Páginas

sábado, abril 03, 2010

Kyle XY


Ano: 2006 a 2009
Criadores: Eric Bress e J.Mackye Gruber
Gênero: Drama, Mistério, Ficção, Comedia, Família

Seriado que conta a historia de um rapaz que acorda nu, coberto por um liquido no meio de uma floresta sem nenhuma memória e sem umbigo. (não, não é de putaria)

Leia Mais...

Kyle XY é um seriado que não chama a atenção à primeira vista, não é tão popular e muito menos tem apelações. Não vemos doenças nojentas, todo mundo transando com todo mundo e nem joguinhos de traição. A serie basicamente foca em dois temas, o drama e o mistério.

Kyle (Matt Dallas) depois que acorda na floresta não tem memória alguma, diferente de alguém com amnésia ele não se lembra como falar, o que é tudo aquilo ao seu redor (ele olha uma cobra e não entende, apesar de ter instinto para sacar que ela é perigosa) ele logo é levado para um centro de detenção de menores por andar nu e não ter nenhum documento, e é cuidado por Nicole Trager (Marguerite MacIntyre) uma psicóloga que sente uma empatia pelo garoto e acaba levando para que sua própria família seja o lar provisório de Kyle.

A família é composta por Nicole, pessoa madura, que muitas vezes acaba colocando o trabalho de ajudar os outros a cima da própria família, mas tem um bom coração e tenta fazer o possível para ser uma boa mãe. Setephen (Bruce Thomas) marido de Nicole que, apesar de ser maduro e responsável acaba não sendo tão serio quanto Nicole.
Josh (Jean-Luc Bilodeau) o filho mais novo do casal adolescente brincalhão, achando que sabe tudo sobre a vida, mas no fundo cheio de duvidas e Lori (April Matson) a filha mais velha também adolescente que apesar de bom coração age de maneira egoísta.
Temos também outros personagens importantes e de destaque durante suas três temporadas, o seriado foca no mistério da origem de Kyle e da convivência com a família, a direção e o roteiro são muito bons, mesclando os dois temas sem dar destaque apenas para um, mas quando o tema é focado ele é levado de forma convincente.

À parte da família não chega a ser melosa ou cansativa, como o seriado não é apelativo temos temas comuns, como relação entre pais e filhos, virgindade, primeiro amor, e não cai naquela coisa melosa, ou ‘’mexicana’’ do tema, sendo bem realista.

O mistério também tem uma boa fluência, basicamente cada temporada é dividida em duas, tendo o começo com pistas e o final com revelações, então não se preocupe em não entender nada, pois é um seriado que tem respostas para seus diversos mistérios, isso é algo que me fez gostar da serie, sem precisar enrolar com a mesma situação, a forma como é conduzida é bem dinâmica e a parte ‘’família’’ funciona como pausas estratégicas nos mistérios, e ajuda a construir melhor os personagens, assim alem de querer saber a resposta me fez torcer por eles também (beeeem diferente de lost, que acho a ilha legal, mas os personagens podem morrer tudo =P). Basicamente quando o drama esta rolando as perguntas vão aparecendo, e quando vamos obtendo respostas os dramas vão se acertando, seria algo do tipo enquanto Lori tenta se entender com seu namorado vemos um fato novo na historia de Kyle, e quando Kyle descobre as respostas temos também a resolução do relacionamento do casal.

Kyle XY conta também com ‘’mistérios científicos’’ mas conta com explicações plausíveis e teses realmente reais (na realidade só funciona em teoria) infelizmente tem algumas coisas meio forçadas não em relação a essa parte cientifica, mas com os personagens, tolerável para um seriado, mas ainda assim meio forçado. Como Kyle ‘’andando’’ por sua memória super desenvolvida ou usando as moléculas de água para gerar energia e assim mover um copo. O seriado também conta com uma organização secreta, que é bem interessante já que em teoria a organização só tem boas intenções mas alguns de seus membros agem de má fé ou com aquele pensamento de ‘’os fins justificam os meios’’.

As atuações são ótimas, perfeitamente aceitáveis, Kyle apesar do personagem estar ‘’em branco’’ falando pouco no começo, ele passa muito bem o olhar de curiosidade que o personagem exige, destaque também para Josh que começou como um garoto brincalhão e teve cenas bem pesadas, e Jessi XX (Jaimie Alexander) que se tornou minha musa =P Não só pela beleza, mas pela boa atuação também.

Nota: 9,1

Boas atuações, roteiro consistente, intrigante, respeito com o publico sem longas pausas, sem mistérios bobos e nem apelações, personagens ‘’vivos’’ e cativantes. Fora à parte cientifica que é bem interessante para quem curte o gênero ficção (ou é mestre de rpg e gostaria de algumas idéias). O único defeito (ou não) foi o seriado ter sido cancelado e o ultimo episodio ser no estilo ‘’final de temporada’’ com uma revelação bombástica concluindo uma etapa, mas sem concluir a historia completa. E depois do ultimo ep rolou entrevista com a roteirista que contou o que planejava para as próximas temporadas e pro final da serie, então é praticamente impossível uma volta.
Dêem uma chance vejam os primeiros episódios.

Para: ver um seriado leve, mas não fútil ou sem brilho, fãs de ficção cientifica, ver com a família (aqui em casa pelo menos todo mundo gostou e olha que é difícil).

Spoilers sobre as temporadas (dividido por temporadas) tentarei não dar grandes spoilers, mas pode ser que escapa, leia por conta e risco (é mais para tentar te intrigar a ir ver o seriado ^^).

Primeira temporada:
A primeira temporada tem apenas 10 episódios e foca na adaptação de Kyle, seu primeiro dia de aula, como a família Trager reage a sua presença e como pano de fundo o mistério de sua origem. É uma temporada leve, mais para construir os personagens do que para dar respostas aos mistérios.

Segunda temporada:
Com 23 episódios, logo no primeiro episodio já começam a surgir algumas respostas da origem de Kyle e de seus dons, temos também a aparição de Jessi XX personagem de grande importância à primeira metade temos bastante respostas e a luta de Kyle contra uma empresa chamada Zzyzx. Balanceando mais para resolução dos mistérios do que para o drama.
A segunda metade se inverte um pouco e temos mais espaço para o drama, e as situações envolvendo os personagens, mas temos também a luta de Kyle contra uma nova empresa e mais respostas para um mistério que fica cada vez maior.

Terceira temporada:
Apenas 10 episodios, mas também podemos dividi-la em duas partes, a primeira é mais drama, com um pouco de mistério e a segunda é de revelações. Eu particularmente achei o primeiro episodio uma bosta, pois carregaram nos efeitos especiais e pareceu ''Heroes'' =P Mas depois foi ficando bacana






Texto originalmente publicado:03/06/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário