Páginas

sábado, novembro 10, 2012

Raging Bull (Touro Indomável)


Diretor: Martin Scorsese
Ano: 1980
Roteirista: Joseph Carter, Peter Savage, Paul Schrader, Mardik Martin
Gênero: Biografia, Drama, Esporte.

A trajetória do boxeador Jake ‘’Raging Bull’’ La Motta rumo à sarjeta.

Leia Mais...

 Logo de cara a coisa que mais chama atenção é o filme ser em preto e branco ambientado nos anos 40 a 60 e tendo também um visual bem parecido com os filmes dessa época dando uma sensação de estar vendo genuinamente um filme mais antigo do que é.


Outra que o Martin Scorsese pode ser um puta diretor, mas as cenas de luta são uma bosta, tudo bem que não tem duble e ele mostra de perto, mas eu brincando de lutinha quando criança parecia mais real (tudo bem que às vezes pegava mesmo, mas não vem ao caso...) e talvez essa seja a pior parte do filme, pelo sangue jorrando no nível de filme da TROMA que jorra em spray mesmo e é um filme sobre um boxeador, as lutas são importantes. Claro que você pode argumentar ou mesmo não concordar, porque o principal do roteiro é a trajetória de autodestruição do boxeador, seu temperamento estourado, ciúmes, incapaz de enxergar os próprios erros culpando todo mundo ao redor, mas eu continuo acreditando que um filme sobre um lutador, uma das partes mais fundamentais são as lutas, ainda mais se você resolve mostrar elas.


Outro ponto pessoal é sentir alguma empatia pelo personagem principal, sei que é uma biografia e estou me referindo como personagem apenas porque é um filme e não um documentário, mas de qualquer forma é um cara que não da para torcer a favor e se eu não tenho interesse no personagem principal, meu interesse pelo resto do filme também se perde. As atuações são boas, acho que foi a melhor atuação do Robert De Niro (Jake LaMotta), mesmo achando TAXI mais legal, LaMotta é um personagem que exige mais e ele conseguiu passar a imagem de fodão dos ringues, babaca e fraco na vida real. Essa é a primeira vez que vejo esse filme, e pra mim também foi um pouco engraçado porque grande parte do elenco de apoio é de atores que fizeram ‘’Os Sopranos’’, mas quando eram novos e tal, não conhecia a historia do boxeador o que me levou a ficar esperando um envolvimento com a máfia ou algo do tipo =P


Sei que criticar um clássico, criticar Martin Scorsese pode ser visto como heresia, mas não estou aqui para ficar falando o que todo mundo fala e sim para mostrar minha opinião.

Nota: 6

Raging Bull é um filme longo, é em preto e branco, as lutas são ruins e eu não gostei do boxeador. No entanto tirando as lutas à direção é boa, não acho o melhor trabalho do diretor. E as atuações também e como falei acredito que seja a melhor atuação do De Niro. Talvez eu esteja sendo mais chato que o normal, mas se é para ver algo mais ‘’cru’’ eu veria um documentário sobre o mesmo.

Para: Não ficar zangado comigo por ter uma opinião própria. Serio, eu sou legal! =P

 

Um comentário: