Ano: 2004 a 2006
Criadores: David Milch
Gênero: Western (velho oeste), Drama, Historia
Seriado ambientando em 1876 que conta a historia da cidade de Deadwood.
Deadwood realmente existe fica na Dakota (ou Dacota?) do Sul, e seus personagens foram inspirados em figuras reais e históricas, porem não deve ser usado como uma aula de historia, pois a historia foi modificada assim como os personagens para dar mais vida ao seriado.Não chega a ser tão enfeitado, em Deadwood pessoas tem dentes podres, bebem demais, esgotos são a céu aberto e por ai vai... Porem tem alguns clichês de Westerns, duelos com armas sempre que alguém for atingido primeiro esse vai morrer de forma instantânea, não importando aonde o tiro pegar. E os palavrões foram alterados para palavrões modernos para que as palavras tenham o mesmo efeito que tinham na época, e um pequeno fato curioso é o uso da palavra ‘’Fuck’’ que foi dita 43 vezes na primeira hora de show e ao que parece foram 2980 ‘’fucks’’ em todo o seriado.
Seriado esse que tem apenas três temporadas com doze episódios de sessenta minutos em cada.A direção e o andamento lembram ‘’The Sopranos’’ tendo como base longos diálogos, mas também, violência (muitas vezes inesperada), erotismo e ate mesmo humor. As atuações são boas e convincentes, assim como a trilha sonora, que apesar de só estar presente no final dos episódios, sempre tem haver com o mesmo.
O roteiro não tem um tema especifico, alem da vida em Deadwood, e o seriado conta com um numero grande de personagens, infelizmente acaba tendo personagens principais, e secundários que acabam sendo ‘’secundários’’ no sentido literal da palavra. Ficando até estereotipado, com o Sol Star que é amigo do xerife Seth Bullock e acaba sendo um sidekick (aqueles ajudantes de super-herói) e muitos desses personagens secundários acabam sendo bastante divertidos, ou chamam a atenção como o doutor Cochran, ou ate mesmo as prostitutas, mas acaba não sendo explorado como poderia e merecia.É também possível sentir que o passado dos personagens principais poderiam ser trabalhado de uma forma melhor, como a historia de Al Swearenger, que alias é um personagem ótimo, e pelas palavras de um personagem ‘’quando não esta mentindo Al é o homem mais honrado que eu conheço’’ sendo mais um vilão que tem honra do que um daqueles personagens que fica em cima do muro.
Por ser ‘’histórico’’ também acaba prejudicando, impedindo que o roteiro saia demais da linha historica e por isso o plot das temporadas acaba ficando sem rumo, ou quando tem um rumo acaba deixando a desejar.Enfim não há muito do que se falar sem criar um texto exageradamente longo, para explicar o seriado, por isso opto por deixar dessa forma vaga e esperar que seja suficiente para gerar interesse caso o cenário lhe agrade.
Nota: 8,9.
Apesar de ter me decepcionado com o final, e achar que a falta de um rumo acabou prejudicando um pouco, é um seriado com qualidade exemplar incluindo a caracterização dor personagens, mostrando um velho oeste cru, violento e sujo.
Para: Fãs da Família Soprano, quem gosta de westerns, para concordar de vez em quando com críticos e mídia especializada (que pagaram pau, pra esse seriado considerado ‘’magnífico’’).
*Esse seriado passou por varias tentativas de voltar, ou de ter filmes para concluir porem todas as tentativas não deram certo e já é oficializado que deadwood esta ‘’morto’’.
Texto originalmente publicado:03/07/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário