Diretor: Duncan Jones
Ano: 2009
Roteirista: Duncan Jones, Nathan Parker
Gênero: Drama, Ficção Cientifica
No futuro um astronauta com contrato de três anos toma conta junto com um computador chamado GERTY de uma base na lua que colhe uma fonte de energia limpa.
Sinopse podre eu sei, e antes de continuar já aviso, não leiam outras sinopses, não vejam spoilers! Esse filme tem uma boa sacada, mas ao descobrir o que é antes de assistir vai perder toda a graça, e infelizmente fizeram o favor de divulgar bastante...
É um filme que não agrada qualquer publico, acredito que só colegas nerds que vão curtir, a base do filme é o cara lá na lua faltando duas semanas para o contrato acabar e ele voltar para a Terra, só que ele tem tido alucinações e parece estar doente. E o astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) é praticamente o único personagem durante o filme todo, então se prepare para ver um filme bem lento com muito dialogo e acompanhando o desenvolvimento da paranóia dele, as expectativas de voltar a Terra, o tédio de estar sozinho no meio do nada e seu passado.
Boa atuação e boa direção que apesar de não ter apelo nenhum consegue prender, o filme não tem quase nada de efeitos especiais, o que tem é mostrar a lua e é uma ‘’lua’’ real, só tem poeira, crateras e é escuro.
A trilha sonora é muito boa, segue a linha ‘’28 days later’’ com musicas instrumentais mesclando instrumentos clássicos com samples dando um ar cyberpunk (não, não é um rock metido a moderninho).
Minha analise provavelmente não deve estar te motivando a ver, eu realmente estou com dificuldade para falar sem soltar spoiler, mas caso confie e o gênero de ficção cientifica te agrade pode ir atrais. Lembrando que por ficção cientifica estou me referindo a filmes como ‘’2001’’ e não ‘’Babylon A.D.’’ ou esses outros filmes que é de ação ou policial e tem um cenário futurista. À parte ‘’futurista’’ é pouca e a cienfitica é fraca, seria mais a parte humana desse desenvolvimento cientifico abordado, sem soltar spoilers apenas para ilustrar um dos elementos o computador GERTY apesar de ter o poder de controlar a base toda e ‘’trabalhar’’ para a empresa acaba tomando atitudes que vão contra ordens da empresa para fazer o que Sam pede, pois ele esta lá para ajudar Sam, meio confuso eu sei, mas seria a base das leis de Asimov e o programa do robô é para ajudar e cuidar do bem estar de Sam, por isso acaba tomando atitudes ‘’humanas’’ escolhendo ou aceitando ajudar o astronauta contrariando ordens e ao fazer isso intrigando o próprio astronauta.
Alem disso também tem outra parte que é sobre uma situação de um tema bem abordado em outros filmes de ficção, mas em Moon ela é mostrada de forma diferente, dando uma nova perspectiva.
Mesmo que você seja um nerd que se animou, ainda assim o filme conta com alguns problemas, apesar do roteiro ser bom à medida que você vai vendo da para ir prevendo o que vai acontecer e o final é fraquinho bem água com açúcar.
Nota: 8
O final e partes do roteiro que o tornam previsível são os grandes inimigos, não vai agradar o grande publico, alias vai agradar a um publico bem especifico e mais uma vez lembrando evitem sinopses e spoilers.
Para: Nerds
*Pouca imagem porque só vinha resultado do ‘’New Moon’’ =/
Nenhum comentário:
Postar um comentário