Páginas

segunda-feira, julho 19, 2010

RPG #6

Dando continuidade aos diferentes sistemas e cenários. Como não são tão populares irei direto a minha opinião sobre os mesmos.

Leia Mais...

Existem os livros comerciais do sistema Daemon, todos nacionais que são:

Arkanun e Trevas:
A primeira edição do Arkanun não tive muito contato, mas parte de uma idéia interessante, ele é ambientada na idade media e foca no terror sobrenatural, com anjos e demônios vivendo na terra, sai do básico temos anjos fdp e demônios honrados, já o Trevas é a mesma idéia, mas com a época atual de cenário, o primeiro Trevas foi lançado em forma de revista custando míseros cinco reais, e foi talvez o RPG com melhor custo beneficio já feito. Infelizmente quase na mesma época que o D&D começou a lançar trocentas versões seguidas, a Daemon fez o mesmo, e já estão ambos na edição 3.5

Eu só tive contato com as primeiras edições e as terceiras edições, nem me preocupei em ver o que tem de diferente nas novas, o Arkanun é completo, traz o sistema Daemon, regras para magia, algumas cidades para serem usadas como base para historias e fichas de criaturas. Já o Trevas deixa muito a desejar perdendo boa parte do livro com kits de personagem (que eu odeio) deixando de fora inclusive às fichas básicas de monstros, você tem informações sobre anjos e demônios, mas não tem nenhuma fichinha para colocar eles de inimigos...

Arkanun pode ser uma boa para novatos, é um livro barato e pelo menos a terceira edição é completa. Já trevas, não achei que valeu a pena.

Outros títulos da editora também sofrem do mesmo problema, a idéia seria parecida com a do WoD, cada livro contendo as regras principais e focando em um ponto em especifico e juntando todos os livros você tem um universo completo. Na pratica não funciona assim, livros como Supers RPG e Anime RPG não trazem informações suficientes para um cenário, sendo bem genéricos e mais da metade do livro é só sobre regras, um mestre novato não vai poder sair jogando e um experiente talvez não encontre muita utilidade.

Alguns títulos como Invasão e Clube de Caça são bem satisfatórios conseguem trazer as informações do cenário assim como regras especificas para os títulos com um preço bastante agradável, porem o Clube de Caça mesmo não tem ficha das criaturas, só foca nos caçadores de monstros, ou você improvisa ou é obrigado a comprar outro titulo.

O único livro que eu realmente gostei e recomendo é o Cães de Guerra, que é completo com regras, cenário, informações, ambientado na segunda guerra mundial e também pode ser usado em conjunto com os outros títulos.

Na pratica, os suplementos/livros da Daemon deixam a desejar pela falta de informações, enquanto os títulos da WoD trazem jogos realmente completos que podem ser usados em conjunto, os títulos da Daemon acabam de uma certa forma obrigando a compra de todos, e eles não trazem informações que se propõem, com GURPS é possível adaptar as informações a qualquer sistema, já no Daemon é um monte de regras para complementar o sistema, e não informações para se criar um cenário.

Recomendo dar uma lida nos livros antes de comprar, para não comprar gato por lebre, por mais barato que sejam os livros.

Mutantes e Malfeitores

Usa uma variante do sistema d20 (que não precisa usar vários dados diferentes apenas o d20), e é todo dedicado ao universo dos super-heróis, é barato comparado com outros sistemas e apesar do foco ser o mundo dos quadrinhos, com um pouco de paciência dá para modificar para diferentes cenários, o Ferrark me falou de um suplemento que foca em espiões e organizações secretas... Eu só tenho o modulo básico então vou me concentrar a ele, ainda não tive a oportunidade de jogar e estou me adaptando ao sistema.

Mas já pude constar que ele é perfeito para o que se propõe, é amplo o suficiente para englobar qualquer personagem de quadrinhos, seja sem poderes como o Batman aos mutantes da Marvel, existem explicações e regras que mostram porque o herói não mata o vilão e porque o vilão foge, regras para construção de bases, idéias para origens dos superpoderes, e um cenário resumido para os heróis.

Mesmo nas partes de regras você já se sente no universo dos quadrinhos, diferente de outros títulos com a mesma proposta.

Pelo que li até agora e testei o sistema é inacreditavelmente bom não sei se realmente funciona bem em outros títulos, e o tema é bem especifico, se o gênero te agrada, vai fundo. Assim que eu tiver oportunidade pretendo montar uma coleção com os suplementos do MM, a interpretação é presente, mas o sistema é focado em personagens de quadrinhos, ter uma carga dramática grande fica a cargo do jogador.

Shadowrun:

Nunca foi popular, os livros já estão fora de circulação, eu duvido que as edições americanas mais novas vão ter traduções em português, mas foda-se eu acho foda pra carai e por isso vou falar um pouco dele também!

O cenário seria uma mistura de D&D com Matrix e Blade Runner, existem raças como orcs, trols, anões e elfos, existe magia, existem implantes cibernéticos que fazem com que você vire um borrão de tão rápido, assim como batalhas de hackers no ciberespaço, parece um samba do crioulo doido, mas tudo funciona com maestria. (Para entender melhor só lendo a historia do cenário).

O sistema apesar de deixar a interpretação meio de lado foca nos combates, com regras para chumbo de cartucho de escopeta, efeitos de explosivos em áreas com barreiras (o ar se propaga, atinge uma barreira e volta, aumentando o dano da explosão).

À parte cyberpunk do jogo também é ótima, com mega corporações malignas, governos corruptos e mercenários que encaram qualquer tipo de serviço.

Se você gosta de ação e acha foda enfrentar um dragão usando uma espada montante, é porque não faz idéia do que é enfrentar um dragão usando membros biônicos e dando tiros com uma metralhadora =D. E como falei a parte cyberpunk é ótima, da para focar aventuras apenas na intriga e no jogo de poder.

Se alguma dessas coisas que falei sobre Shadowrun te agradar, e você achar o livro, vai fundo que acho improvável que se arrependa. Se torceu o nariz pela mistura, pare de ser fresco =P.

Tem vários outros livros no mercado, mas como podem ver. Tem sistema e cenário para todos os gostos. Eu prefiro terror e comedia, mas já me diverti muito com outros gêneros, o lance é não ficar preso a uma só coisa.




*Aqueles que quiserem jogar via PBF, estou organizando um jogo, gostaria que os interessados se cadastrem no fórum e leiam o à área ‘’Cruor’s ‘’, o convite esta aberto a qualquer um, tendo experiência ou não, no entanto só vai durar até dia 25 de junho de 2010, que no dia 26 já quero começar o jogo ou no maximo em agosto. O local do PBF vai ser no fórum do Ferrark, onde ele pretende narrar um jogo de Mutantes e Malfeitores e também abriu espaço para outros mestres, então mesmo que leia isso depois da data, de uma conferida que talvez esteja rolando outros jogos, mas o meu só tem até essa data!

Segue o link:
http://ocmm.forumeiros.com/forum.htm

Um comentário:

  1. Rá, eu joguei a primeira versão do arkanun, que parecia mais um fanzine...era muito boa, até hj eu não consigo associar o arkanun ao sistema Daemon...parece coisa de outro mundo, é realmente um rpg muito bom...mas a pessoas não pode ser bitolada, tem que saber que nem tudo é preto ou branco, pois no arkanun acho que os tons de cinzas predominam.

    Só pra constar o pai de um amigo meu rasgou em pedaços o arkanun dele pq dizia que era coisa do Demo, e que ele tava tirando o filho do caminho com aquele livro....não vou ficar falando sobre...mas as vezes jogar rpg tem seus empecilhos.

    O Mutantes e Malfeitores é atualmente o sistema que me fez voltar a ler livros de rpg...eu simples achei o melhor sistema para jogar cenários em que a realidade não importa tanto, mais voltado para a ação e livre pra simular qualquer característica....na minha opinião isso foi o que o pessoal do Brasil tentou fazer com o Defensores de Toquio 3ª, mas ficou limitado por faltar caracteristicas...o M&M se deu muito melhor nisso.

    O Shadowrun, tenho que dizer, é difícil achar quem goste do cenário...eu sempre tive interesse e o pessoal ta elogiando muito a nova edição....mas nunca tive contato com o sistema...

    ResponderExcluir