Páginas

sexta-feira, junho 01, 2012

Battlefield 3

                                          
Ano de lançamento: 2011
Gênero: Tiro em Primeira Pessoa
Plataformas: Xbox 360, PS3, PC *testado no Xbox 360
Estúdio: Dice (Digital Illusions CE)
Distribuído: Electronic Arts

Imagino que já deva saber do que se trata.

Leia Mais...

É um jogo de tiro com foco no multiplayer tendo um cenário contemporâneo.

Battlefield 3 possui dois DVDs um para a campanha solo e o outro com o multiplayer e co-op, e um manual ‘’folheto’’, no entanto é possível ver o manual online direto no menu do jogo o que já ajuda bastante.

No meu caso foi bem chato para conseguir jogar, eu instalei o jogo no HD (opcional) para diminuir o tempo de load e não ficar forçando o leitor, ai foi à hora de instalar um pequeno patch e depois ler uma mensagem falando sobre um pacote de textura que é incluso no disco e tem mais de dois gigas (mas também opcional) e por fim um novo patch para poder jogar online com mais de um giga e esse tendo que baixar e não opcional, acabei por levar mais de 2 horas para conseguir enfim jogar o jogo. Mas quando fui testar a parte online tive que fazer um registro em um serviço da EA o tal do battlelog que é tipo um facebook do battlefield e pode também ser acessado no computador alem de ter que utilizar o passe online.

O modo solo tem uma historia curta, aproximadamente cinco horas, cutscenes mais ou menos assim como as dublagens e um roteiro que eu estava achando bastante ruim, mas da uma melhorada no decorrer, não que seja bom. É interessante por focar no soldado e o soldado é que é o herói e não o estado ou os engravatados, mas é um ângulo que vem sendo usado em todos os jogos de tiro da EA já há algum tempo e já ficou batido, fora que o roteiro tem seus furos e momentos difíceis de engolir, alem dá já manjada campanha em que você joga com mais de um personagem para ver outros ângulos do roteiro. As missões em sua maioria são seguir alguém até um determinado ponto e matar tudo que se mova, tem a tradicional missão de tanque (todo jogo de tiro tem), mas é interessante até porque serve de treinamento para usar tanques no modo multiplayer e uma missão de avião em que você apenas fica encarregado do armamento e não serve pra nada porque nos modos multiplayer com avião só tem avião para apenas uma pessoa. Tem também bastantes missões ‘’ande até uma metralhadora e atire em tudo’’ o que acaba ficando chato e cansativo.

O modo co-op funciona bem, tem um sistema de evolução e também abre novas armas para o modo multiplayer, não é uma historia paralela e sim uma serie de missões, as missões são variadas e eu pessoalmente gostei delas, não é exatamente um treino porque as classes não são bem definidas nesse modo, mas da para entender como as armas funcionam e tem uma missão de helicóptero, muito útil para pegar as manhas do complicado controle. Até o momento joguei apenas com desconhecido e sem usar o microfone, é um pouco frustrante porque as fases foram realmente pensadas para o jogo em conjunto, mas dá para se virar razoavelmente, dependendo do horário e da missão que escolher pode ser que demore um pouco para encontrar jogadores.

O foco principal é o modo multiplayer, são quatro classes:
Assault – Que seria o medico, usa rifles de assalto (média/longa distancia), tem de itens medikits (basta jogar no chão e quem estiver ferido por perto se cura) e desfibrilador para reviver companheiros caídos, alem de lançador de granada e escopeta que ambos podem ser presos na arma principal (podendo assim jogar apenas para combate ao invés de dar suporte para o time)

Engineer – O mecânico, com armas para médio alcance e tendo itens visando concertar ou destruir veículos.

Support – Com metralhadoras pesadas tem itens que podem variar de explosivos ou caixas de munição para que os colegas de time possam se reabastecer (funciona da mesma forma que os medikits)

Recon – Os ‘’snipers’’ e como o nome da classe sugere seu foco principal são no reconhecimento de território, avistando inimigos a distancia, mas também uteis em invasões.

Cada classe tem uma função e a principal novidade é que você é premiado por jogar ‘’pelo time’’ ao invés de apenas tentar matar todo mundo, por exemplo, usando o Recon para identificar inimigos e assim eles aparecerem no mapa, quando eles forem mortos você também ganha pontos, usando o Support e dando munição para o time ou o Assault e curando, até mesmo concertando veículos, você também pode ganhar pontos por ‘’suppres fire’’ que seria cobrir uma área que tenha inimigos dando tiros e assim seus colegas de time poderem avançar e acabar com eles, por ter feito dano em um inimigo (você esta quase matando e aparece outro cara e mata o teu inimigo, você ganha o equivalente em pontos pelo dano que fez), destruir veículos inimigos, matar inimigos que feriram seus colegas salvando eles...


Esses pontos funcionam como XP, e fazem seu nível de soldado subir, abrindo novos itens e ajudas que podem variar de mais munição, poder carregar mais explosivos, ou tomar menos dano com explosões entre outras coisas. Cada classe também tem sua própria grade de evolução assim como cada categoria de veiculo. O que deixa o jogo com um jeitão de MMO precisando se dedicar consideravelmente para ter um bom nível.

Outra novidade são os esquadrões, pequenos grupos dentro de um time, alem do uso estratégico também é vantajoso para ganhar mais pontos (curar um membro do time da um tanto te pontos se curar um membro do squad da mais) e também para dar respawn em um membro e não precisar andar longas distancias.

As classes são balanceadas, dá para pensar um pouco fora da casinha e descobrir novas utilidades para elas, o Support com C4 é bem útil para demolir tanques.

Os modos são Team Deathmach que seria algo próximo ao CoD, Conquest que é um capture o objetivo e mantenha com foco em veículos, Rush um time precisa defender um objetivo enquanto o outro ataca, caso o time atacante consiga o objetivo o mapa se expande revelando novas áreas (o modo com jogos mais longos) e variantes por esquadrões.

Cada modo usa variantes de mapas que tem em todos os modos, são mapas interessantes que te dão um grande leque de estratégia e abordagem, mas em vários modos fica uma corrida desenfreada para pegar veículos, porque os mapas são grandes (tirando no modo deathmach).

Uma coisa que volta melhorada é o cenário destrutível, mas ainda está longe da perfeição, é possível derrubar paredes, arvores até mesmo botar um prédio a baixo, mas pedras e outras partes do cenário não são destrutíveis o causa confusão, fora que existem ‘’pontos’’ específicos em determinadas estruturas, às vezes atirar com um tanque pela janela não vai destruir o prédio, sendo preciso acertar o ponto da parede entre duas janelas e assim por ele a baixo.

Dirigir tanques é divertido, como as arvores são destrutíveis fica mais difícil encontrar algum ‘’toco do mal’’ que faz seu poderoso tanque ficar travado, aviões e helicópteros precisam de treino o que é bem difícil já que apenas o helicóptero tem em outro modo que não seja o multiplayer e mesmo assim vai depender da paciência do seu parceiro de co-op, fora o fato de não ter tanto veiculo assim e principalmente as aeronaves, são veículos bastante visados.

Até agora não tive nenhum problema para encontrar servidores, já ouve casos de ter pouca gente, mais pelo fato de se o time estive perdendo o pessoal começa a sair (devido ao battlelog que deixa registrada as derrotas e vitorias). Os efeitos de som são muito bons, sejam explosões ou tiros, às vezes os sons da uma sumida.

O gráfico com o patch de textura realmente fica bom, mas inferior a um PC rodando tudo no máximo, fora que o console agüenta apenas 32 players já o PC pode encontrar jogos com 64.

 Nota: 9 * nota atual: 4 Battlefiled 3 é feito para se jogar online, é um jogo que também foi feito para o time e quando digo time não digo que é feito para jogar apenas com amigos ou clãs, mas sim cada um do grupo fazer sua parte e por experiência própria é possível um time de desconhecido jogando ‘’pelo time’’ vencer um clã, sair se achando o RAMBO, o exercito de um homem só não compensa, até porque o sistema de pontos é bem generoso com quem joga pelo grupo, sendo às vezes possível que alguém que não tenha matado absolutamente ninguém ficar no topo da tabela e ganhar bem mais pontos de quem saiu matando todo mundo. Os efeitos gráficos, o estilo do jogo e o som dão uma sensação bastante realista digna dos melhores filmes de guerra que existem.

Para: Aprender que se cada um fizer sua parte é possível vencer =P

 *Essa analise foi feita no dia 21 de fevereiro (e só foi postada agora, só tem eu escrevendo aqui e não posso me dar o luxo de fazer um monte de postagem, sem ter algumas reservadas para cobrir) e algumas coisas mudaram. Um enorme patch foi lançado com mais de um giga de tamanho, trouxe boas mudanças, mas também trouxe uma que apresenta um terrível problema, agora é possível alugar servidores pagando cerca de um dólar por dia (na opção mais barata de trinta dias) em que o dono pode alterar as regras, e a EA resolveu desabilitar vários servidores oficiais e para piorar os poucos que tem já não contam com as regras iniciais seja de modos ou de rotatividade de mapas, sendo virtualmente impossível hoje em dia encontrar um servidor dedicado a um modo, sem alterações e que possua todos os mapas.

Os servidores pagos cotam com suas próprias regras e a principal infelizmente é ‘’nunca jogue melhor que o adm’’.

Como grande parte do jogo é dedicado ao multiplayer, conta com um passe online (pago em copias usadas) e enfrenta um grande problema com a falta de servidores oficiais, isso faz com que a nota atual seja essa medíocre e a compra um péssimo investimento.

 **O que mais deixa triste é que é um jogo muito bom, que tivesse ao menos opções de bot ou no mínimo tela dividida, mesmo que venha como forma de patch pago eu como um bom otario pagaria mais 10 ou 15 dólares por bots nos modos originais.

 DICAS


 Procure ler sobre as classes e a grade de itens que elas abrem, depois de um pouco de teste tente ficar com apenas uma por um tempo e ‘’upar’’ ela, vai ser bem mais útil do que tentar jogar com todas.

 Pense fora da casinha, é possível, por exemplo, ser um Assault focado apenas em combate com munições diferentes para o lança granadas e um rifle com itens modificados para longa distancia/ou curta com silenciador.

 Para upar level rápido o melhor modo é o Team Deathmach por ter jogos mais curtos (10 a 15 minutos em media) eu aconselho utilizar armas de curto alcance, como escopetas ou submetralhadoras e ficar em constante movimentação (CoD), volta e meia tem um monte de snipers, mas eles não costumam ter uma pontuação tão boa devido aos mapas geralmente não terem grandes pontos de afunilamento.

Conquest é o melhor modo para upar level com veículos, capturar ou neutralizar bandeiras dentro de um veiculo contam pontos pro veiculo, e vale pra todo mundo que estiver dentro.

Mira laser e lanternas cegam temporariamente, tanto os inimigos quanto quem estiver no seu time, não seja uma mula e pare de iluminar a cara do pessoal do seu time!

Não sabe pilotar algo, mas quer tentar, entre como piloto e deixe o veiculo parado caso mais alguém tenha entrado junto até que a pessoa saia e você possa se explodir (no começo todo mundo se explode, todo mundo tem o direito de brincar, mas é foda levar os outros pro alem).

Nunca largue o veiculo pro inimigo, é melhor dar uma de kamikaze porque o veiculo vai fazer uma falta tremenda, até porque ele não vai aparecer de volta até que seja destruído.

Recon tem um item chamado ‘’soflan’’ ele é tipo uma câmera que serve para travar mira em veículos, engenheiros tem três tipos de bazuca, uma que atira para qualquer direção, uma que trava apenas em veículos aéreos e outra para veículos terrestres, se o recon tiver travado o soflan em algum veiculo como um tanque, por exemplo, o engenheiro não precisa travar para atirar e usando bazuca anti-terrestre é possível acertar aeronaves dessa forma, e sim todo mundo ganha pontos com isso.

‘’Paint target’’ para veículos é a mesma coisa do soflan e mísseis de calor podem ser disparados sem precisar travar caso o alvo seja ‘’pintado’’ ou previamente travado com o soflan.

No Xbox apertar backspace (aquele botão tipo o ‘’start’’ são que do outro lado) ao ver um inimigo vai ‘’marcar’’ enquanto ele estiver na sua visão e assim aparecer no mapa para todo mundo do teu time, funciona para qualquer classe, dentro de veículos ou usando tranqueiras como o soflan, mira telescópica... Isso ajuda muito! Mesmo quando for algo que pareça obvio como um helicóptero, como os mapas são grandes é fácil perder a noção de distancia e graças à gente mostrando onde é que tava a porra dos aviões inimigos que eu consegui upar meu caça.
 

2 comentários:

  1. Sou fã de BF... é quase impossível de n mencionar a franquia rival quando se fala de BF... eu tbm gosto pacas de COD MAS BF ta com uma engine mto poderosa pqp mto lindo esse jogo

    ResponderExcluir
  2. Pra mim sempre foram franquias diferentes, BF com um combate mais aberto e mais pro time e o COD um ambiente menor e focado no ''one man army'' tanto que o BF agora te força a jogar pelo time te dando pontos por isso, só é uma pena que a EA ta se esforçando bastante para tentar deixar o jogo ruim, seila minha teoria é que eles querem continuar vendendo shooter ai tem que deixar o bf ruim pro pessoal comprar o MOH novo =P
    Agora toda espancao que sai vem um patch de tipo 2 gb mesmo rpa quem nao compra só pra nao ter incompatibilidade e voce poder morrer com as armas que tem nas espancoes... Ja sao mais de 5 gb so de patch

    ResponderExcluir