Páginas

sexta-feira, junho 03, 2011

Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds



Ano de lançamento: 2011
Gênero: Luta
Plataformas: XBOX 360, PS3 *testado no 360
Estúdio: Capcom
Distribuído: Capcom

Acho que não preciso fazer introduções, preciso?

Leia Mais...

Particularmente, não sou muito fã das series ‘’vs’’ porque uma boa parte do elenco acaba sendo composta por personagem de sempre, no caso sempre vai ter o Ryu e Chun-li, porque são símbolos da empresa, tem o Akuma porque é um favorito dos fãs e tem a C. Vyper porque a Capcom quer tornar o personagem popular, na parte da MARVEL Capitão América, Hulk, Homem de Ferro e Homem Aranha sempre presentes por serem símbolos, Wolverine pelos fãs e o Thor, X-23 e Deadpool porque estão investindo (filmes, tirando a X-23 e cada um ganhando seus próprios títulos de quadrinhos...). E só nisso já são quase metade dos lutadores. Eu preferia muito mais um jogo de luta só da MARVEL, poder jogar com personagens que nunca estiveram em um jogo ou que cairiam bem em um jogo de luta como o Demolidor, Pantera Negra, Punho de Ferro, Tigre Branco, Gavião Arqueiro e tantos outros personagens, claro que ainda há esperança com a tecnologia atual que permite que novos personagens sejam acrescentados, tanto que já foram anunciados alguns.

Porem provavelmente vão ser comprados em separado, o que leva a um grave problema, se os personagens tem golpes distintos eles devem ficar restritos nas partidas on-line apenas aqueles que tiverem comprado também, limitando o leque de pessoas que você pode enfrentar, ou vai acabar dando vantagem àqueles que compraram, afinal como você vai saber se defender dos ataques de um personagem que não tem no seu jogo? Seria como um jogo de tiro em primeira pessoa lançar pacotes com armas, mesmo tendo características similares as que existem no jogo, elas não são iguais, claro que é apenas um jogo e ganhar ou perder não muda nada em minha vida, mas tem uma tabela contabilizando suas vitórias e derrotas...

Bem o que quero dizer é que nesse tipo de jogo que seria um presente para os fãs, acaba se limitando.

MvC 3 mostra que tem uma tecnologia melhor que do SSF IV, nos gráficos, com um desenho mais bonito e menos caricato (tirando os personagens já caricatos como o Arthur) e uniformes diferentes tipo o Capitão América tem um uniforme inspirado no que o Justiceiro usou, não é exatamente igual, mas tem até a caveira no peito, a Mulher-Hulk com o uniforme do quarteto fantástico, mas apenas o aranha tem os uniformes mais fieis aos quadrinhos, o uniforme negro e a armadura na época da guerra civil, estão muito parecidas (tirando as perninhas extras da armadura que não tem no jogo) e foi anunciado novos uniformes para download também, um que o Capitão América esta sem mascara e um novo para o Homem de Ferro...

O jogo está bem mais rápido comparado com o SSF IV, mas se você quiser apenas andar ele é bem lento, tipo só andar para chegar no oponente parece em câmera lenta, mas ao mandar um combo você mal entende o que esta acontecendo de tantas cores, flashes e velocidade.

A jogabilidade incentiva a troca de personagens durante a luta, mais do que nas versões anteriores, pois da de recuperar uma quantidade considerável de energia assim, fora os especiais em duplas e trios e os combos em que você pode trocar de personagem e sair emendando golpes, agora são apenas quatro botões principais, ataque fraco, médio, forte e ataque especial que joga o oponente para o alto, no começo vai ser frustrante se entender principalmente por já estar condicionado a mandar ‘’meia lua pra frente e soco’’ ou ‘’meia lua para trás e chute’’, com algumas horas de pratica tudo se resolve e você entende que é um jogo ‘’amasse os botões e gire o direcional’’ pois basta fazer isso para soltar um magnífico combo de mais de dez acertos na cagada (o lança-chamas do Chris se deixar o botão apertado manda sozinho treze acertos).

O que muda aqui é que para ser imbatível você precisa esquecer o que foi condicionado durante anos, agora o forte não é saber os golpes e o que da para ‘’encaixar’’ e sim em como usar a defesa especial, a estratégia de não só você trocar de personagem na hora certa, quanto também obrigar o oponente a fazer o mesmo e a hora certa de usar o ‘’fator X’’ um poder que da para ser usado uma vez por luta que te deixa mais rápido, forte e faz com que sua energia se recupere sozinha. Há o controle, também conta com um botão que dispara o ‘’golpe especial’’ (hyper-combo) ai basta estar com uma barrinha cheia e apertar um botão, ou três barras cheias e mandar um hyper-combo com três personagens, como o x-factor também pode ser acionado com um único botão, da para acabar com um oponente com a barra de energia cheia, apenas apertando dois botões seguidos, gatilho direito para o x-factor e o esquerdo para o especial triplo com mais dano.

A inteligência artificial é completamente desbalanceada, na primeira vez que joguei enfrentei a Tempestade que ficou mandando magias seguidas (sabe aquele teu primo que fica mandando Hadokem sem parar? Ai você pula e toma um Shoriken? Pois é...) fora à fase final com dois inimigos ao mesmo tempo (você vs dois) e o Galactus logo em seguida, que tem um golpe que simplesmente destrói a Terra (e você, não importando a quantidade de energia ou quantos personagens ainda tem).

Para completar existem personagens de tamanhos variados demais, o cachorro lá do Okami se ficar parado no chão evita boa parte dos ataques simplesmente por ser baixinho e o Sentinela consegue cobrir praticamente a distancia toda do cenário com seus ataques, fora os personagens que tem uma variedade absurda de ataques, tipo o Dante qualquer coisa que você fizer com o controle vai dar algum tipo de ataque, e se você girar o direcional e apertar os botões com fé, vai dar um combo fabuloso, eu cheguei a ganhar só com ele dando combo sem ter a mínima idéia do que diabos estava fazendo. Já outros personagens parece que não tem tanta variedade de ataque como o M.O.D.O.K ou o Magneto.

Tudo isso faz com que a jogabilidade não seja o ideal, no jogo solo ela pode frustrar devido à inteligência artificial, mas contra outros jogadores por ter as defesas especiais, acaba balanceando, a vantagem é que se você ver duas pessoas que nunca jogaram um jogo de luta na vida disputando, provavelmente vai ver um belo e emocionante jogo com golpes, combos e especiais fluindo.

Felizmente a trilha sonora não conta com Jazz, à maioria das musicas são remixes dos temas originais e agora existem musicas com vocais, as musicas tocam com cada personagem, não ‘’dói’’ as mudanças constantes, mas também não motiva ficar trocando de personagem só pra ouvir o remix, as dublagens seguem a linha do SFIV podendo alterar as vozes para japonês ou inglês (podendo alterar cada personagem separado). E conta com narração opcional, composta por uma voz masculina e uma feminina, cada um falando mais abobrinha que o outro, você ataca e ouve ‘’esse foi um ataque’’.

A historia, bem já não esperava nada serio, a maioria dos finais é piadinha, tipo o Haggar virando presidente e sendo saudado pelo Capitão América, ou o Surfista Prateado zoando o Zero por confundir o cenário dele com o do Mega-Man, mas é confuso porque em momentos eles parecem pertencer ao mesmo cenário em outros serem de ‘’universos’’ distintos, fora o subtítulo do jogo.

De extras, tem um modo de desafios, vídeos de abertura diferentes (que são muito fodas e engraçados), poder ver os desenhos que foram usados no jogo, os modelos, ouvir as musicas, as fichas técnicas contendo um pouco da historia do personagem e o mais legal é que dependendo da escolha dos oponentes temos diálogos e textos diferentes, a Mulher-Hulk zoando o Hulk, a Chun-Li dando em cima do Thor e coisa do tipo (tipo o que acontece na serie KoF a mais de cinco anos).

Nota: 8

É um bom jogo, divertido, bonito, mas é um jogo que poderia ser mais, mostram que tem tecnologia para mudar a estrela do Capitão América para uma caveira, e retirar a mascara dele, mas não fazem os uniformes extras iguais aos que foram inspirados, mostram que conhecem os personagens fazendo o Magneto ter um dialogo sobre arrancar o adamantium do Wolverine, mas não fazem tudo que poderiam como o Deadpool que assim como nos quadrinhos ele ‘’entende’’ que está em um jogo e acaba falando diretamente com o jogador, poderia ter rolado algo especifico com Deadpool vs Deadpool, ou Aranha vs Aranha e uma piada sobre clone, mostram anunciando novos personagens que poderiam ter um elenco bem maior, mas não fizeram... E tem uns seis cenários apenas.
No MvC 1 eu achei que chegaram no limite da jogabilidade da época, os combos os especiais e tudo mais foi o máximo que dava de fazer, no MvC 2, a quantidade de personagem, mas nessa terceira versão, apesar de ser um bom jogo, ele não foi no limite como os antigos, me arrisco a dizer que nem chegou perto disso.

Muita gente criticou a X-23 por ela ser o clone menina do Wolverine (não to zoando ela É mesmo o clone menininha do Wolverine), a Mulher-Hulk e a Trish por ‘’ocupar espaço’’ já que tem o equivalente masculino, no entanto elas são bem dizer ‘’inéditas’’ nos games e tem seus próprios ataques diferenciados.

Eu acredito que um jogo apenas da MARVEL contendo personagens não populares iria ser bem mais benéfico, até porque tem vários personagens legais que não tem espaço para que um desatento veja como são legais e ir procurar os quadrinhos, ia ser tao legal um Motoqueiro Fantasma, Irmã Grimm, Elektra vs Abutre, Senhor Fantástico, Noturno, caso conheça os personagens, tente imaginar os tipos de ataques e golpes especiais e me diz se eles não combinam em um jogo de luta? Ou mesmo um jogo de luta apenas baseado no universo mutante...

*Tem um conquista com o time ‘’Darkstalkers’’ Morrigan, Felicia e Hsien-Ko, mas não vi nada diferente com os vingadores Thor, Capitão América, Homem de Ferro ou street fighters Ryu, Chun-Li, Akuma ou C. Viper... Se jogar com Wolverine, Phoenix e Tempestade o Wolverine fala ‘’lets go X-Men’s’’, como tem os uniformes da X-Force pro Wolverine e pro Deadpool e da para você criar três times fixos incluindo os uniformes que vão usar é mais uma coisa da lista ‘’poderiam ter feito mais’’.

**E sim analise cheia de comentários fanboy, mas quem compra é fanboy e já ta na hora das empresas darem mais atenção para nós.

***Meu time fixo é Mulher Hulk e X-23 com o terceiro personagem variando entre, Ryu, Treinador, Fênix, Hulk, Deadpoll, Chris, Chun-li, Trish, Dante ou Haggar


11 comentários:

  1. É nada é 8 :P

    Há os dlc que eu falei na analise ja sairam, tinham prometido que ia sair personagem direto, mas nao deve ter vendido bem cada personagem por 5 dolares... E meio que deram pra entender que nao vao lancar mais nada

    ResponderExcluir
  2. Sei q já saiu a Jill eo Shuma-Gorath

    Além do pack q vc flou dos outros costumes como o do Patriota de Ferro(no personagem do Homem de Ferro,mas na verdade é o Norman Osborn) e Capitão Steve Rogers(Nova "identidade" do Capitão América nos Vingadores Secretos,após ele dar o manto do Capitão América para o Bucky)

    ResponderExcluir
  3. Foda que saiu umas fotos de um hacker mostrando que a Jill o Shuma o Doc Oc e o Frank West ja estavam no dvd, tipo mostrando que tem arquivos com esses nomes

    dai é foda né pagar 20 pau (os quatro) separado ja que ja tem no disco, o mais foda é que nem anunciaram nada sobre o frnk e o octopus

    ResponderExcluir
  4. Se tivesse um Game Shark...... bons tempos de PSOne :D

    Mas e o SuperSkrull? Mto apelão? eo Treinador? Qual a imprenssão q teve dele no jogo?

    ResponderExcluir
  5. Pelo gibi eram pra ser, mas não achei nao, o superskrull da de apelar com golpes que pegam quase a tela toda, mas o Sentinela antes do patch é bem pior

    O treinador achei que ia realmente copiar estilos, mas na real tem um estilo proprio com golpes copiados (web swing do aranha, escudo do capitao)e tem ataque com arco e tal (ja que nao tem o gaviao, acaba sendo golpe exclusivo)

    É legal apelar com a phoenix, principalmente contra quem nao sabe que ela vira a dark phoenix :D Tipo 5 especiais se ela for a ultima e voce perder ela vira automaticamente a dark phoenix, barrinha de energia no maximo (mas vai caindo com o tempo) e especiais

    da parte da marvel, o que realmente nao gostei é que a maioria tem os mesmos golpes da primeira vez que apareceram, achei que poderiam ter melhorado isso, principalmente com o magneto que é uma bosta de dar combo, só da pra apelar mandando magia direto

    e assim é mais um motivo que eu digo que seria melhor um jogo so da marvel, pq ai dava pra explicar tambem pq todo mundo tem um nivel de poder balanceado, colocando algum vilao ou dispositivo por tras disso

    Tu joga com quem?

    ResponderExcluir
  6. Ryu(ou Akuma),Deadpool e Thor

    Mas eu n joguei mto no máximo umas 8 vezes pq n tenho um PS3/360,joguei na casa de um amigo meu e numa loja de jogos q tem aqui por perto

    ResponderExcluir
  7. Vai sair o Ultimate Marvel Vs Capcom 3

    eeeeeeee,q legal [?]
    Vai ter o Motocqueiro Fantasma,Jill,Strider Hiryu,Frank West e mais uma porrada de personagens novos

    Ps: só achei cagada eles colocarem o Rocket Racoon

    ResponderExcluir
  8. Eu vi isso, pretendo comprar. Até porque sao 12 personagens novos que vao sair muito mais em conta que pagar 5 conto solto por cada um =P

    Mas acho que nao tem a Jill nem o Shuma, mas vai ter o gaviao arqueiro tambem e tambem nao gostei do rocket racoon, um dos motivos que eu nao curto muito ''vs'' sempre botam personagem de zoera

    ResponderExcluir
  9. Olha eu até entendo eles colocarem esses personagens comédia tipo o Arthur já q Ghost'n Goblins é um clássico,Amaterasu tbm com Okami q foi um jogo famoso

    Mas n vejo necessidade do Viewtful Joe,poderiam ter colocado o Sagat no lugar dele ou alguém de um jogo menor

    ResponderExcluir
  10. Mesmo famosos eu acho que nao combinam, prefiro personagens de jogos menores mesmo que encaixem melhor, tipo o Jin''BLOOODIAAAAAAAH'' Saotome, poderiam por alguem do Cadillacs and Dinosaurs, capitao comando, alguem do powerstone, rival shools, star gladiator...

    Mesmo o povo do RE eu acho exagero, vai ter o tyrant, tem a jill o chris, tavam falando de um outro mostro.. Porra bota alguem do Dino Crisis

    Fora aquele de wrestling o Saturday Night Slam/Muscle bomber e esqueci o nome do outro que ia ser maneiro pacas =D

    ResponderExcluir