Páginas

sábado, setembro 11, 2010

Samurai Shodown Sen/ Samurai Spirits Zen


Ano de lançamento: 2010
Gênero: Luta 3D
Plataformas: XBOX 360, Árcade
Estúdio: SNK Playmore
Distribuído: SNK Playmore

Samurai Shodown virando cada vez mais Bushido Blade.

Leia Mais...

Antes de falar do Samurai Shodown Sen irei explicar essa minha comparação e referencia a um dos jogos mais interessantes (e talvez desconhecidos) de PS1...

Bushido Blade é um jogo de luta com espadas em 3D, seria um ‘’Tekken’’ com espadas, até ai nada de novo, mas a grande sacada é que o jogo não tem barras de energia, ou mesmo golpes especiais, porem seus golpes com espada podem ser fatais, exemplo se você nos primeiros segundos da luta for rápido e conseguir acertar uma espadada na cabeça do oponente você vai matar ele, se acertar no braço ele lutara com apenas um (nada muito gráfico, você vê que ele usa só um braço, mas não da para decepar nem nada) e se acertar as pernas do oponente ele luta ‘’deitado’’, então sua luta pode terminar em poucos segundos, pode resultar em uma parodia do cavaleiro negro do ‘’Monty Python e o Santo Graal’’ ou mesmo virar um combate épico cheio de tensão entre você e um amigo sabendo que mesmo com o cara sem um braço e as pernas pode conseguir um acerto em cheio e vencer a luta! (para mais detalhes, deixem um comentário, ai quem sabe eu faço analises ou matérias de jogos antigos).

Agora voltando ao Samurai Shodown, não é a primeira vez que a SNK faz uma versão em 3D, com Samurai Shodown 64 e Samurai Shodown: Warriors Rage, que até onde eu sei não foram lançadas para nenhum console apenas versões de árcade, esses jogos já contavam com similaridades ao Bushido Blade, mas eram ‘’fatalites’’ e também existia golpes especiais parecidos com as versões em 2D, como o furacão do Haomaru, e já tinha uma preocupação estética, misturando os gráficos 3D com elementos da cultura oriental, como desenhos em preto e branco, o som ficando apenas com taikos e shamisen...

Samurai Shodown Sen, tem bons gráficos e consegue deixar os personagens que eram em 2D mais realistas e ainda assim fieis as versões originais, são uns vinte e poucos personagens indo dos tradicionais, Jubei, Charlotte, Ukyo até novos como Claude (um ‘’samurai gaijin’’), um viking (ou viquingue como preferir, e sim viquingue também é uma forma correta) entre outros. O estilo gráfico efeitos e menu lembram vagamente o Street Fighter IV com aquelas manchas de tinta preta, o som com taikos anima bastante dando um clima de guerra no Japão feudal e as dublagens são bacanas.

Os golpes especiais sumiram, não temos nenhum dos golpes vistosos das outras versões, sendo esse um dos jogos mais ‘’realistas’’ da serie, ou seja, nada de tacar furacões, magias de fogo ou água... Porem foi incluído a possibilidade de matar o oponente com um golpe e desmembramentos, ou seja, é possível arrancar o braço de seu oponente com um golpe bem aplicado, ou mesmo cortar o oponente ao meio.
Porem a SNK não queria pegar uma qualificação muito alta no Japão e decidiu tirar o sangue e esses desmembramentos, meu videogame é japonês e eu infelizmente descobri que a censura está na região do videogame e não a do jogo e nessa brincadeira acabei pagando mais caro em uma versão americana ‘’sem censura’’ e continuo sem ver sangue... E não, eu não fui enganado pelo vendedor, se você tem um Xbox 360 Japonês só vai ver os ‘’fatalitys’’ no youtube, a parte legal é que outros consoles asiáticos (tailandeses, chineses) não tem essa frescura...

Daí como o grande diferencial do jogo é o sangue, mortes e desmembramentos e eu não consegui botar minhas mãos em uma versão que eu possa ver isso, tive a necessidade de colocar mais informações da serie para tentar fazer uma analise melhorzinha.

Nota: 3

Lembrando que minha versão não tem sangue. Apesar de ter os personagens e o nome Samurai Shodown, não tem nada na jogabilidade que lembre a serie e nem o mesmo sentimento ou sensação. Na pratica é um Bushido Blade com ótimos gráficos, minha nota é baixa assim porque é bastante chato ver animações que supostamente eram para jorrar sangue e na pratica só tem um personagem de braços abertos soltando sua espada e caindo lentamente, e diferente do Bushido Blade, aqui tem barras de energia e é preciso um numero considerável de golpes para finalizar o oponente, acabando por virar só um joguinho de luta qualquer.

E que fique bem claro, talvez o jogo sem censura seja mais interessante (pelos vídeos pareceu) porem não tive oportunidade de testar e essa analise meia boca provavelmente só vai ser útil para aqueles que deram azar de ter um 360 Japa...

Para: Não comprar, vê os vídeos ou tenta jogar na casa de um amigo... Aproveita e me chama que ai falo da versão sem censura também.

Versão censurada? FUJA!

Um comentário:

  1. bons tempos de samurai,,,as versões neo geo me agradaram muito em termos de jogabilidade,,,,especialmente samurai shodown II ....valeu!!!!!!

    ResponderExcluir