente os rifles não tem nenhuma customização (trocar o tipo de mira) e nem grandes informações detalhadas (velocidade da bala, distancia máxima, coisa do tipo) apenas é possível escolher outros tipos de rifle que já vem com miras próprias, ao invés de ‘’estudar’’ os rifles e escolher o melhor para seu estilo, você acaba ficando com o ultimo que abriu, porque tem uma mira com magnificação melhor. Sei que não é uma reclamação muito comum, mas essa parte ‘’nerd’’ faz falta, e acho que se você escolhe um jogo que o objetivo é ficar longos minutos sem fazer nada apenas esperando o momento certo de atacar tentando fazer cálculos com a inclinação de sua mira deva ser nerd o suficiente para também sentir falta.

A maior novidade e o que chama mais a atenção é o Killcam, quando você da um tiro difícil, aparece uma câmera raio-x e em câmera-lenta mostrando a trajetória da bala, ossos e órgãos atingidos. Infelizmente não funciona muito bem, em vários momentos só se tem a bala em câmera lenta, em outros mesmo com uma boa distancia e executando um tiro certeiro (na cabeça ou acertando algum órgão vital) não aparece nada. Mas quando funciona é algo extremamente gratificante, com bastante sangue, e foi responsável para que pela primeira vez na vida eu sentisse pena de um nazista, com um tiro que estourou ambos os testículos. Também é possível acertar granadas presas à cintura dos inimigos, tanques de gasolina em veículos, ou se for muito sortudo/bom mais de um inimigo com o mesmo tiro. E um modo de ‘’spot’’ você usa um binóculos para marcar inimigos, ficando uma seta em cima deles e seguindo para onde eles forem, na pratica fica tipo um radar.


O roteiro não é muito interessante, irei evitar spoilers, mas para um jogo ambientado na segunda guerra mundial, você enfrenta mais russos do que deveria (acho que mais da metade do jogo) e termina com gancho para um terceiro jogo na guerra fria. No entanto as fazes são muito bem boladas, com mais de um caminho possível e com um cenário que te da muitas oportunidades para usar seu rifle.

Infelizmente a parte Stealth não é das melhores, sendo muitas vezes mais fácil usar uma metralhadora fazendo bastante barulho do que a pistola com silenciador, as ideias são boas é possível criar armadilhas, do tipo, colocar umas bananas de dinamite próximas a um corpo caído e acertar elas de longe quando um grupo de inimigos se aproximarem, as granadas com arame em escadas e por ai vai, mas são cenários longos e ficar se esgueirando até chegar ao inimigo acaba cansando, por varias vezes eu preferi arrumar um corredor ou torre que tenha uma vista limpa e sair atirando, atraindo atenção mesmo.

A historia do jogo tem onze capítulos (missões) e o tempo varia muito conforme o nível de dificuldade que você esta jogando, mas é uma media de uns quarenta e cinco minutos por missão.


Conta com desafios que são mapas das missões com algum alvo, modo co-op com um jogador marcando os alvos para que outro possa acertar, dlc que acho que é paga pra quem não comprou na pré-venda onde é possível matar o Hittler com uma fase e algumas armas novas.

Nota: 7

Eu gosto de stealth, eu gosto de sniper, me divirto jogando, achei ótima a ideia da Killcam, mas poderia ser melhor, mais elementos, mais informações e opções e porque não um modo mais simples com talvez pequenos cenários ‘’você esta em uma torre, mate esse tanto de inimigo que ta ali’’, pelo menos foi o que fiz com a demo antes de ter tido acesso ao jogo completo, eu matava os inimigos lá do apartamento, e ao invés de prosseguir eu reiniciava a fase, decorando os pontos exatos e tentando dar tiros mais precisos e mais habilidosos.

Para: Se perguntar porque raios um tiro no coração da menos pontos que um tiro na cabeça?

 

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