Kick-Ass (Quadrinhos)
Ano: 2008 *Continuação já anunciada
Título original: Kick-Ass
Roteiros: Mark Millar
Desenhistas: John Romita Jr.
Um adolescente perdedor decide virar um ‘’super-herói’’ e acaba tendo sua bunda chutada (ráaaaaa).
Kick-Ass (Kick-Ass: Quebrando tudo) FILME
Diretor: Matthew Vaughn
Ano: 2010
Roteirista: Jane Goldman, Matthew Vaughn
Gênero: Ação, Comedia
Filme inspirado nos quadrinhos de mesmo nome.
Kick-Ass (Quadrinhos)
Mini-serie de apenas oito edições, que demoraram absurdos dois anos para serem concluídas, em parte porque o filme foi anunciado ainda lá pra quinta edição e por ser um projeto secundário do autor.Infelizmente a demora entre as edições se reflete no roteiro, que tem alguns altos e baixos e a ultima edição deu a impressão que correram só para lançar antes do filme. Mas de qualquer forma ainda assim é uma boa historia.
Dave Lizewski é um garoto normal, praticamente invisível de tão mediano, ele gosta de quadrinhos e um belo dia se perguntou ‘’porque ninguém nunca tentou virar um Super-herói’’. Começou como uma brincadeira, vestindo uma roupa de mergulho verde, a brincadeira se tornou seria quando ele tenta enfrentar uns assaltantes de carro e é esfaqueado, logo depois atropelado (o motorista foge sem prestar socorro) e com um ultimo momento de consciência antes de apagar, esconde a roupa de mergulho (afinal um herói precisa manter a identidade secreta) ficando completamente nu no meio da rua.
Meses depois do acidente o jovem ganha uma placa de metal na cabeça, e vários pinos pelo corpo, isso acaba sendo uma vantagem, pois agora ele acabou ganhando um ‘’poder’’ o de agüentar mais tempo apanhando! E em pouco tempo o jovem volta ao combate ao crime, e acaba ganhando o apelido de ‘’Kick-Ass’’...
A mensagem do gibi pode ser considerada de duas formas (ou mais sei lá) Dave é um perdedor, perdedor tão grande que só conseguiu ficar perto da garota que gosta, porque ela acha que ele é um garoto de programa gay, quando apanhou e teve as roupas roubadas, outros personagens envolvidos com o ‘’heroísmo’’ também demonstram serem perdedores, como o red mist que só quer atenção do pai. SPOILERS PESADOS ou a historia do big daddy que inventou uma mentira, para satisfazer o ego e acabou levando a filha junto e o final do gibi, em que Dave acaba se masturbando com a foto da garota que ama e não gostou nada dele ter mentido, pagando um boquete para o capitão do time de futebol da escola. E ai que a mensagem pode ser entendida como ‘’perdedores ainda assim são capazes de fazer a diferença’’ ou ‘’perdedores serão sempre perdedores’’. FIM DOS SPOILERS
Kick-Ass também cria um myspace para ‘’atender os pedidos’’ e encontra outros heróis como Big Daddy, Hit-Girl e o Red Mist, Big Daddy e Hit-Girl são vigilantes que matam os bandidos, e mostra uma seqüência interessante, com o garoto se dando conta que é apenas um garoto brincando, enquanto eles são ‘’de verdade’’, já Red Mist é mais um garoto que se diz inspirado pelos feitos do Kick-Ass.É uma historia bacana, dinâmica e conta com humor e violência, violência pesada e temas igualmente pesados como a Hit-Girl que é uma criança e sai cortando membros dos inimigos com uma katana e achando bastante divertido, não é um quadrinho infantil e como os temas são pesados acredito que também não seja para qualquer um.
O estilo do desenho é bacana, mas nada surpreendente, todas as paginas são coloridas e a linguagem é simples. Conta com referencias de quadrinhos da DC e MARVEL e as referencias contemporâneas são apenas a respeito do MySpace e do YouTube.
Nota: 8
Eu não gostei do final e demorou demais o que me deixa até meio receoso com a continuação, afinal minha memória é curta e eu acabo esquecendo o que já li =D.
Mas é divertido pacas e tem uma linguagem bem diferente do que estamos acostumados a ler.
Para: Quem curte quadrinhos e já se perguntou ‘’Porque ninguém resolveu usar uma fantasia para combater o crime?’’ ou seja todo mundo...
*O autor já disse que começou a escrever a continuação, e o possível nome é ‘’Kick-Ass: Balls to the Wall’’
*A MARVEL tinha lançado um vídeo viral pra promover o gibi ainda em 2009, que mostrava uma filmagem de celular e um garoto com mascara de ski lutando para defender um rapaz que estava apanhando de um grupo, uma cena parecida tem no gibi e no filme.
*Não é um gibi da MARVEL, é um gibi independente que a MARVEL distribuía, em outras palavras, apesar de ter o selinho da editora na capa e referencias no site, ela não manda no roteiro.
Kick-Ass (Kick-Ass: Quebrando tudo) FILME
Antes de tudo, atenção pro belíssimo subtítulo nacional... Tenho quase certeza que era para ser ‘’Kick-Ass: Chutando bundas’’ mas como bunda é uma palavra ofensiva resolveram colocar algo mais ‘’super transado’’ e ‘’maneirão’’... (Mas ainda é melhor que ‘’The Gate: O portão’’!)
Talvez você leitor, tenha me acompanhando ainda no Bordoada Cerebral, e sabe que dês de que o filme foi anunciado, me causou animo, na época ainda não tinha lido as HQs e depois que li só fiquei com mais vontade. A noticia que a Jane Goldman estava por traz do projeto também me animou, ela é bem gostos... digo, talentosa, fez o roteiro do Stardust e ela mesmo é uma ‘’nerd’’ (cool mais ainda uma nerd) e para mais detalhes, procure no google.O filme assim como gibi é independente, a Liongate só comprou os direitos de distribuição depois que as filmagens já estavam em andamento (ou o filme finalizado, não lembro) e felizmente não puderam ficar com frescura para censurar. Tem até o Craig Ferguson, que atualmente faz o Late Late Show, o único programa de entrevistas que me animo em assistir.
Dave Lizewski é interpretado por Aaron Johnson, que apesar de não parecer muito com o desenho, caiu muito bem no papel, até mesmo a voz de menina dele. O Christopher Mintz-Plasse (Mcloving) no papel de Red Mist também ficou bom e a surpresa foi a Chloe Moretz fazendo a Hit-Girl que tem apenas uns doze anos e nem pode assistir o filme, pelo nível de violência e linguagem, sendo que a personagem dela é a maior responsável por palavrões e sangue espalhado na tela.
Infelizmente colocaram o Nicholas Cage como Big Daddy, que tem de parecido com o desenho apenas o branco dos olhos, e reformularam sua historia, até aceito a mudança mesmo o fato dele usar uma armadura que é uma mistura do Batman com o Coruja do Watchmen, só não consigo entender o visual de professor de astronomia que deram pra ele ‘’a paisana’’.
Alias as mudanças na historia, são toleráveis e aceitáveis a única coisa que realmente incomoda é a mensagem que não existe, mas ainda assim o filme conta com uma boa edição e ótimas cenas de ação, sem grandes explosões, mas com bastante sangue voando (em computação gráfica infelizmente).
Eu estava adorando o filme, mesmo tendo lido e gostado dos quadrinhos e inevitavelmente comparando, tinha torcido o nariz algumas vezes com as mudanças na historia, principalmente envolvendo a namoradinha do Kick-Ass e a historia do Big Daddy, por achar que descaracterizou ambos, mas ainda assim estava achando fodão, até que...Um fenômeno que ainda não bolei um nome legal, mas que felizmente é raro, um único elemento que consegue estragar uma obra, algo completamente idiota que só pode ter saído da mente de um babaca que deve ter dito ou pensado depois de soltar a idéia ‘’porra isso vai ser muito foda!’’. E esse elemento no Kick-Ass foi o Jet-Pack (aquelas mochilas foguete)...
Minha reação ao ver a cena foi de me levantar xingando. E utilizaram ainda de uma forma ultra clichê Mini SPOILER com o Kick-Ass ‘’salvando’’ a Hit-Girl FIM DO SPOILER. Sei que lendo pode parecer que estou exagerando, então tentarei ilustrar, imaginem na cena que o Darth Vader fala pro Luke que ele é seu pai, agora imagem o C3PO (o robô ‘’gay’’) usando um sabre de luz caído matando o Darth Vader com um golpe pelas costas e assim acabando o filme, agora entendem minha reação ‘’FFffffuuuuuuuuu!’’
Eu até revi o final com mais calma, e bom à paciência que eu tinha com as mudanças se esgotaram ou realmente o final é uma merda mesmo ignorando o jetpack, acontece que o final é completamente clichê, padrão e bobinho, com direito a gancho obvio ‘’olha agora temos um vilão para o segundo filme não é demais?’’Apesar de boas cenas de ação o filme conta com inúmeros elementos de filmes de herói, e mesmo com os personagens citando os heróis como se fossem referencias, em vários momentos deixa de ser uma homenagem para dar uma sensação de copia, e foi inevitável a comparação com os filmes do Homem-Aranha, principalmente na estrutura da historia.
Nota: 6,5
Como adaptação, a nota seria pífia, Kick-Ass é o Kick-Ass não o homem aranha genérico, Big Daddy é o Big Daddy e não o Batman misturado com Justiceiro, como filme ignorando os quadrinhos é bom, porem o final e o maldito jetpack me deixaram tão puto que tive que cortar dois pontos na nota para fazer justiça.
Para: Jovens genéricos, ver um filme bem divertido ser estragado, xingar muito no twitter pela puta falta de sacanagem =P
*Já foi anunciado uma possível continuação para o filme e provavelmente vai seguir um caminho diferente dos quadrinhos.
*Obviamente a Hit-Girl uma criança que fala palavrão e cortando malacos com espada causou e vem causando polemica.
*Não é um filme para crianças ou adolescentes, nos EUA ganhou Rated R (menores de dezessete só acompanhado pelos pais) o que me faz ter mais ódio ainda da porra do jetpack e do final alegrinho que colocaram.
É isso não estreio aqui ou está para estrear ou nem vai passar no cinema aqui...
ResponderExcluir...tá vou dar uma chance o trailler no cinema parece engraçado...
...cara tu cortou dois pontos para fazer justiça, seu justiceiro!!! Agora bola uma roupa legal e sai na rua batendo em roteiristas....hauahuahaa, ciudado pra não virar um vilão.
Sim o VIGADOR EXCARLATE!!!!
ResponderExcluir