Páginas

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Batman: Year One



Diretor: Sam Liu, Lauren Montgomery
Ano: 2011
Roteirista: Frank Miller
Gênero: Animação

Animação do aclamado arco de quadrinhos ‘’Batman: Ano Um’’, que narra o primeiro ano de Gotham com o misterioso Homem Morcego.

Leia Mais...

Se você já conhece os quadrinhos vai ver provavelmente a coisa mais fiel já feita, todos os diálogos são reproduzidos, e a animação é fiel ao ponto de ser possível abrir o gibi, olhar o quadrinho com o vídeo pausado e ver que é a mesma cena.

Se nunca leu esse importante arco da vida do cavaleiro das trevas... Basicamente mostra o primeiro ano de vigilante, Batman cometendo erros, o principio da carreira de Selina Kyle e a chegada de Jim Gordon na cidade, mas ao contrario do que se pode esperar o gibi e por conseqüência essa animação tem como personagem principal, Jim Gordon um policial sendo punido com uma transferência a pior cidade possível por ter acusado e entregue um colega corrupto, provavelmente a idéia do roteiro foi brincar com o fato que nos gibis o comissário Gordon é apenas um mero coadjuvante, mas quem acompanha já viu aqui e ali que ele é foda, mas nunca pode ver o quão foda ele é... (Similar a algumas historias a respeito do Alfred).

O problema disso é que os quadrinhos foram feitos para fãs dos quadrinhos, se você acompanha a carreira do Morcegão por desenhos ou pelos filmes, vai se decepcionar bastante com isso, até porque é mais uma versão de como ele começou (o filme do Nolan pega alguns elementos desse arco), por mostrar um Batman amador e o foco ser no até então Tenente Gordon.

Os traços da animação lembram os quadrinhos e seguem um estilo adulto com um traço mais realista, é talvez a melhor animação que vi da DC, a computação gráfica é boa, mas os carros continuam deixando a desejar. As cenas de luta fluem bem mostrando agilidade.

A trilha sonora é instrumental, combina com a proposta mais madura do desenho, o grande ponto falho tanto para quem leu ou não os quadrinhos é a dublagem que conta com bons atores como a Eliza Dushku dublando a Selina Kyle, Bryan Cranston como Jim Gordon, Katee Sachoff como Sarah Essen, só que apesar desses nomes a dublagem é sem vida, não aparece emoção em nenhum dialogo.

Alguns podem argumentar que seja pelos diálogos praticamente frase a frase dos quadrinhos e que não funcionam na telona, mas pareceu muito mais falta de vontade mesmo, você não nota alteração nas vozes mesmo em momentos que requeriam emoção forte.

A direção eu não sei julgar, já que por um lado a proposta era fazer o arco animado e conseguiram, por outro os ângulos das cenas e tudo mais é mérito dos envolvidos nos quadrinhos já que na animação é igual.

Nota: 8

Eu dei nota nove no imdb, levando em conta apenas a minha empolgação. Analisando um pouco mais a serio, falta vida nessa animação. É um bom roteiro e acredito que só não vá agradar aqueles fãs mais novos que nunca leram nada do Batman com roteiro do Frank Miller.

Para: Ver que o comissário Gordon é bem mais fodão do que parece, ficar muito nervoso vendo criticas no imdb de ‘’fãs die hard’’ que são tão fãs que nunca leram esse arco tão importante na carreira do orelhas pontudas.


Um comentário:

  1. James Gordon: Ano Um

    Realmente o coadjuvante daí foi o Batman,é uma ótima animação mas como nos quadrinhos eu esperava mais coisas do Batman

    ResponderExcluir