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sábado, abril 30, 2011

Dead Rising 2


Ano de lançamento: 2010
Gênero: Ação Aventura
Plataformas: PS3, PC, Xbox 360 *testado no Xbox 360
Estúdio: Blue Castle Games
Distribuído: Capcom

Alguns anos depois do incidente no shoping com o jornalista Frank West, o mundo está se adaptando a realidade com os zumbis, agora na pele de Chuck Greene um ex. campeão de motocross você vai lutar não só pela sua vida como a de sua pequena filha...

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Sinopse de merda eu sei...

O primeiro Dead Rising é foda, é clara a inspiração nos filmes do Romero, não precisou apelar para ‘’super zumbis’’ e praticamente desenha o que qualquer fã de zumbis já se cansou de tentar explicar para as pessoas ‘’A força dos zumbis está na quantidade, foda-se que são lentos uma hora você cansa e eles não...’’, ganhou sucesso na época, mas como foi quase no lançamento dessa geração e a versão do Wii é feia de lascar, acabou meio despercebido para a turma que só conseguiu comprar um novo videogame há pouco tempo.

Muitos fãs antigos também ficaram desconfiados, foi um outro estúdio responsável por esse jogo, não tem o Frank West... Eu sinceramente não vejo o personagem do primeiro jogo como alguém carismático ou interessante e não senti falta alguma nessa continuação, Chuck é tão robótico, tão canastrão, tão ‘’matador de zumbi’’, tão queixo quadrado e tão ‘’aplicador de golpes de luta livre’’ quanto Frank, a historia também segue a mesma linha do primeiro jogo, um roteiro ‘’serio’’ clichê e com momentos pra lá de trash, misturado com algumas piadinhas sem graça e agora com algumas tentativas de drama, a filha do Chuck foi mordida pro um zumbi e precisa tomar diariamente o remédio ‘’Zombirex’’ para não se transformar.

Não consegui sentir empatia alguma, o máximo que senti com a historia foi raiva do TK (um personagem que é bastante chato), rola muita piadinha desnecessária e cenas com frases de impacto, Chuck mata dois cientistas e descobre o terrível plano para então tomar o café que um dos cientistas estava bebendo apenas para depois falar ‘’Thanks for de coffie’’... Os diálogos dos sobreviventes que você salva também são extremamente ridículos, de garota que está nua e se preocupa mais com esse fato (pedindo que você também fique de cueca) do que com os zumbis.

O bruto da historia é clichê, mas é bacana, os chefes apesar de ter um estilo mais nonsense acabaram fincando mais interessantes por serem mais divertidos, um militante porra loca que luta pelos direitos dos zumbis e acha que a solução é todo mundo virar zumbis, um mestre cuca fazendo ensopado de gente, entre outras figuras peculiares.

As dublagens só ocorrem em cutscenes (videozinhos) e uma ou outra frase pelo jogo, o resto é com caixa de texto, o que é frustrante nos dias de hoje, outro ponto bastante chato contrariando os jogos atuais é que não existe save points, toda vez que quiser salvar o jogo precisa ir até um banheiro e salvar (igual o primeiro jogo) como alguns chefes aparecem do nada e outros são camuflados de missões para resgatarem sobreviventes, acaba sendo chato nas primeiras vezes perder horas de jogo porque morreu, fora ter que reservar pelo menos uns dez minutos antes de desligar o videogame para ir até um banheiro e salvar.

Os loadings também são constantes e ocorrem para cada cenário, não é uma cidade inteira como parece, mas uma área que envolve alguns cassinos e shoppings, o mapa ao todo é grande e as áreas separadas também tem um tamanho considerável, da até para entender todos os loadings pela quantidade de coisa em tela e principalmente a quantidade absurda de zumbis, infelizmente às vezes você nota uma lentidão em alguns pontos devido ao grande numero, e apesar de ter uma grande variedade é comum ser atacado por um bando de clones, uma coisa interessante é que alguns modelos variam por áreas, dançarinas de cabaré em um cassino especifico, obesos mórbidos (ráaaa) na praça de alimentação, nos shopings é comum velhos e ‘’gatinhas’’ de mini saia e blusinha...

E essa variedade acaba seguindo também o espírito dos filmes do Romero com suas criticas sociais, e os zumbis seguindo o comportamento condicionado que tinham em vida, a trilha sonora não me agradou muito devido aos artistas, mas até que combina sendo um rock meio industrial e rápido em sua maioria e só ocorre em lutas contra chefes, dando uma empolgada extra.

Os gráficos não tem nada de surpreendente, mas não vi nada de muito errado, um ou outro bug, inclusive um que achei engraçado de um zumbi fazendo uma espécie de moonwalk deslizando para trás =P.

Os controles não funcionam muito bem, quer dizer o básico funciona que é uma maravilha, mas os golpes que você aprende conforme evolui não funcionam direito, a jogabilidade é praticamente a mesma do um, você pode usar praticamente qualquer coisa como arma, cabides, caixas registradoras, bolas de boliche... E agora também é possível mesclar algumas, um taco de baseball com pregos, por exemplo. O leque de armas que já era grande ficou maior e isso de poder mesclar armas aumenta ainda mais, no entanto muitas armas não trazem beneficio, e depois que você pegar as manhas vai andar sempre com as que mais gostou. Também temos veículos que apesar de contar os zumbis mortos não te dão PP (XP com outro nome) e a moto pode ter alguns upgrades, na pratica os veículos não servem pra muita coisa alem de fazer o trajeto mais rápido, como a maioria só tem um ou dois acentos acaba não ajudando muito para o transporte de sobreviventes.

O jogo está cheio de sobreviventes, você não precisa salvar nenhum se não quiser, mas eles dão bastante PP, assim como o primeiro jogo existem uns seis finais diferentes indo do S, A, B ao E (ou ao F não lembro) e após fazer um final é possível recomeçar a historia com seus atributos e nível intacto, só voltando ao inicio os equipamentos que está carregando e algumas chaves (a roupa, combo card continuam com você e não é toda chave que some). Obviamente ficando mais fácil a cada vez que joga, é possível chegar no nível máximo (50) fazendo a historia duas vezes, ou três caso preferir explorar o jogo no começo.

Jogo conta com prazos que se você não estiver ou não fizer na hora determinada à missão falha, se for em alguma missão da historia ela vai alterar o final, a historia mostra que a ajuda vai chegar em setenta e duas horas, e um relógio te lembra disso a todo o momento, no entanto uma hora de jogo não é uma hora real, também não sei quantos minutos equivalem e tenho pra mim que dependendo da situação o relógio anda mais devagar (ou sou bastante ‘’sortudo’’ conseguindo fazer tudo no ultimo segundo).

Existem umas lojas que da de comprar armas especiais e zombirex, não servem pra muita coisa já que as armas da para fazer e jogando sozinho é complicado de levantar grana, conta com modo de mini games on-line e modo cooperativo, não tenho LIVE então nem testei, tem revistas que dão bônus, mas é preciso carregar sempre com você, eu não achei útil, assim como não achei útil boa parte das armas, sendo as mais legais impossíveis de se carregar, tipo moto-serra você só carrega na mão, se mudar de item ele vai largar a arma, ou seja, não da para guardar mais de uma, as armas tem vida útil curta e quebram logo, tem liquidificadores que servem para misturar bebidas que viram itens de boost dando um ‘’poderzinho’’ podendo te deixar mais rápido por um tempo, mais forte, levando menos dano... Achei pouco útil também.

Infelizmente não tem um modo sem tempo limite, mesmo fazendo todos os finais, o que é uma pena já que é tao legal ficar passeando por ai matando zumbi e tem tantas formas que da para passar horas, algumas vezes eu me loto com rifles de precisão e vou para o telhado de um cassino ficar abatendo os zumbis no chão, ou brinco de limpar o cenário, a propósito, contrarie o instinto de limpar o cenário, não adianta quando você sair e ver a tela de loading é certo que toda aquela infinidade de zumbis que matou vão estar lá de volta.

Ainda da para customizar, a parte chata é que no armário da ‘’base’’ não ficam todos os itens, então para deixar com um visual legal é preciso ficar passeando por varias lojas.

Têm vários mini-games, a maioria nos cassinos que servem para tentar a sorte e ver se descola uma grana extra e alguns mais ridículos como ‘’touro mecânico’’, todos os mini-games te dão PP da primeira vez que usar, então soque os bonecos na academia, bata com uma marreta naqueles trecos de circo para medir a força, corra nas bicicletas, assista filmes no cinema, veja os shows eróticos que tudo te ajuda a subir de nível mais rápido.

Nota: 7

A historia já me encheu o saco, mas é certo que vou continuar jogando ele por muito tempo só para brincar, levaria um oito com um simples modo sem tempo limite, apesar de ser algo simples faz uma falta tremenda.

Para: Quem gosta de filmes de zumbi.

*Minhas dicas
A primeira vez que for jogar nem se preocupa com a historia, tenta arrumar um mapa na Internet com os lugares que tem zombirex e armas, sai passeando para decorar os caminhos, vai matando zumbi e salvando gente (ignorando os chefes também) para subir logo o nível, a esquiva só vai aparecer no nível vinte e vai por mim que ela faz uma diferença e tanto contra os chefes.

Sempre ande com comida, as comidas com símbolo verde são saudáveis e recuperam mais energia do que as com símbolo cinza.

Mescle luva de boxe com ‘’bowie knife’’ para fazer uma luva com ‘’garras’’ é a melhor arma que achei no jogo por fazer um bom dano, ter uma velocidade legal e dar para carregar mais de uma, é perfeita para matar os chefes, mesmo sem o Combo Card, alias tem cartazes que te dão Combo Card, fique sempre esperto olhando o cenário que alem disso tem vários itens úteis espalhadas.

Os chefes seguem padrões, depois que você entender é só esperar o momento certo, tipo o militar da metralhadora fica sem munição, então o lance é correr e se esconder deixando ele atirar quando ele for recarregar chega perto da uma seqüência de golpes e corre, a maioria dos chefes da pra matar com uma seqüência simples, dropkick (voadora com os dois pés) que tonteia ele, uma seqüência de golpes e repete, a seqüência varia de arma pra arma, se for arma lenta um ou dois golpes, se for uma bem rápida uns seis acertos, com a luva de boxe com facas é seqüência de quatro golpes.

Armas de fogo não dão PP, no começo parem úteis já que vão ser mais fortes do que seus golpes, mas ai você não evolui, depois que teu ataque está no máximo você só vai usar armas de fogo para brincar já que faz bem mais dano com armas brancas.

A inteligência artificial dos sobreviventes é ruim, se der arma de fogo para eles, não fiquem na frente de zumbis, pois eles vão atirar e te acertar.

Correr é mais útil do que ficar tentando matar todo mundo, boa parte dos sobreviventes lentos da para serem carregados, no jogo de poker da ‘’base’’ ele não te da dinheiro, mas da PP por cada um que ficar sem grana e sem roupa, mesmo que você ficar sem roupa da para jogar de novo sem problemas, no jogo de poker do cassino com sobreviventes que não aparecem como missão, ai da para descolar uma grana preta, mas é caro para entrar no jogo, ou seja, não tem macete se confia nas tuas habilidades de poker da pra juntar uma grana e salvar eles, se não nem tenta que faz falta depois caso não tenha zombirex,



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