Páginas

sábado, novembro 05, 2011

L.A. Noire



Ano de lançamento: 2011
Gênero: Aventura
Plataformas: XBOX 360, PS3 *testado no 360
Estúdio: Team Bondi
Distribuído: Rockstar Games

Um jogo investigativo inspirado no gênero ‘’noir’’, você controla Cole Phelps um policial investigativo nos anos 40.

Leia Mais...

Antes mesmo do jogo ser lançado, rolou uma comoção nos veículos especializados e alguns sites e revistas chegaram a eleger como um possível ‘’jogo do ano’’ sem mesmo terem jogado ou visto o game play... Com isso muitos jogadores também já tinham opinião formada antes de ter tido contato com o jogo e muita gente se decepcionou...

Primeiramente por terem a idéia que seria um ‘’GTA anos 40’’ já que o único nome de destaque era o da Rockstar, mas o estúdio que criou e trabalhou no projeto foi o pequeno Team Bondi. Não que tenha sido culpa da Rockstar ou da imprensa, afinal o objetivo é de vender o jogo e um nome famoso de destaque rende mais pré-vendas do que um desconhecido. Só que o jogo não tem praticamente nada de ‘’GTA” apesar de ser um grande cenário, ter a possibilidade de pegar outros carros, e o game play na parte de ‘’ação’’ ser parecido, com lutas, tiroteios em que você pode se esconder atrás de objetos e perseguições de carro. O grande foco como foi anunciado é o aspecto investigativo e isso consiste em um jogo bem mais lento e limitado, até porque você esta do outro lado da marginalidade, sendo um policial com o objetivo de manter a lei e não causar o caos.

Nos vídeos vemos modelos digitais, extremamente realistas com suas expressões faciais, tanto que é um fator importante para o jogo, para que você identifique quando o suspeito está mentindo. E os rostos são realmente incríveis, contando com vários atores, tem o Greg Grunberg (Parkman do HEROES), Carla Gallo (Bones, Undeclared, Superbad), John Noble (o Walter do FRINGE) entre outros. Porem as expressões corporais, não condiz com o resto, o próprio gráfico para o corpo é ruinzinho, mas o principal defeito é o cabelo de todos personagens principalmente os femininos, que parecem colados direto no modelo, parecendo antigos jogos de Nintendo 64... A cidade é bem feita, tem gráficos bonitos, infelizmente tem vários momentos que demoram em processar a textura (uma área verde, e segundos depois aparecem vegetação, por exemplo).

As dublagens são boas, mas a direção fez um péssimo trabalho e em vários momentos seu personagem parece bravo sem motivo, um exemplo fictício:
O detetive Phelps entrando em uma biblioteca e praticamente gritando e sem motivo – Onde estão os arquivos ‘’tal’’?
Bibliotecário na maior calma - Ali, a primeira direita...
Phelps agora parecendo um monge budista – Obrigado, você foi muito prestativo.

A fama antes do lançamento acabou prejudicando bastante, já que é um jogo lento, que apesar de ter vários momentos com ação frenética demoram a acontecem. Seria como vender o filme ‘’Heat’’ apenas como um filme de ação, apesar de ter um dos tiroteios mais memoráveis do cinema, são duas horas de diálogos. E convenhamos que a indústria tenta cada vez mais criar uma geração, impaciente, com jogos repletos de ‘’ações em tempo real’’ (aqueles vídeos, que você só precisa apertar um botão na hora certa) e tudo de forma frenética.

A jogabilidade como falei, lembra GTA, pessoalmente não tenho problemas com a direção de carros em jogos ‘’mundo aberto’’, sendo o único problema outros motoristas que não respeitam a sirene do carro de patrulha (não saindo da frente), as lutas contam com um botão de esquiva, um de ataque, um para dar agarrões e em alguns momentos um botão para ‘’finalizar’’, apesar da simplicidade funciona muito bem, assim como o esquema de tiros que conta com mira automática.

Na parte investigativa, colher pistas conta com um sistema bastante interessante que usa musica para te ajudar, quando uma musica toca indica um local de crime, ao passar perto de uma pista em potencial uma nota aguda toca, ao examinar a pista você pode girar ou interagir com ela, sendo basicamente uma repaginada nos antigos point-and-click, que funciona melhor. O problema é que acaba te deixando desatento, com algumas pistas um pouco distantes do local principal do crime, por te acostumar a prestar atenção nos sons é provável que acabe deixando de olhar cuidadosamente ao redor.

As entrevistas com os suspeitos funcionam bem melhor do que eu imaginava. Você tem três opções, acreditar, duvidar, ou afirmar uma mentira, duvidar é quando você não tem uma prova de que a pessoa esta mentindo, usar alguma dessas opções de forma errada, deixa o suspeito impaciente e deixar de obter alguma informação útil. Eu fiz um caso de teste, tentando ser o pior possível, mesmo deixando de achar varias pistas e errando todos os diálogos, ainda da para chegar ao final do caso e progredir no jogo, o pior que pode acontecer é levar uma bronca de seu superior, como o jogo te empurra, mesmo sabendo os possíveis resultados da investigação e onde errou, ainda da um pouco de motivação em refazer o caso de forma correta, pois são interessantes e prendem (ráaaaa).

Eu gosto bastante desse tema ‘’detetive’’, meu principal problema foi tentar pegar o espírito do jogo, que eu sinceramente ainda não sei se é mais importante confiar no instinto ou nas pistas (maldito CSI) e o problema de ter casos ‘’errados’’ em que fui obrigado a prender alguém, mas meus instintos e as próprias pistas pareciam não bater... E depois vejo que não era para bater mesmo, que o caso era realmente ‘’errado’’, parte do roteiro para levar a um caso maior.

A trilha sonora é ótima, bastante jazz, musicas da época e composições criadas diretamente para o jogo, alem de programas de radio que realmente foram gravados na época.

O roteiro tanto dos casos quanto da historia principal é bom, mescla o passado militar de Phelps com flashes, brinca com clichês que em varias partes parecem que vão acontecer e não acontecem e é um roteiro bem adulto, não só por ter temas polêmicos com pedofilia, o tratamento dos negros e das mulheres na época, nudismo com ‘’moitas’’ pubianas a mostra, mas por ser levado de uma forma mais madura como uma boa historia noir deve ser... Sujo, mas com classe e de uma forma sem embelezamentos, mais fria e dura, mostrando que o herói tem suas falhas e que nem todos que parecem ser inimigos são realmente os vilões...

Nota: 9

Tem vários problemas, alguns deles bem feios, como as texturas dos cabelos e a demora para carregar imagens, que não deveriam existir hoje em dia. E vários aspectos que podem melhorar, mas vale lembrar que foi feito por um pequeno estúdio australiano e é o primeiro, eu acredito que se fizeram uma nova versão, vão conseguir melhorar em tudo, bastando se manter no mesmo caminho e não ceder à pressão de fazer um jogo mais voltado para ação. E é muito curto (cerca de vinte horas).

Para: quem gosta do tema ‘’detetive’’, film noir, point-and-click.

*Pelo que vi estranhamente muita gente não gostou do final e/ou não entendeu, então...

SPOILERS SOBRE O FINAL E O ROTEIRO COMO UM TODO

Cole Phelps ganhou uma medalha de bravura na segunda guerra mundial, enfrentando japoneses. Porem essa medalha foi devido a um erro, ele se tornou um líder tentando fazer tudo da forma que foi educado no treinamento militar, ignorando o fator humano, acabou por cometer um erro que levou seu batalhão a atacar uma caverna com um hospital cheio de civis, incluindo mulheres e crianças, foi baleado por um membro do próprio batalhão que por sua vez jurou não dizer nenhuma palavra do que aconteceu (não só pelo motim, mas por terem atacado civis).

Phelps acabou ganhando uma medalha de bravura justamente por causa do tiro que levou de um de seus colegas, com o peso dessa mentira ele se tornou um dos melhores investigadores, tentando se redimir. Mas se apaixonou por outra mulher e confiou nas pessoas erradas, acabando por comprometer sua carreira e se afastando de sua esposa e filhos.

No final Phelps se redime, salvando o ‘’inimigo’’, a mulher que ama e desvendando uma conspiração que envolve ‘’peixes grandes’’ como empresários, senadores, o governador e gente na policia, mas decide desistir de lutar pela culpa de ter criado um assassino. (O assassino é o cara do lança-chamas que foi ordenado a atacar a caverna e o Phelps, não tenta sair do buraco).

Mas a cidade é suja e o promotor que seria o grande trunfo para desvendar a conspiração se aliou a ela restando apenas alguns colegas de Phelps e sua amada, sabendo a verdade, mas não podendo fazer nada a respeito (aqueles que discursam no enterro são o promotor, o chefe de policia e o detetive que contou sobre a traição no casamento, por isso quando eles começam a elogiar e tratar Phelps como um herói a Elsa fica puta e sai da igreja chorando).

Enfim é um final bem claro, se não entendeu é por não ter prestado atenção. É ‘’triste’’ sim, mas segue a linha noir, o herói é cheio de falhas, mas que tenta fazer o certo e como o Kelso falou, coragem e covardia estão em cada um de nos...

FIM DOS SPOILERS

Algumas dicas:

Para saber se o suspeito está mentindo é fácil, basta confiar naquelas listas de ‘’como descobrir que a pessoa está mentindo’’ que tem aos montes em blogs e reportagens na TV, exemplo, o mentiroso não olha diretamente para você, ele coça o queixo, engole seco, coça o nariz, mexe a sobrancelha... Os mais ‘’difíceis’’ vão-te olhar sorrindo de forma cínica ou você já deve ter alguma prova em mãos que indica que a historia não bate, em todo caso da para olhar para o suspeito, antes de fazer qualquer pergunta, ficando fácil de notar as mudanças de comportamento, é bem obvio não tem segredo.

Com as pistas confie mais na sua visão e preste atenção no cenário, que tem mais chances de achar do que ficar dependente do som e da vibração do controle.

Alguns inimigos depois de caídos ainda tentam te matar, como não tem nenhuma penalidade por matar os criminosos, eu aconselho atirar pra matar e ir com tudo nas perseguições de carro, bater em postes, outros carros ou atropelar pedestres, te prejudica na avaliação no final do caso, então é melhor acabar logo os inimigos.

Tem um monte de carro parecido, na duvida presta atenção na grade da frente. (para pegar a conquista de ter dirigido todos os carros do jogo).

Comprei o passe da rockstar que me deu direito a todos DLC, os casos extras tem uma duração aceitável, como comprei na época que o passe estava pela metade do preço e foi uma ótima compra, mas acho que não sai mais DLC novo. Como são casos novos e itens acho que não faz sentido fazer analises de cada caso solto, mas tem o mesmo nível do conteúdo no jogo.

Recomendo!

2 comentários:

  1. Nunca vi um jogo com as expressões faciais tão perfeitas como esse!!

    É realmente surreal o jeito q os "musculos" faciais dos personagens se mexem

    ResponderExcluir
  2. ...minhas férias estão chegando e aí termino esse jogo hauhauahua.

    ...mas, acho que o jogo tem muita coisa de lambuja, a musica de suspense que toca pra dizer tem pistas até vai, agora a nota de piano pra dizer que aquilo pode ser uma pista....isso realmente quebra a dificuldade do jogo como se só restasse associar as provas com os fatos e iinterrogar os suspeitos....

    ...sobre a interrogação, realmente o sistema de faces tá legal....mas não existe consequencias por errar, por exemplo todas as associações de provas e de dizer se os suspeitos estao mentindo ou nao....da de resolver o caso da mesma forma....

    ...mas o jogo é muito bom pela iniciativa, torço pra que mais empresas tentei um estilo semelhante...

    ResponderExcluir