Diretor: Jaume Balagueró, Paco Plaza
Ano: 2009
Roteirista: Jaume Balagueró, Manu Díez
Gênero: Horror
Continuação que se passa poucos minutos depois do final de [REC].
Vou dividir essa analise, em duas partes a primeira analisando como se fosse um filme solto e a outra como uma continuação e assim tentar explicar os motivos que tive para não ter gostado.Ignorando o primeiro filme, [REC] 2 engana bem, tem uma qualidade bem maior nas imagens que não ficam muito atrás dos filmes americanos, e tem um andamento bem rápido, misturando com os cortes da câmera em primeira pessoa acaba dando uma adrenalina, com bastante coisa acontecendo e alguns sustos, o problema é que esses sustos são aquela coisa bem de cinema, uma cena sem nada acontecendo e de repente BLAM algo (geralmente os zumbis gritando) com um volume alto e um salto em direção à câmera.
O fato do filme não ter trilha sonora também ajuda a manter um clima tenso, e as atuações são plausíveis.A historia é focada em uma força tática do governo, enviada a um prédio que estava isolado em quarentena (ráaaaa) por causa de uma misteriosa doença, esse grupo especial vai ao prédio para ver se têm sobreviventes e acabam se encontrando com um agente de saúde que parece que sabe mais do que deveria...
SPOILER
O agente é um membro do vaticano e a doença é ligada a uma possessão satânica, um padre que morava no apartamento, estava fazendo experiências com uma garota que foi possuída, e descobre que é uma espécie de vírus, o experimento é para tentar criar uma cura e entender melhor isso. O problema aqui é que o próprio agente do vaticano acaba usando rituais de exorcismo e funciona até que bem, então pra que uma vacina?
Outro problema é o poder que dão a entender que o vaticano tem, no decorrer do filme da a idéia (de forma explicita) que o governo não tem nada haver com a isolação e que o vaticano que esta encobrindo tudo, mesmo com repórteres do lado de fora... A tal menina possuída também é um mistério, será que ela envelheceu? Será que virou um fantasma?
No final acabei tendo as mesmas perguntas quanto a Alma do jogo F.E.A.R., se ela é um fantasma, porque tem a aparência do Golum do Senhor dos Anéis, se é a menina que envelheceu porque tem a parte ‘’é preciso apagar as luzes para poder ver onde ela está’’ e se é a menina que ficou velha e virou um fantasma, como ela consegue ‘’passar’’ o verme? Ai já vem outras perguntas, se o demônio quer sair do prédio por que raios precisa causar tanto alarde, ainda mais se consegue possuir /controlar outros personagens...
Outras perguntas, porque o padre guardava o sangue em uma geladeira que fica em um lugar que é tão difícil o acesso, que até o cara da forca tática teve problemas para chegar, e nesse lugar ainda tem as crianças zumbi, será que era para proteger? E como raios o padre conseguia chegar lá?
À parte do ‘’quarto secreto’’ eles só conseguem ver a porta apagando a luz, mas quando estão dentro do quarto ligam e vêem uma área construída como assim? Será que o prédio tinha algo místico também? Afinal de contas se é uma ‘’sala mística’’ porque raios têm pia e tudo mais? ‘’Sou do inferno, mas tenho higiene’’???
FIM DOS SPOILERS
O roteiro deixa varias perguntas no ar, a forca tática demonstra um despreparo incrível, sei que eles não são treinados para o que encontram no prédio, mas até onde sei deveriam saber usar táticas mesmo em momentos de tensão, e se for olhar o começo do filme aonde ninguém sabia nada, eles também demonstram despreparo se separando a todo o momento, outra coisa que fica estranho é que se eles estão lá para ajudar os moradores, porque usam armas de fogo com munição real (e não balas de borracha)?
[REC] 2 conta com personagens ‘’coelho de mágico’’, aparecem quando é preciso e desaparecem com a mesma facilidade, caso você preste atenção acaba ficando com duvidas de ‘’saiu de onde?’’ Ou ‘’ta e pra onde ele foi agora?’’, felizmente não são muitos e podem passar despercebidos.
Os efeitos especiais são bacanas, e tem bastante sangue fora o clima que é tenso em quase todo momento.
Outro ponto que não gostei é o uso dos zumbis, que também segue a idéia de ‘’coelho de mágico’’ aparecendo e desaparecendo sem motivo apenas em momentos cruciais para dar sustos, mas sem se preocupar com o porque estavam lá ou o que faziam para só aparecer naquele momento, sem contar que chegam a aparecer em lugares que os personagens já tinham passado antes...
Analisando como uma continuação:Alem dos problemas que falei a cima, temos que levar em consideração que o primeiro filme foi algo inovador apesar de ter copiado algumas idéias, inovador pela forma que foi feito realmente dando a sensação que era um programa de TV, inclusive essa foi uma de minhas criticas a versão americana que ficou com cara de filme, como o [REC] 2 usa câmeras melhores, em momento algum me passou um sentimento de realidade, até os adolescentes tem ótimas câmeras.
MAIS SPOILERS
Ainda nos adolescentes, no primeiro filme o prédio era tão cercado que tinha tiradores de elite para abater quem tentas-e sair pelas janelas, e os próprios moradores não tinham idéia de como sair, ai um bombeiro e um grupo de adolescentes consegue entrar na maior facilidade!?
A idéia do vírus diabólico, eu já previa como podem ver na analise do [REC] o problema são as perguntas que já fiz, e como uma continuação, ainda temos mais perguntas e elementos que não fazem sentido, lembre-se que o prédio ficou interditado por causa de um cachorro que estava contaminado e foi levado ao veterinário, quer dizer então que um demônio possuiu o cachorro? Se é capaz disso, ainda fica mais bizarro o fato do demônio tão poderoso, capaz de imitar vozes e saber de coisas que não foram faladas para ele, causando tanto escândalo ao invés de simplesmente se apoderar de alguém e sair do prédio, ou guiar até o apartamento para ‘’passar’’ o verme.
A forma como essa idéia de vírus foi usada na continuação também entra em conflito com o primeiro filme, afinal na continuação os zumbis tem um tipo de reação consciente, e no primeiro eram quase animais, alem de alguns terem sido mortos, na continuação são metralhados e continuam de pé.
Fim dos SPOILERS
O roteiro conflita em varias partes com o primeiro filme (mais detalhes na parte de spoilers) e acaba re-explicando o motivo dos ‘’zumbis’’ o que acaba deixando mais duvidas e dando uma idéia de que a historia foi piorada, para tentar colocar um elemento novo (sei que não é novo, mas como falei entra em conflito).O clima de desespero que tinha no primeiro e as varias partes que não acontecia nada alem da construção dos personagens com vários diálogos, acabaram a continuação é frenética não temos quase nenhuma informação sobre os personagens, o que faz com que não de para sentir empatia e ligar para o sofrimento deles.
Nota: 6,5 como um filme solto
4,0 como uma continuação
Lembrando que eu gostei do primeiro e apesar da historia ter ligação é bem dizer um filme completamente diferente, na parte de clima, qualidade e o sentimento que me passou, mas não deixa de ser um filme bem feito, apesar dos buracos no roteiro fazendo com que seja divertido porem descartável. Como filme solto você vai ter adrenalina, vai levar alguns sustos, mas duvido que vá guardar na memória por muito tempo, como uma continuação caso você tenha gostado do primeiro filme, provavelmente vai achar bastante fraco e se desapontar.
Para: Se você preferiu Quarentine ou nunca viu nenhum dos dois, vai fundo.
*Quarentine 2, já foi anunciado e também foi anunciado que não vai ter ligação alguma com [REC] 2, também nem tem como já que a idéia da garota possuída foi comida na versão americana e o uso de animais infectados foi maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário