Páginas

sexta-feira, janeiro 03, 2014

Grand Theft Auto V



Ano de lançamento: 2013
Gênero: Ação em terceira pessoa, Mundo Aberto
Plataformas: Xbox 360, PC *Testado no Xbox 360
Estúdio: Rockstar North
Distribuído: Rockstar Games

Nova entrada na franquia de jogos mais polemica de todos os tempos (de acordo com ‘’jornalistas’’).

Leia Mais...

Primeiramente GTA V não é perfeito em nenhum aspecto, inclusive é ruim em vários... Mas irei por partes.


O gráfico, é bom, tem alguns detalhes interessantes do tipo se você correr seu personagem transpira, não é algo graficamente realista, pois a roupa simplesmente aparece molhada, os efeitos de água são bons, mas se você pisar no molhado e for para um lugar seco não deixa pegadas de água (ou sangue), apesar de ter algo incrível que é o do jogo conseguir processar objetos com uma boa distancia (não fica aparecendo carros do nada enquanto você dirige em alta velocidade) as texturas não funcionam bem, e tem bastante ‘’clipping’’ quando um objeto ‘’mescla’’ no outro como se não fosse solido. Outra coisa interessante é o loading que é apenas demorado quando se inicia o jogo, mas isso tem um preço que é a instalação de mais de sete gigas de data obrigatória, levando em conta que o console da Microsoft vende modelos com apenas quatro GB de HD não é das coisas mais legais, e sim eu sei que não é culpa da Rockstar, mas o aviso da instalação não esta em destaque na caixa, imagina você acaba de comprar um console novo, o jogo e chega em casa descobre que não pode jogar, pois precisa de mais espaço no HD...

Eu achei estranho focar em detalhes ‘’inúteis’’ como o chinelo batendo no calcanhar, e ignorar outros que chamam mais a atenção como as pegadas de sangue/água, ou texturas melhores em metais. Porem faz um ótimo trabalho nos detalhes da cidade que conta com placas, pichações e grafites.

A parte sonora faz um ótimo trabalho nas dublagens inclusive nas vozes e conversas dos pedestres, mas tiros e explosões deixam a desejar. E apesar de ter varias rádios tem poucas musicas por radio e a seleção de musicas não tem nada memorável.

Boa parte da mecânica do jogo é reaproveitada de outros jogos da mesma empresa (o que não é ruim, é até uma característica da Rockstar) como bullet time do Max Payne, o sistema de mira do Red Dead Redemption, melhorias consideráveis nas mecânicas do GTA IV, agora é mais fácil de dirigir, mas aviões e helicópteros continuam umas merdas. A grande novidade é que agora você pode intercalar com três personagens livremente (tirando algumas missões) e a volta das customizações. Mas as customizações são travadas por personagem, algo do tipo cada personagem tem um grupo de cortes de cabelo e tatuagens específicos, alem de algumas roupas que também são exclusivas, jogar com três personagens a primeira vista é legal, mas enjoa rapidamente sendo três personagens para aumentar os atributos (sim agora tem ficha com atributos), ganhar dinheiro e se equipar.

Funciona bem para a historia, mas no gameplay você acaba favorecendo algum personagem em especifico pela conveniência.


Eu não gostei dos tiroteios, assim como os do Red Dead Revolver eles não empolgam, não é tiroteio de filme de Hollywood é tiroteio realista, ‘’fica encolhido’’ ou dá dois tiros mata ou morre, pelo estilo do jogo é bem broxante. Alias a dificuldade do jogo esta toda na mecânica, você só vai ter problemas em missões que usam alguma mecânica que não se deu bem, no meu caso helicópteros e corridas a pé/bicicleta que te forçam a ficar apertando o botão rapidamente para acelerar, mas missões chatas pra cacete por causa da mecânica de merda, também é uma característica da serie GTA...

Outra novidade são os ‘’heist’’ agora tem missões de ‘’grandes assaltos’’ escolhendo entre duas estratégias, convida mais gente para fazer o serviço com cada personagem tendo uma função no plano e tem que correr atrás do material para ser usado. É provavelmente a coisa mais legal do jogo apesar do planejamento ser pré-determinado não te dando margem para improvisos ou criar outras táticas. Uma pena que no jogo tem poucos, mas felizmente tem uma função que permite refazer as missões passadas a qualquer momento.

O jogo conta com atividades/mini-games de golfe, tênis, dardos, saltos de paraquedas e diversos tipos de corrida incluindo corridas triátlon. Pessoalmente não gostei de nenhuma dessas atividades, a mecânica do jogo de golfe e de tênis funciona bem, mas eu já jogo Top Spin (de tênis) e odeio golfe, dardo é a mesma bosta do GTA IV com uma mira tremula, os saltos de paraquedas consistem em cair no alvo e as corridas são corridas... As corridas a pé, bicicleta, nado, só servem para lembrar como era ‘’divertido’’ os jogos de olimpíadas no Atari tendo ficar massacrando os botões.

A historia é ok, não chega a ser ruim, os personagens são carismáticos, mas é um monte de ‘’já vi isso antes’’, seja do mano da periferia tentando partir pra liga principal do crime, o criminoso que quer se aposentar e enfrenta crise de meia idade ou o psicopata insano. Tem seus momentos engraçados, tem seus momentos de ação ‘’Michael Bay’’, mas eu não consigo aceitar esse termo ‘’historia boa para um jogo de videogame’’ ou a historia é boa ou não é, ainda mais que a Rockstar faz um bom tempo que tenta criar historias marcantes e profundas, mas fica usando um monte de clichês.


Outra critica fica para os policiais, eles oferecem desafio, mas muitas vezes é injusto, um exemplo pratico, estava eu no alto de uma montanha no meio do nada, um ciclista passou eu dei um tiro nele para pegar a bicicleta e poder sair de lá, eis então que ganhei uma estrela de procurado e magicamente carros de policia começaram a aparecer na trilha de terra para bicicletas, no alto da montanha no meio do nada... Não sei o que a raposa fala, mas sei que ela tem celular e é uma tremenda X9.

Nota: 9

Apesar das reclamações GTA V é um ótimo jogo, a cidade é enorme e muito bonita, viva, tem um monte de coisa acontecendo. Pode ser o melhor jogo ‘’mundo aberto’’ de todos os tempos pelo conjunto de coisas que oferece, mas não é o melhor jogo de todos os tempos. Grande parte do que oferece outros jogos inclusive da mesma empresa já fizeram de forma melhor, os tiroteios do Max Payne 3, por exemplo, são muito superiores. GTA V vale a compra mesmo que sua praia não for ficar dando tiro, mas para ficar passeando pela cidade. O hype é merecido, mas ainda é hype é exagero do povo/mídia.

Para: Imaginar heists de assalto a trens em quem sabe um próximo Red Dead...

*Não irei fazer analise do modo online.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário