Páginas

sábado, maio 05, 2012

9 (9 – A Salvação)



Diretor: Shane Acker
Ano: 2009
Roteirista: Pamela Pettler, Shane Acker
Gênero: Animação, Aventura

Um boneco de pano desperta em um futuro pos-apocaliptico com a chave para a salvação da humanidade.

Leia Mais...

Ou algo assim.

A animação tem um estilo simples porem muito bem feita, e apesar de ser ‘’fofo’’ é bem pesado no cenário e em algumas cenas chegando a incomodar, é como ver um clipe de stop-motion da banda Tool.

As dublagens em inglês são boas também tendo Elijah Wood no papel principal, a direção consegue manter um clima tenso e de aventura.

O que chama mais a atenção de 9 é justamente esse clima tenso, que apesar de ser uma animação é em um cenário em que a vida biológica não existe mais e isso é levado com seriedade, não é tão dark quanto poderia ser ficando em uma categoria complicada por ser meio pesado para crianças e não é tão serio para adultos, por ter um problema no roteiro que apesar de bonitinho e esperançoso é meio confuso se for analisado de forma seria, ou talvez falte uma parte que foi pensada, mas não colocada em pratica.

Eu não quero soltar spoilers porque grande parte do filme é justamente sobre a descoberta do que aconteceu e o porquê esse boneco de pano esta vivo. Em todo caso é um roteiro interessante e uma animação visualmente bonita que se mantém bonita mesmo atualmente.

Nota: 6

É bom, eu gostei, mas tem uma parte que pra mim não fez sentido algum e isso me incomodou de tal forma que me fez diminuir um ponto na nota de tanto pensar nisso.

Para: Ver um desenho maduro para crianças?

SPOILERS incluindo sobre o final.

9 é o nome do boneco de pano principal porque, bem... Ele é o nono. Cada boneco tem um pedaço da alma de um cientista que desenvolveu uma maquina capaz de criar novas maquinas de forma independente, mas essa maquina foi corrompida por um ditador que tempos depois foi traído pela própria maquina que exterminou toda vida biológica do planeta. O cientista que deu vida para esses bonecos de pano criou um dispositivo capaz de transferir a alma (ou pedaços) para os bonecos e esse treco é multiuso.

O final do filme 9 usando o dispositivo consegue liberar alguns dos pedaços da alma do cientista que viraram as almas de alguns de seus parceiros de pano e foram sugadas para dentro do ‘’trequinho’’ as almas libertas sobem para o céu e inicia uma tempestade e as gotas de chuva contem fragmentos dessas almas. Esse final gerou confusão, pelo que eu entendi do filme esses fragmentos acabam por gerar vida biológica novamente e a humanidade (se evoluir da mesma forma) consegue uma segunda chance.

Meio confuso tudo isso, mas não é o ponto que me deixou ‘’em curto’’ o que me incomodou foi o fato desse aparelho ser feito com encaixe perfeito na terrível maquina que gerou a destruição de tudo, no começo pensei que a idéia era de colocar as almas nessa maquina e todo um simbolismo de Fé (acreditar no desconhecido) dos bonecos tendo que se deixar capturar e ‘’morrer’’ para assim completar a maquina e a maquina ser capaz de criar novos seres conscientes mecânicos, como o próprio filme mostra em uma frase do cientista ‘’a maquina só tinha minha inteligência, faltava à alma’’ (ou algo assim), mas ai o final que foi mostrado não faz sentido algum, se era para colocar na maquina o que rola no final é um plano B? Porque apenas parte das almas ou dos pedaços já dão certo? Se a idéia principal do dispositivo era a de liberar as almas na atmosfera e fazer uma ligação direta na natureza, porque ter um encaixe perfeito na maquina?

Eu achei ótimo, o potencial da historia conseguir ser um balanço entre ciência e ‘’religião’’, porque o que geraria a vida que evoluiria seria a alma de uma pessoa seja biológica ou mecânica nessas possibilidades que abordei aqui, mas acaba não sendo nenhuma coisa nem outra, talvez a idéia tenha sido modificado com medo de algum grupo protestar, afinal religioso maluco é chato, mas tem muita gente que faz ateísmo uma religião e ta cheio de ateu ortodoxo bitolado que enche tanto o saco quando o ‘’super religioso’’ e é capaz de ser tão extremista quanto.

Mas é inegável o fato que falta uma conclusão que... Bem, conclua ou a idéia do filme, pelo que é mostrado não pode ser apenas uma idéia legalzinha e se foi acaba sendo mais profundo ainda pela coincidência =P

FIM dos SPOILERS


Nenhum comentário:

Postar um comentário